manter o fio ou abrir o fio da faca?

Nada é mais perigoso do que uma faca cega, já disse isso antes, ne?! Você perde a precisão do corte e acaba se cortando e deformando o alimento.É fundamental manter suas facas sempre amoladas e não espere ela perder o fio para ter que abrir e depois amolar. Antes do uso, sempre é interessante da uma amoladinha.

Para começar conheça a anatomia da faca:

1-ponta;
2-lâmina;
3-gume ou fio;
4-dorso;
5- guarda;
6-botão(parte integral da lamina que distribui o peso do conjunto);
7-talas do cabo;
8-pinos de fixação;
9-espiga(extenção da lamina dentro do cabo);
10-talão ou base(mas controle e segurança na empunhadura da faca).

A pedra ou a Chaira lisa, é usada para abrir o fio da faca. Quando ela fica cega,dizemos que perdeu o fio.Para utilizar a pedra, você sempre deve molhar a superfície da pedra com água ou óleo. E fazer um movimento contínuo desde a bainha da faca até a ponta. Dêem uma olhada na imagem abaixo…

Técnica com a pedra para amolar faca:

A chaira é esse utensílio aqui que com certeza você tem em casa e muitas vezes deixa jogado de lado… mas ele é super útil! para ilustrar o modo correto de utilizar, deem uma olhada neste vídeo:

A chaira com ranhuras serve  para manter o fio. Por isso sempre a utilize antes do uso de qualquer faca.

Existem outros acessório para amolar facas que são mais modernos e bem práticos. Quebram o maior galho. Não sou muito boa em amolar facas, sempre recorro aos meus cozinheiros para fazer esse serviço, rs. Mas desde que comprei um afiador de facas minha vida se transformou. Muitas pessoas não gostam,preferem o jeito tradicional. Mas a evolução está ai para nos ajudar e facilitar,não é?!

No mercado podemos encontrar outros modelos desse acessório, uns bem baratinhos mesmo. Não tenham medo, funciona mesmo.

Agora, todo cuidado é necessário na hora de amolar, pois você pode arranhar a lâmina ou fazer barrigas, e aí não tem mais jeito, você perde sua faca. E cuidado também para não se machucar né? já que você vai fazer tudo certinho e sua faca vai ficar bem amoladinha!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

8 comments on “manter o fio ou abrir o fio da faca?”

ÊÊÊÊÊÊÊÊÊ :D
obrigadinha pela dica…
nossa eu jamais soube como usar a Chaira, e vou por a minha em prática já… só depois de aprender a amolar a minha faca na pedra direitinho hehehehe

obrigada por atender a uma duvida que eu tinha!

bjusss
Fee

Olá! Gostei muito da matéria “manter o fio ou abrir o fio”, mas, infelizmente, os links estão todos desatualizados. Teria como repostar essa matéria com links atualizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *