Categorias
Acompanhamentos Carnes e Aves

Como fazer feijoada

Aprenda a preparar essa receita brasileira clássica

Neste post você vai aprender como fazer feijoada de uma forma super simples e fácil. Uma receita deliciosa e com ingredientes mais simples para você preparar um almoço delicioso.

Que carnes devo adicionar à minha feijoada?

É provável que esse seja a primeira pergunta de uma pessoa que nunca fez feijoada. E certamente, não há uma única resposta para essa pergunta.

Há diversas versões de feijoada que se adapta ao gosto de cada um. Portanto aqui, eu vou te passar a receita que geralmente faço, com as carnes de nossa preferência.

Na maioria das vezes, as carnes escolhidas tem como origem o porco. Dessa maneira, você pode optar por incluir também: orelha, rabo, fuço, lombo, costela de porco. Assim como outros embutidos, como o paio.

Aqui vamos usar: carne seca, linguiça calabresa e bacon.

Dicas para fazer a feijoada perfeita

Fazer feijoada é bem simples, porém, para um bom resultado, o ideal é que seu preparo comece bem antes, de preferência no dia anterior.

O feijão deve ficar de molho por no mínimo 12h, assim como os salgados.

Dependendo dos salgados escolhidos, será importante você dessalga-los. Ou seja, cozinha-los para diminuir a concentração de sal.

Se você, como nós, optar pelo bacon, carne seca e linguiça calabresa, não há tanta necessidade de ferver muitas vezes. O que precisará acontecer caso opte por carnes como a costelinha e outros cortes de porco.

Dessa maneira, comece cozinhando a carnes e vá trocando as águas. Para a carne seca, 1 única fervida já fale. Para outros salgados, indico pelo menos 3 trocas de água.

Antes de tudo, eu preciso dizer: geralmente não incluo os embutidos e bacon nesse processo, dessa maneira, para essa receita, o processo foi feito somente com a carne seca.

Qual feijão escolher?

Inegavelmente, como uma boa carioca, para mim, a melhor feijoada é feita com feijão preto. Isso porque o grão fica mais inteiro além de ser mais fácil conseguir um caldo mais encorpado.

Mas, você pode usar outros tipos de feijão, como por exemplo: carioquinha, branco, rajado e até mesmo o azuki.

Dicas para uma feijoada perfeita

Confira abaixo algumas dicas para fazer uma deliciosa feijoada:

  • Não inclua sal durante o cozimento do feijão. Além de deixar a casca do grão dura, quando preparamos a feijoada com salgados, é importante adicionar esse ingrediente somente se for necessário;
  • Deixar os grãos de molho é extremamente importante, já que facilita a digestão (confira aqui o porquê fazer isso). Porém, é importante saber que quanto mais tempo você deixar o seu grão de molho, menos tempo o feijão precisará cozinhar. Eu gosto de deixar os grãos de molho por 24h, e meu feijão fica pronto em 25 min;
  • Ter uma panela de pressão facilita o processo, mas se engana quem acha que é essencial. Porém, pode ser necessário muito mais tempo para que o seu feijão e salgados estejam cozidos;
  • Como falei, meu feijão cozinha rápido, dessa maneira, eu prefiro colocar minhas carnes em tamanhos um pouco menores. Principalmente a carne seca, que deve ficar bem macia;
  • Incluir a cebola ao refogado é opcional;
  • Você pode incluir o bacon junto com as demais carnes para que ele cozinhe junto com o feijão, ou fazer como nós, e usar no refogado;
  • Antes de servir, deixe seu feijão esfriar um pouco, isso vai deixar o seu caldo ainda mais cremoso.

Como fazer feijoada sem erros


Como fazer feijoada
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Aprenda como fazer uma deliciosa feijoada.
Autor: naminhapanela.com
Serve: 8 porções
Ingredientes
  • 500 g de feijão preto;
  • 300 g de carne seca magra;
  • 2 linguiças calabresas;
  • 3 folhas de louro;
  • 150 g de bacon;
  • 10 dentes de alho;
  • 1 cebola média;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Sal a gosto.
Modo de Preparo
  1. Comece dessalgando a carne seca, descartando completamente a água do cozimento.
  2. Em seguida, adicione a panela o feijão lavado, as carnes picadas e as folhas de louro. Complete com água até todos os ingredientes ficarem cobertos;
  3. Deixe cozinhar, por pelo menos 20 min depois da panela começar a apitar. Depois desse tempo, abra a panela, mexa, e veja se precisa colocar mais de água assim como deixar mais tempo na pressão;
  4. Quando o feijão estiver bem cozido, deixe ferver em fogo baixo (para engrossar o caldo). Enquanto isso, comece refogando o bacon cortado em cubos até que eles fiquem bem dourados, adicione então o alho amassado e a cebola picada e quando tudo estiver levemente dourado, misture o refogado ao seu feijão;
  5. Se o caldo já estiver no ponto é só misturar e deixar pegar o gosto por mais 5 min em fogo alto, mas se o caldo tiver mais ralo, deixe engrossar com a panela tampada por mais uns 15 min.
3.5.3251

Melhores acompanhamentos para a feijoada

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 respostas em “Como fazer feijoada”

Oi Camila, sou nutricionista e vou deixar algumas sugestões para completar essa receita: ao invés de usar a carne seca pode substituir por músculo bovino em cubos (é mais magra e não tem o sal da conserva como a da carne seca), prefira o lombo de porco ao invés da costelinha, assim, reduzindo as calorias dessas carnes pode adicionar a linguiça calabresa que não tem problema. Só mais uma dica, não é indicado reutilizar a água do molho do feijão, enquanto o feijão fica de molho na água ele solta uma substância que é tóxica ao nosso intestino por isso aumenta a produção de gases intestinais, o indicado ainda é deixar 12 horas de molho e desprezar a água para ficar livre desse encomodo. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que acharam:  

Sair da versão mobile