Como fazer rabanada tradicional

Uma rabanada simples e deliciosa

Aprenda agora como fazer rabanada tradicional e sem dúvida, tenha um Natal ainda mais gostoso.

Como fazer rabanada tradicional
Yield: 16 porções

Como fazer rabanada tradicional

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 20 minutes

Uma versão diferente e deliciosa da tradicional rabanada

Ingredients

  • 1 pão de rabanada
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado para medir)
  • 2 ovos
  • manteiga e óleo para grelhar
  • açúcar e canela para finalizar

Instructions

  1. Comece cortando o pão em fatias diagonais para que as rabanadas possam ficar mais compridas e bonitas, numa espessura de mais ou menos 1,5cm;
  2. Então, bata o leite com o leite condensado, de preferência no liquidificador ou mixer para ficar bem uniforme.
  3. Em seguida, bata os ovos até misturar completamente as gemas e claras.
  4. Logo após, mergulhe os pães em uma mistura de leite com leite condensado até as fatias devem ficar bem encharcadas.Por fim, passe pela mistura de ovos;
  5. Lembre de retirar o excesso nos 2 processos;
  6. Esquente uma frigideira anti aderente com um pouco de manteiga e um fio de óleo, vá adicionando suas rabanadas, virando-as quando estiverem bem douradas.
  7. Assim que retirar da frigideira, passe seus pães na mistura de açúcar e canela.
Rabanada tradicional

Rabanada, um clássico do Natal

Definitivamente uma das minhas lembranças de natal é lembrar da minha mãe e tias fazendo pratos e pratos de rabanada. O cheirinho da canela misturada com a açúcar com certeza ficarão para sempre na minha memória. Aliás, eu amava comer ainda bem quentinha.

Com certeza, você tem uma receita de família especial que faz o seu Natal ter mais cara de Natal. E por aqui, também já rolou algumas outras versões, bem como:

A rabanada tradicional

Caso você ainda não saiba, a rabanada é uma herança dos nossos antecedentes portugueses que trouxeram essa iguaria para o Brasil. Porém, a versão portuguesa costuma levar vinho do porto ou madeira e muitas vezes pode vir acompanhada de fios de ovos.

Certamente, por aqui, acabamos criando uma adaptação. Dessa maneira a nossa rabanada tradicional é simples, feita com leite condensado e leite, ovos e ganhando uma porção generosa de açúcar e canela depois de pronta.

A única diferença que você verá nessa receita é na forma de preparo, já que eliminamos a fritura depois de conhecer uma portuguesa que as chama de fatias douradas e em vez de fritar só grelhava. E definitivamente esse pequeno detalhe faz toda a diferença, já que elas ficam igualmente deliciosas mesmo depois de frias e com 0 gosto de óleo na boca.


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

15 comments on “Como fazer rabanada tradicional”

Marta,
Tenta essa duvido que ele não goste.
Patrícia,
pois é ninguém merece aquelas encharcadas não… essas ficam molhadinhas por dentro e sequinhas por fora né?

Camila
Fiz estas rabanadas domingo, com uns pães dormidos (francês), menina todo mundo adorou. Eu e meu marido tbm não gostávamos das rabanadas encharcadas e frias, essas ficam bem levinhas, delícia!

Só HOJE vi esse post! AMO, AMO, AMO ENLOUQUECIDAMENTE rabanadas. Mas como não sou adepta a frituras, e a que conheço é frita mesmo, só como uma vez por ano (Natal). Já tentei no forno, mas não ficou tão extra. Com essa receita, poderei saborear outras tantas vezes! A-DO-REI!! :)

Iale,
eu tbm naum gosto dela frita, acho q fica com gosto de óleo, principalmente depois de fria… mas essa ae nega fica boa demais… o rafa q não é muito adepto comeu até dizer chega!

Amo rabanada… todo os natais faço pra família… uma tonelada delas…rsrs! A historia é sempre a mesma, depois de frias ninguém mais come porque ficam + gordurosas. Esse ano vou testar sua receita. bj

Dica: Leve para ferver, leite, leite condensado e bata os ovos e acrescente no leite morno. Passe os pães na mistura e frite em óleo quente. Fica uma delicia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *