Bolo de banana amanteigado

Delicioso, aromático e super fácil de fazer

Eu estou apaixonada por esse bolo de banana amanteigado. Sem dúvida é o bolo mais gostoso e cheiroso que fiz nos últimos tempos. E com toda a certeza assim que você fizer, vai ser amor a primeira mordida.

Bolo amanteigado

Bolo, para mim, é, inegavelmente, uma comida afetiva. Cheirinho de bolo assando dá um conforto e enche a casa de amor. E quando o bolo mistura banana e canela, faz a casa todinha ficar com cheirinho de tarde de férias na casa da avó.

Com toda a certeza o maior diferencial desse bolo é a massa extremamente amanteigada, assim como a casquinha super crocante que forma por cima. 

Além disso, a massa é super fofa e desmancha na boca, deixando aquele gosto de quero mais.

Dicas para o bolo perfeito

Bolo de banana amanteigado - naminhapanela.com

Sem dúvida, essa receita é extremamente fácil de fazer. Mas inegavelmente, algumas dicas são importantes para você fazer o bolo perfeito, como por exemplo:

  • Pra começar, escolha uma boa manteiga sem sal. Como essa massa contém uma boa quantidade de manteiga, o sabor da mesma fica mais pronunciado. Dessa maneira, escolher uma marca de qualidade é importantíssimo. Além disso, pelo mesmo motivo, o ideal é usar a versão sem sal;
  • Comece sua massa na batedeira. Inegavelmente você pode fazer toda a massa à mão. Mas de fato seu bolo vai ficar mais fofo se você começar batendo a manteiga, açúcar e ovos com uma batedeira até formar um creme bem leve. Aqui usamos um modelo parecido com esse que possui uma batedeira de mão;
  • Que tipo de banana usar? Tanto faz! Aqui, usamos a prata, mas tirando a banana da terra, a verdade é que qualquer uma deles vai funcionar nesse bolo. Principalmente se estiver bem madura;
  • Forma de fundo removível é uma ótima opção. Como falei, esse bolo cria uma casquinha crocante. Dessa maneira, se você virar o bolo para desenformar, certamente vai quebrar toda a casca e perder a melhor parte desse bolo. Dessa forma, opte por uma forma de fundo removível ou alguma travessa que você possa fazer cortes sem necessidade de desenformar;
  • Espere esfriar antes de comer. Com toda a certeza esse é um bolo para ser comido no máximo morno. Isso porque, muito quente, nem a casca estará super crocante, como também a massa ainda não estará tão fofinha.

Receita bolo de banana amanteigado

Bolo de banana amanteigado
Yield: 8 pedaços

Bolo de banana amanteigado

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 50 minutes

Delicioso e super fácil de fazer, esse bolo de banana e canela amanteigado é perfeito para deixar o seu dia ainda mais feliz.

Ingredients

  • 1 e 1/2 xícara de açúcar demerara;
  • 2 ovos;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de sopa de fermento para bolo;
  • aproximadamente 4 bananas médias picadas.

Instructions

  1. Comece batendo os ovos, a manteiga (em temperatura ambiente) e o açúcar com uma batedeira até formar um creme bem fofo;
  2. Adicione então a farinha de trigo, a canela e o fermento e misture apenas o suficiente para incorporar os ingredientes à massa;
  3. Logo após, delicadamente, misture as bananas em pedaços não muito grandes;
  4. Em seguida, transfira sua massa para a forma, que deve estar untada com manteiga e farinha;
  5. Leve para assar em forno pré aquecido e em temperatura média, por aproximadamente 40 min, ou até que tenha formado uma casquinha por fora e ao espetar o palito, o mesmo volte sem massa.

Notes

  • Caso opte por fazer em uma forma de fundo removível, minha sugestão é cobrir o fundo com um bom papel manteiga, dessa maneira não tem perigo da massa vazar.
  • Usamos uma forma de fundo removível de 20 cm.

Mais bolos amanteigados

  • Esse bolo além de ser super amanteigado é uma ótima opção para servir de base para bolos recheados;
  • Da mesma maneira, esse bolo de chocolate é incrivelmente delicioso;
  • Assim como esse bolo de milho é perfeito para um café da tarde;
  • E mais, certamente essas dicas vão te ajudar a fazer o bolo perfeito.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Bolo de banana amanteigado - naminhapanela.com

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

7 comments on “Bolo de banana amanteigado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *