geleia caseira de pimenta

estava eu e rafa vendo a nigella preparar uma geléia de pimenta na tv com ingredientes que não encontramos por aqui e então cismei que ia fazer a minha e não sosseguei até misturar as várias receitas que encontrei na net e ter um resultado que me deixou super orgulhosa de mim mesma!!!


minha fixação era tamanha q me joguei no centrão em pleno dezembro em busca da tal pecticina cítrica que a nigella  ficava falando, mas não achei em lugar nenhum. mas já tinha comprado as lindas pimentas e não ia desistir assim fácil não e tenho q confessar, ainda bem que não desisti, pq ficou tão gostosa com a textura tão perfeita que minha vontade é de sair fazendo panelas e panelas de geléia e sair espalhando pra todo mundo que eu conheço!!!

mas vou parar de me gabar e dividir com vcs, rs… vamos às pimentas!!!

em uma panela  adicione 1/2k de maçã fuji descascada e cortada em cubinhos, junto com 1 xíc e meia de água, 3/4 de xíc de vinagre branco e 5 pimentas dedo-de-moça cortadas em pedaços pequeninhos, sendo 3 com semente e tudo e as outras 2 sem semente. deixe fervendo em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que as maçãs esteja bem, bem macias. se a água secar muito vá colocando aos pouquinhos para não ficar seco…  já fora do fogo, amasse bem as maçãs até que fique como uma papinha. agora é hora de coar essa mistura (de preferência uma peneira mais fina), vá coando bem para que todo o líquido saia da mistura, essa mistura tem que render mais ou menos 1 xíc. de líquido, então se for o caso vá adicionando aos pouquinhos um pouco mais de água. na verdade essa mistura não ficar totalmente líquida não, pq na hora de coar um pouco da maçã amassadinha vai passar e isso é ótimo para dar ponto na textura.

coloque a mistura coada em uma panela e em fogo baixo adicione 1 xícara + 1 colher de sopa de açúcar branco (de preferência refinado) e mais pimentas cortadinhas bem pequeninhas sem semente. a quantidade vou deixar a critério de vocês, nós colocamos mais 5, pq pimenta aqui em casa é vício total, mas se você não é alucinado como nós, pode colocar umas 2, só para a geléia ficar com os pedacinhos, igual aquela q compramos no mercado, rs… agora é ir mexendo de vez em quando até começar a engrossar. para saber se tá no ponto, tire um pouquinho com uma colher e deixe esfriar um pouquinho, pq a geléia vai adquirindo a textura conforme esfria…

geléia pronta, agora é colocar em um pote de vidro devidamente esterelizado e ser feliz, seja servindo a você mesmo(a) ou presenteando os amigos, né Anna???

fica perfeito para comer com queijos, pães e até mesmo com aquele pernil ou lombo de porco que você queira dar um toque especial…

Update: pessoal eu substitui a pecticina cítrica pela maçã que tem alto teor de pecticina e que faz a geléia ficar com aquela textura caraterística. a receita deu super certo e não ficou devendo nada em relação a sabor e textura para aquela que compramos no mercado.

 

 


Olha isso aqui...