Categorias
Peixes e Frutos do Mar Risotos

Risoto de bacalhau

o arroz arbóreo tava com um preço camarada, o bacalhau está sendo vendido em todos os supermercados por preços bacanas e eu queria uma receita bacana para inaugurar minha panela nova. uma coisa casou com a outra e aí está o meu 1º risoto de verdade! e desse jeito surgiu uma receita que estou pensando seriamente em reproduzir para o meu natal!

diz que caçarola linda??? esta foi presente do pessoal da Tramontina Design Collection e faz parte da linha aroma e super combinou com a minha receita super “phyna”, rs…

antes de começar a dar a receita, um comentário sobre o risoto. sinceramente? eu não acho que risoto seja um prato que um iniciante na cozinha deva se aventurar, a coisa do ponto dele é algo que, principalmente, só fica mais fácil se você já comeu risoto e tem uma certa familiaridade com as panelas… mas se você, iniciante das panelas, está disposto a tentar, vambora!!!!

comecei cozinhando 450g de bacalhau(já dessalgado) em 2 xíc. e meia de água. bacalhau cozido reserve a água e desfia o mesmo. aí é hora de começar a fazer o risoto propriamente dito. doure 2 cebolas pequenas picadas em cubos em 2 colheres de sopa de manteiga. quando a cebola estiver transparente, você vai adicionar 2 xíc. de arroz arbóreo. em fogo baixo deixa fritar um pouquinho.acione então 2 xíc. de vinho branco, em fogo baixo e misturando sempre, deixe o vinho quase secar… aí é hora de colocar a água que você reservou do bacalhau. mexendo sempre para não grudar no fundo, você vai cozinhando até o arroz estar macio, adicionando mais água, se for necessário. o ponto do risoto é ficar bem cremoso sem ficar aguado.

por cima, umas alcaparras e na hora de servir um fio generoso de azeite e um tanto de pimenta moída na hora, fizeram o glamour.

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

22 respostas em “Risoto de bacalhau”

Oi!!!! Eu sigo sempre as tuas receitas, e como eu sou especialista em risotos queria dividir com vc, a proxima vez que vc fizer, faz ao contrario, faz a cebola no azeite e no fim UMA bela colher de manteiga. Vai ficar ainda melhor…

Também fiz um risoto de bacalhau no fim de semana. O meu é um pouquinho diferente.

Já compro o bacalhau desfiado e dessalgo de um dia para outro. Faço um refogado com cebola, azeite, tomate picadinho, azeitona preta e o bacalhau. Reservo o refogado.
Daí começo a fazer o risoto mesmo. Faço como vc fez, mas uso caldo de legumes para cozinhar o arroz. Quando estiver quase no ponto, jogo aquele refogado de bacalhau e deixo finalizar o cozimento. Importante: eu aqueço o refogado antes de misturá-lo ao arroz, pra evitar um choque térmico e parar o cozimento do risoto. Adorei a idéia de usar a água do bacalhau no cozimento. Vou testar assim também. Amo o blog, vou passar a comentar mais e dividir minhas aventuras na cozinha com vcs.
bjos

Eu adoro as suas receitas.Sabe aquela torta de chocolate meio amargo com biscoitos e creme de leite?Eu coloco nozes e castanhas para incrementar.Ontem na ceia todos pediram a receita e eu disse que era do seu Blog.Fez o maior sucesso.
E essa panela, que linda, não?
Feliz 2012 para você e família e um beijo especial no Rafa.

Ótima receita! Adorei! Mas meu problema para aprender a cozinhar sempre foi tempo, por isso resolvi buscar um curso online. Me indicaram este curso online fiz e adorei. O curso tem um preço ótimo e as aulas são super fáceis de acompanhar. Indico para quem está buscando um curso assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.