pão mais que perfeito de cebola

qualquer dieta minha acaba no momento que encontro pela frente um pão quentinho e deliciosamente cheiroso… consigo resistir a chocolate, a bolo quente e quem sabe até ao pudim, mas com o pão não tem nenhum perigo de acontecer… e como proceder quando o seu marido decide fazer o melhor pão do mundo?

o rafael se tornou um estudioso quando o assunto é pão. as técnicas, segredos, hora certa de colocar cada ingrediente, estão entre as lições que ele me dá toda vez que está na cozinha preparando uma nova receita… e de vez em quando uma nova dica é encontrada e eu tenho que servir de cobaia, q sacrifício não é não?

o que falar dessa receita quando o título já fala por si só??? bem, posso dizer que o aroma delicioso já começa enquanto a massa está sendo preparada, que a textura é incrível, o sabor mais ainda e que ele não precisa ficar horas crescendo para ficar bom…

mas bora pra receita, né? comece cortando 1 cebola grande em 4 e depois fatie a mesma em lascas mais finas (não precisa ser muito). leve-as ao forno em temperatura média com um fio generoso de azeite para que possam assar levemente, só para tirar o croc croc… enquanto isso misture2 xíc. e 3/4 de farinha , com 2 pacotes de fermento para pães (20g ou 2 colher de sopa) e 2 colheres de açúcar… esquente um pouquinho 1 xíc. de leite (só para ficar morno, se ferver vc vai matar o fermento hein)  e misture o mesmo aos ingredientes secos e deixe essa mistura crescer uns minutinhos (é o fermento acordando, rs)… passado esses minutinhos misture à massa  1 ovo, 2 colheres generosas de manteiga, 1 colher de chá de sal e por fim as cebolas (que não devem estar muito quentes). sove bem a massa e se necessário adicione um pouco mais de farinha até a massa estar elástica e desgrudando da mão, mas coloque aos pouquinhos, para não passar do ponto e ficar duro demais, ok?  deixe essa massa crescendo por volta de 20 min em um local onde não haja corrente de vento – tipo dentro do forno. depois desse tempo dê o formato que você achar bacana para seu pão, no caso do rafa, ele fez uma tira e depois foi enrolando como um caracol… deixe crescer por mais 20 min e quando seus pães estiverem bem crescidos, pincele-os com a mistura de 1 ovo inteiro com 2 colheres de sopa de água e leve-os ao forno pré aquecido em temperatura média até que fiquem douradinhos…

eu já fiquei esperando o pão sair do forno bem quente para espalhar uma manteiga e comer até não me aguentar mais… e tenho que dizer, amo meu maridinho cada dia mais por ele me dar presentes como esse!

28 comments on “pão mais que perfeito de cebola”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *