pão rústico

o que mais me impressiona na culinária é a mágica que você pode fazer com poucos ingredientes…muitas vezes você junta elementos muito simples e o resultado que vc alcança é incrível. essa receita retrata bem isso.

já tinha me deparado com essa receita em vários livros e sites e nunca tinha acreditado muito nela. como daria certo com só aquilo de ingrediente? mas eu não desisto não, quantas vezes já fiz receitas que não deram certo, e mesmo assim continuo tentando…

mas essa deu muito certo e não aguentei esperar muito pra dividir com vocês… tudo que você vai precisar para fazer a massa desse pão é 1 xíc. e meia de farinha de trigo e 1/2 xícara de água morna,  ponto. isso mesmo, só isso. e então você vai misturar bem os dois para a massa ficar bem homogênea sem grudar nas mãos. não precisa sovar nem deixar horas crescendo não. é isso e ponto.

eu resolvi me inspirar nesse blog e fazer esse pãozinho recheado com cebolinha…. para isso você vai separar a massa em 5 bolinhas, para abrir cada uma delas em um disco bem fino. então vai pincelar um pouco de azeite, salpicar sal e por fim espalhar as cebolinhas picadas. o resto é só seguir as fotitos ae… bem facinho e rápido. (eê o primeiro passo-a-passo do panela)

por fim, você vai assar seus pãezinhos na frigideira… é lindinhos, eu falei q era mega fácil… numa frigideira antiaderente você vai jogar seu disco de massa e quando ela começar a chiar você vai virar…  e se ele não chiar é só você ficar de olho que ele vai ficar com a aparência da foto, ou seja, alguma pintinhas mais escuras…

eu já vi recheado com alho poró tbm, e vou confessar q viciei demais e com certeza farei de novo… rafa ainda regou no azeite, alternando com a nossa geleia de pimenta (que mesmo após quase 1 mês de geladeira continua boa e deliciosa) e esse pãozinho super combina para uma entradinha num jantar bacaninha ou mesmo como petisquete, cortado em tiras…

tá esperando o que??? tenho certeza que farinha e água tem ae na sua casa, faz lá…

40 comentários
  • Andrea
    janeiro 24, 2011

    Huummm! Deliciosos seus pães! São parecidos com chapatis – pães indianos feitos da mesmas forma mas com farinha integral e besuntados com manteiga clarificada…
    bjs

  • Andréa
    janeiro 24, 2011

    Hmmmm Pode ser farinha de trigo com fermento??

  • Daniela Tewari
    janeiro 24, 2011

    Adorei! Meu marido é indiano e comia muitos chapati e Nan quando ia lá. Tenho até uma forma (?) que tem três pezinhos e um pequeno rolo, que são próprios para fazê-los. São ótimos para acompanhar refogados, ensopados. Minha sogra fazinha um que era uma delícia. O recheio era batada temperada e levemente amassada. O modo de fazer era o mesmo do teu passo a passo. Era muuuuito bom!

    Ah, fiz a sua receita de geléia de pimenta (adoro pimenta). Ficou ótima mais eu deveria ter deixado mais picante. Fiquei com medo de exagerar (rs rs)

    Bjs
    Dani

  • juju bombana
    janeiro 24, 2011

    É uma panquequinha preguiçosa!!! hehehehe
    Ahh parabéns pelo primeiro passo-a-passo, ficou bem explicadinho!
    Beijinhos

  • Marcella Macedo
    janeiro 24, 2011

    Fiz agora a pouco e realmente são deliciosos! Não coloquei cebolinha (pq não tinha), e testei fazer alguns na sanduícheira/grill (idéia da minha mãe) e também deu certo (só que não ficou tão sequinho quanto na panela, já que eu coloquei manteiga pra não grudar. Ficou tipo uma prima distante da tapioca…rs). Bom demais!

  • Patricia
    janeiro 24, 2011

    Incrível o que podemos fazer com apenas duas coisinhas e criatividade!

  • marcia platt
    janeiro 24, 2011

    Posso fazer esse pão rústico com farinha de arroz? ou qual a substituição da farinha de trigo que posso fazer?

  • Lílian
    janeiro 24, 2011

    Hummm..que delíciaa. E realmente a receita é ridículaaaaaa, deve ser bom salpicar um sal grossinho na massa também..Ai vou tentar esse final de semana e te conto depois.

    Bjussss

  • Lola
    janeiro 25, 2011

    Fiz hoje e ficou uma delícia!
    Amei! Fiz um patezinho de atum pra acompanhar e um suquinho.
    Ótimo lanche de fim de tarde.

    Beijo.

  • Carina
    janeiro 26, 2011

    Hummm… fiquei com a boca cheia d’água agora! Adoooro fazer pão em casa e amooo quando encontro receitinhas práticas. Vou testar HOJE! :)

  • Katiana Mirlla
    janeiro 26, 2011

    Olá,

    Eu mega amei seu blog.Adoro me aventurar entre as panelas.Essa sua receita me lembrou muito o chapati que fiz e comi muito durante meu tempo de Hare Krsna.Certa vez uma indiana reuniu um grupo de devotas para aprender a fazer o chapati.Quando li esse post minha memória afetiva foi bastante ativada…Saudades do templo,dos devotos,dos aromas,da massala,dos rituais e acima de tudo de Krsna.

    Se quiser faz uma visitinha no meu cantinho
    http://www.madameexcentrica.blogspot.com

    beijoss e bons aromas

  • Mariá
    janeiro 26, 2011

    Praticidade é tudo!!

    Imagina variar essa receita, da pra fazer de värios sabores, como parmesão ou alecrim ou manjericão ou mix de pimentas…!! Anotadissississimo! :D~

    • cami
      janeiro 28, 2011

      Mariá,
      hummm me deu fome… vou ter q fazer mais umas 50 vezes pra usar todas as sugestões hahahahahaha

  • Marcelo
    março 15, 2011

    Saudações casal!
    Permitam-me incrementar um pouco sem perder a rusticidade: adicione um pouco de sal, um fio de azeite à massa e dissolva uma colher de chá de fermento de pão fresco na água antes de misturar.
    Use um utensílio mais pesado e resistente pra assá-lo. Uma frigideira de ferro de boca larga, ou uma chapa lisa. Qqr coisa que possa ficar realmente quente sem estragar o antiaderente, até porque nem tem. Não gruda.
    Faça sem recheios pra começar, pra ver o resultado, e não assuste se ao fritar, ficar parecendo um travesseiro! A idéia é essa mesma.
    Adorei o site, vou seguir.
    Abraços.

    • cami
      março 20, 2011

      Marcelo,

      Q dica maravilhosa!!! Amei e com certeza vou fazer! Temos uma pedra para ir ao forno e vou usa-la pra testar essa sua idéia! Adorei!

  • Gordinha da Silva
    março 15, 2011

    Menina, fiz “isso aí” pro meu marido e só recebi elogios!

    Lógico que com uma fatia de mussarela derretido em cima, até caco de vidro fica gostoso, né? Mas devo dizer que até as minhas expectativas o bichinho superou!

    Realmente muito fácil de fazer. Só que eu acho que eu deixei muito duro, porque pra abrir tive que fazer musculação….

    Obrigada por compartilhar!

    Beijos

  • Juliana
    março 27, 2011

    Isso me lembra chapati.
    É chapati adaptado, né?

    • cami
      março 27, 2011

      Jú,
      de verdade eu não sei… na verdade foi uma adaptação de duas receitas gringas que estavam como panqueca (!?). Vou procurar o chapati pra ver se parece mesmo…

  • ricardo
    agosto 18, 2011

    amei o pão ficou divino!!! so que eu cilindrei ele bem fino e ele da aquela estufadinha como o original arabe e comemos com um fio de azeite e um kibe cru ficou maguinifico parabéns receita surreal!!! recomendo a todos!!!

  • MARIA CELESTE FERNANDES
    agosto 18, 2011

    Já estou doida para amanhecer, farei esse pão para minha mãe e eu tomarmos café com uma mussarela, um presuntinho, peito de peru e tudo bem fininho, com um belo suco de laranja, ai tudo de bom.com.br kkkkkk É A PRIMEIRA VEZ QUE FAÇO ESTE COMENTÁRIO COM CERTEZA.

    • cami
      agosto 23, 2011

      maria, e aí foi sucesso seu café da manhã?

  • fernanda
    agosto 21, 2011

    Maravilhoso, acabei de fazer, mas apenas adicionei na massa 1 colher de queijo ralado…. ficou divino com o sopa creme de milho que fiz. Obrigada por compartilhar a receita….

    • cami
      agosto 23, 2011

      hhuum fernanda, q delícia! adoro sopinhas…

  • DURVAL
    setembro 4, 2011

    ESTE TAMBÉM É CHAMADO NA BÍBLIA DE PÃO ASMO (PÃO SEM FERMENTO), SERVIDO EM CERIMONIAS DO ANTIGO TESTAMENTO E DEVERIA SER SERVIDO NA SANTA CEIA SIMBOLIZANDO O CORPO DE CRISTO.
    ERA FRITO OU ASSADO SOBRE UMA PEDRA QUENTE E POSTERIORMENTE SOBRE UMA CHAPA DE METAL.
    EU, 40 ANOS DE COZINHA
    DIÁCONO PROFESSOR DE ESTUDO BÍBLICO

  • Mari Barros
    novembro 15, 2011

    Amei tudo !!! O site, as receitas, as fotos, o teu jeito singular de passar experiências e hoje com essa chuvinha afff… acabei de fazer os pães, servi com um molho de iogurte c/pepino e mostarda e outro de salame c/requeijão, nossa fikou td de bom. O maridão e os meus molekes amaram e se acabaram kkkk. Obrigada pela receita e dicas. Bjus 1000 !!!

    • cami
      novembro 20, 2011

      esse pãozinho é gostoso demais né não?

  • Lu
    novembro 26, 2011

    Mto bom, memorizei a receita (nenhum merito hehe)
    Mas na primeira vez fiz a massa purinha como diz na receita e mesmo tendo feito um sanduiche senti falta de sal e tempero na massa, vou adaptar … outra coisa, moro sozinha e mesmo tendo reduzido a receita sobrou massa, alguem sabe se rola guardar, crua ou assada?

    • cami
      dezembro 7, 2011

      pode adaptar com certeza!!!! coloca um queijo ralado para vc ver!
      amore eu nunca guardei, mas acho que deve ser melhor guardar ele pronto e dar uma esquentadinha…

  • Julia
    dezembro 27, 2011

    Esta e a terceira receita do seu blog q eu fiz ( as outras sao o brownie de microondas e os biscoitinhos de limao) e todas sao perfeitas (so o biscoitinho ficou meio durinho, hehehe) mas esta eh espetacular! Fiz com alecrim, com manjericao, com parmesao e com alho desidratado, cada um melhor que o outro!Parabens pelo blog, virei fanzoca!

    • cami
      janeiro 24, 2012

      menina, esse pão deve ter ficado tudo! :-*

  • Rosangela
    maio 23, 2012

    Eu fiz este pãozinho hj e ficou muito bom de sabor, mas ficou muito duro! É assim mesmo? Nas fotos acima, vc fez algum enroladinho?

    • cami
      maio 24, 2012

      ele não fica super fofinho não… mas não fica duro não…

  • Mariane Oliveira
    outubro 25, 2012

    Será que da pra fazer com farinha integral também !?

  • Sabrina
    fevereiro 5, 2013

    Olá, adorei o seu site e esta receita em especial me fascinou! Lembra mesmo o Chapati! Mas enfim, é que tenho planos de vender sanduíches leves na faculdade, e à procura de pães, encontrei este que adorei! Gostaria da sua opinião acerca de comê-lo frio com algum recheio… Muito obrigada!

  • Felipe
    novembro 23, 2013

    Tentei e não consegui. É impossível que água com farinha não se torne uma massa que grude nas mãos, na panela, no rolo, no pia… Exite algum método?

  • Valéria
    fevereiro 14, 2014

    Acabei de preparar essa delícia. Como só tinha farinha integral, acabei testando com ela. O primeiro fiz com alecrim, depois com sálvia, outro com manjericão. Por fim apelei: as três ervas (todas cultivadas por mim, totalmente orgânicas), alho desidratado e zátar. Difícil dizer qual o melhor. Aprovado pelo marido e filhos.

  • Luiza
    setembro 9, 2014

    Só para compartilhar, fiz com farinha integral e ficou uma delícia! Salpique um pouquinho de canela e corte uma banana para completar!

  • Maria claurinda
    setembro 9, 2014

    Poderia substituir a farinha de trigo por integral, goma etc?
    Adorei seu blog.
    grata.

deixe seu recadinho ;)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *