Como fazer quidim

Receita fácil e super clássica

Confira como fazer quindim com uma receita super fácil de fazer e deliciosa.

Quindim, um doce típico português

Com toda a certeza a pessoa que me ensinou a gostar desse doce foi meu pai. Ele é tão formiga que é provável que ele fosse capaz de comer essa receita inteira sozinho.

Boa parte disso vem da origem portuguesa da nossa família.

E o quindim, como um bom doce português leva uma grande quantidade de gemas, então é provável que quem não gosta de receitas com sabor acentuado desse ingrediente possa não gostar tanto.

Essa receita porém já é uma versão abrasileirada do doce, já que leva coco na massa, enquanto a versão portuguesa geralmente utiliza amêndoas.

Dicas para fazer o quindim perfeito

Inegavelmente essa receita não é difícil de fazer, porém ela é trabalhosa. Além disso, como um doce delicado que é, requer alguns cuidados na hora de ser preparado, como por exemplo:

  • Algumas doceiras usam glucose para formar a calda externa bem brilhante. Nessa versão substituo por manteiga sem sal e açúcar. Com toda a certeza não ficará tão brilhante quanto, mas cria uma versão mais simples dessa receita;
  • Peneire suas gemas. Isso vai ajudar a minimizar o cheiro forte das gemas, já que a película que envolve as mesmas é a responsável por isso;
  • Use açúcar refinado ou de confeiteiro. Já que outros tipos de açúcar além de poderem alterar a textura, certamente irão alterar a cor do seu doce;
  • Essa receita tem bastante coco ralado. Isso porque eu gosto de mais textura no meu quindim.  Caso prefira um doce mais lisinho, pode diminuir a quantidade de coco na metade;
  • Desenforme os quindins ligeiramente quentes. Dessa maneira será mais fácil eles saírem inteiros;
  • Você pode fazer na versão mini ou inteira. Porém, caso deseje fazer em formato de pudim, pode ser que seja necessário um tempo maior de forno.
  • Não desperdice as claras. Que tal fazer esse bolinho salgado DELICIOSO ou até mesmo suspiros incríveis.

Como fazer quindim

Como fazer quidim
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Aprenda uma receita simples e deliciosa de quindim.
Autor:
Serve: 5 unidades médias
Ingredientes
  • 5 gemas;
  • ]100g de açúcar;
  • 75 ml de leite de coco;
  • 50g de coco ralado;
  • Manteiga e açúcar para untar as formas.
Modo de Preparo
  1. Comece peneirando as gemas;
  2. Em seguida, misture a elas o açúcar, o leite de coco e o de coco ralado até formar um creme bem uniforme;
  3. Logo após, unte formas pequenas com manteiga sem açúcar e uma camada generosa de açúcar;
  4. Então, transfira o creme para as formas untadas;
  5. Leve ao forno, em temperatura baixa, em banho maria e cobertos com papel alumínio por aproximadamente 45 min ou até que estejam bem firmes;
  6. Retire do fogo e deixe amornar fora da água e logo após retire das formas.

Mais doces clássicos


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

23 comments on “Como fazer quidim”

Adoro o Panelaterapia! No post de hoje, as lembranças que trago comigo ficaram ainda mais acentuadas, revivendo incontáveis momentos vividos com o “ser iluminado” com o qual Deus me abençoou. Parabéns incansavelmente por todo carinho, dedicação, cuidados e entrega neste teu trabalho. Parabéns pelo Panelaterapia e parabéns a todos os pais que vivenciam com o coração o “tesouro com o qual Deus generosamente lhe colocou nas mãos”… Tenham um abençoado domingo repleto de muiiiiiiiiiiiiiiiiiiita luzzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!

Corrigindo: – Ambos são maravilhosos, mas nem sei como me desculpar pela “falha” cometida. Ambos são merecedores dos mais altos elogios e curto ambos de coração. É dificil e compreensivo não aceitar os meus sinceros pedidos de desculpa, mas ainda assim registro o meu pedido . O meu pai sempre foi puro carinho, mas hoje bem que eu merecia um bom puxão de orelha. Me perdoem, por favor, please… Fiquem com Deus sempre… bjus

Parabéns pelo trabalho de vocês, é tudo perfeito aquii…
uma perguntinha…
é possível substituir o coco ralado ou mesmo tirar da receita?
não gosto muito de coco e sempre tento buscar uma alternativa à ele, mas tenho receio de a receita não dar certo… beijoos

Nossa! que blog maravilhoso. Copiei algumas receitinhas e vou fazer em casa. Tudo muito simples e gostoso. Não gosto muito de quindim, mas esse aqui está me dando água na boca.
Parabéns!

Nossa!!! Amei seu blog… Tudo de maravilhoso!!! Tem cada receita gostosa de viver!
Realmente, comer é tudo de bom e, no seu blog, a gente começa a comer com os olhos, pelas lindas fotos que você mostra… E olha, entrei pela receita do doce de banana – que vou fazer e comer como uma gordinha que sou, e acabei na receito do seu nhoque ao molho branco de nozes e parma… E pretendo continuar. Obrigadíssima pelas dicas!
Só uma dica no seu quindim (sou maluca, doida e apaixonadíssima por ele): Se você misturar o açúcar no coco ralado fresco e deixar de um dia para o outro (na geladeira, claro!) antes de fazer toda a mistura, o seu quindim fica muito mais cremosinho!!!
No mais, obrigada pelas deliciosas receitas e lindas histórias de vida!!!

Olá gente!
Adoro coco e adoro quindim. A única vez que fiz ficou horrível, mas não foi essa receita!!
alguém sabe alguma dica para comprar o coco seco bom? tentei quatro vezes e só uma deu certo…
Abraços e parabéns pelo naminapanela!!!!!

Essa será a minha próxima receita…não vejo a hora!
Mas o que realmente me chamou a atenção aqui foi ver o carinho pelo seu pai. Que coisa maravilhosa ter sido abençoada com um pai desses! Fiquei até emocionada! =)
Isso é o que levamos da vida…isso é o que mais importa!
Depois conto como ficou o quindim!

Fiz essa receita, porém com metade do coco ralado, e ficou uma delícia, porém bem molinho sabe!? Mas adorei!!
Com as claras que sobraram acabei fazendo suspiros com canela *-*

Da próxima vez que fizer, vou tentar seguir essa dica da Rita (acima) :D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam: