docinho de banana da minha infância

Curso + Saudável em 4 semanas

quando paro para analisar as receitas do blog, percebo o quanto a comida da minha mãe influencia o meu jeito de cozinhar. as lembranças do que comi durante toda a minha infância são as minhas referências para o que cozinho hoje em dia…

esse docinho tem gosto de infância… gosto de férias… lembro que ele sempre ficava em cima da geladeira da casa de uma tia e sempre que podia, escalava com um banquinho para roubar só mais unzinho… eu gostava tanto que ganhei um pote cheinho de aniversário de 15 anos…fiquei anos e mais anos sem comer essa delícia e então dia desses me permiti ir para a cozinha com a minha mãe e me deliciar.

na verdade, ir para cozinha com a minha mãe é bom demais… ficamos horas e mais horas nos jogando nos temperos, conversando, provando, experimentando… ela com certeza é a melhor companheira de cozinha ever! eu tenho as ideias e ela além de incrementar, ainda dá a maior força pra gente experimentar as receitas mais ousadas possíveis.

então vamos deixar a dieta de lado e perceber como alguns gostos nos remetem à coisas tão boas! comece cortando 1 dúzia de banana d´água em rodelas e leve ao fogo em uma panela grande junto com 1 k de açúcar. em fogo baixo e sempre mexendo, deixe formar um creme grosso, onde a banana estará completamente dissolvida. quando começar a criar uma crosta açucarada nas paredes da panela, transfira pequenas porções para um prato e com a ajuda de uma colher vá mexendo em movimentos circulares. o creme ficará mais grossinho e um pouco mais claro. com a ajuda de duas colheres vá modelando seus docinhos e dispondo-os em cima de papel manteiga para esfriar. ele ficará bem durinho mais com uma textura mais cremosa e será quase impossível comer um só…

e sim leva bastante açúcar, mas também rende bem… sim dá um tantinho de trabalho, mas vale tanto, mas tanto a pena… mããããeee vamos fazer de novo?


Loja naminhapanela

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

26 comments on “docinho de banana da minha infância”

Sou pior que formiga por doce. E de banana então? Vou testar sua receita, só tenho uma dúvida… Essa banana d’água tem outro nome? Não lembro de visto aqui em Recife… Minha vó materna fazia um docinho de banana rapidinho numa frigideira. Amassava a banana com garfo colocava açucar de ia pro fogo. Já tentei mais não fica com o mesmo sabor de quando era pequena e comia até dar dor de barriga rsrs

Que bonitinhos, parecem bolinhos de doce de leite…

Acho imprescindível uma mãe saber cozinhar. Tem coisa mais gostosa do que todas essas lembranças? São memórias para uma vida inteira!

Publiquei hoje os alfajores que copiei daqui. Vou repetir a receita, com algumas modificações, mas seguindo a linha daquela. Muito obrigada por compartilhar.

Beijos

Bom dizer q seu blog é lindo, as comidinhas são incríveis e as fotos são maravilhosas é chover no molhado né?
Agora, o que são esses seus potinhos, travessas, forminhas e etc????? Pirei!!! Lindos, cada um mais lindo que o outro…bjs aqui do RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *