docinho de banana da minha infância

quando paro para analisar as receitas do blog, percebo o quanto a comida da minha mãe influencia o meu jeito de cozinhar. as lembranças do que comi durante toda a minha infância são as minhas referências para o que cozinho hoje em dia…

esse docinho tem gosto de infância… gosto de férias… lembro que ele sempre ficava em cima da geladeira da casa de uma tia e sempre que podia, escalava com um banquinho para roubar só mais unzinho… eu gostava tanto que ganhei um pote cheinho de aniversário de 15 anos…fiquei anos e mais anos sem comer essa delícia e então dia desses me permiti ir para a cozinha com a minha mãe e me deliciar.

na verdade, ir para cozinha com a minha mãe é bom demais… ficamos horas e mais horas nos jogando nos temperos, conversando, provando, experimentando… ela com certeza é a melhor companheira de cozinha ever! eu tenho as ideias e ela além de incrementar, ainda dá a maior força pra gente experimentar as receitas mais ousadas possíveis.

então vamos deixar a dieta de lado e perceber como alguns gostos nos remetem à coisas tão boas! comece cortando 1 dúzia de banana d´água em rodelas e leve ao fogo em uma panela grande junto com 1 k de açúcar. em fogo baixo e sempre mexendo, deixe formar um creme grosso, onde a banana estará completamente dissolvida. quando começar a criar uma crosta açucarada nas paredes da panela, transfira pequenas porções para um prato e com a ajuda de uma colher vá mexendo em movimentos circulares. o creme ficará mais grossinho e um pouco mais claro. com a ajuda de duas colheres vá modelando seus docinhos e dispondo-os em cima de papel manteiga para esfriar. ele ficará bem durinho mais com uma textura mais cremosa e será quase impossível comer um só…

e sim leva bastante açúcar, mas também rende bem… sim dá um tantinho de trabalho, mas vale tanto, mas tanto a pena… mããããeee vamos fazer de novo?


26 comments on “docinho de banana da minha infância”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *