Hasselbackspotatis ou batatas suecas

já vi essa batata aparecer em vários blogs pela net, principalmente no rainhas do lar, mas sempre sem casca e numa busca pela internet dei de cara com a receita original e achei o máximo. Hasselbackspotatis é como os suecos chamam essa batata que serve como acompanhamento de quase tudo por lá…

o resultado dessa batata é delícia demais, total comfort food e o melhor, sendo prática de fazer e permitindo usá-la como base para vários cremes. dessa vez fomos de creme de espinafre o que para mim deixou ela perfeita, afinal eu e o espinafre temos, agora, uma relação de amor, rs…

antes de tudo insisto, façam com a casca, o sabor da batata fica muito mais gostoso!! mas vamos a receita:  lave beeem ass batatas e depois de enxugar faça cortes finos nelas sem chegar até o final. Coloque-as batatas em uma forma untada e pincele cada uma delas com manteiga – isso faz com que a casca fique mais macia e saborosa. Leve ao forno em temperatura média por mais ou menos 45 min ou até as batatas ficarem macias e douradas. Na metade do tempo, pincele um pouco mais de manteiga para ela não ressecar.

enquanto as batatas assam, vamos ao creme: pique 1 maço de espinafre (já devidamente lavado) em pedaços pequenos,  e refogue junto com 1 colher generosa de manteiga e 1 cebola pequena em cubos. quando as folhas murcharem, misture 1 copo de requeijão, 1/2 copo de leite e 1 colher de chá de maizena. acerte o sal, ou como eu coloque um pouco de queijo parmesão ralado. Em fogo baixo e sempre mexendo, deixe engrossar.

agora é tirar suas hasselbackspotatis do forno, regar com bem muito creme e se quiser fazer mais uma gracinha, ainda salpica uns pedaços de bacon bem crocantes (vejam essa dica perfeita do panelaterapia).

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

20 comments on “Hasselbackspotatis ou batatas suecas”

Fiz uma surpresa hj aqui em casa e na hora do almoço…tchan….batatas suecas!!! Todos amaram! Mas como estava com pressa fatiei uns dentes de alho e uns pedaços de queijo e coloquei nas fendas, logo logo farei com a receita do seu molho que deve ser uma delícia. Parabéns pelo site!

Bjs

Cami, adorei seu site! Dá vontade de fazer e experimentar tudo! Gostaria de saber se na receita das batatas suecas é possível trocar o espinafre por couve. Obrigada pela atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *