Mousse perfeita de chocolate

Admito, adiei muito para fazer mousse de chocolate quando percebia que todas as receitas levavam ovo cru! E se ficasse com gosto e com cheiro? Mas não fica!

Na verdade, a forma tradicional de fazer mousse de chocolate é utilizando a gema para trazer a firmeza e a clara em neve para trazer a leveza. Em outras palavras, nada de incluir gelatina para deixar sua mousse de chocolate durinha ok?

Mousse chocolate - naminhapanela.com
Receita clássica de mousse de chocolate

Mousse de chocolate

Antes de começar a receita tenho que dizer: a textura e o sabor desse mousse são de outro mundo. Perfeito é pouco para a experiência de comer algo tão gostoso.

O sabor de chocolate é intenso, a textura aerada e fica tão leve que corre o risco de querer comer tudo de uma vez só.

Enfim, só tem um jeito de você descobrir se eu to exagerando: fazendo!!!

Receita clássica de mousse

Se você ainda não sabe, a receita clássica de mousse de chocolate leva ovos crus. A gema entra como um emulsificante no creme base e as claras, em neve, para trazer a textura da sobremesa.

Como toda receita com ovo cru, você precisa ter alguns cuidados, como por exemplo:

  • Compre ovos de boa qualidade, se puder, dê preferência aos orgânicos;
  • Se você quer fazer pra vender, saiba que não é aconselhável, pois além de ser um alimento sensível a armazenamento, no Brasil não é permitido utilizar ovo cru em preparos que sejam feitos para esse fim;
  • Hoje dia já existem no mercado tanto gemas e claras pasteurizadas, que eliminam pra 0 o risco de contaminação;
  • De qualquer forma, se quiser pasteurizar seu ovo, basta levar eles para cozinhar até alcançar a temperatura de 60°. Clicando aqui você confere uma explicação detalhada de como fazer a pasteurização caseira.

Confira a receita dessa mousse perfeita de chocolate

mousse perfeito de chocolate
Yield: 4 porções

Mousse perfeita de chocolate

Prep Time: 30 minutes
Additional Time: 4 hours
Total Time: 4 hours 30 minutes

A receita mais cremosa e perfeita de mousse de chocolate

Ingredients

  • 200g de chocolate amargo;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha ou rum;
  • 2 gemas peneiradas;
  • 3 claras em neve;
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Instructions

  1. Derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas ou em banho maria;
  2. Misture as gemas com o açúcar e bata até formar um creme mais claro e fofo;
  3. Logo após, adicione o chocolate morno, aos poucos, ao creme de gemas, misturando bem até formar um creme uniforme e bem brilhante;
  4. Bata as claras em ponto de neve e misture delicadamente ao creme de chocolate;
  5. Finalize levando seu mousse a geladeira por pelo menos 4h ou até que fique firme.

Outras receitas de mousse

A mousse perfeita e tradicional de chocolate tem que ter ovo sim! Mas sabia que para outros sabores você não precisa? Uma forma, ainda tradicional, é utilizando o creme de leite fresco para a base.

Ainda assim, por aqui no Brasil, temos algumas versões de mousse mais simples, com base de leite condensado e que também não precisam da gelatina para firmar.

Entretanto, massas mais líquidas pedem a gelatina. Mas minha dica é: não exagere nesse ingrediente, dessa forma, você poderá ter uma textura mais firme, porém, sem perder a cremosidade.

Confira algumas outras receitas com diferentes técnicas:

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Mousse chocolate - naminhapanela.com

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

57 comments on “Mousse perfeita de chocolate”

Má, realmente existem mil e um motivos para não usar ovo crú…mas pelo q sei (e posso estar errada, claro) a salmonela pode estar presente em vários alimentos. Por isso, quando vc tiver coragem, vai por mim, faça esse mousse, vc não vai se arrepender!

Seu post me fez criar coragem e botar a mão na massa.
Fiz a mousse na sexta-feira, mas achei que o pessoal lá de casa logo ia enjoar, então complementei com uma mousse de limão por cima… ou seja, a cada colherada vinha um pouquinho da mousse de chocolate bem docinha com um pouquinho da de limão, bem azedinha.
Combinação perfeita!!
Obrigada por me encorajar!!

Úrsula,
Que idéia perfeita!!!! Vou fazer isso tbm!!! Mas percebeu como a mousse fica com gosto de chocolate, mas nada doce…
Humm fiquei até com água na boca!!! chocolate com limão!

Boa tardeeeeee….tava querendo fazer essa receita pros meus guris……parece deliciosa! Aí me deparei com a interrogação: colher de sopa de chocolate em pó (usei 2 frades) O QUE É “FRADES”? =D

Parabéns pelo site!
Beijos…………………………..

Elaine,
Esse chocolate em pó é esse aqui ó da nestlé. mas tem de outras marcas tbm, já vi da garoto tbm… mas se vc não liga de ficar um pouquinho doce e perder o sabor intenso de chocolate, rs… acho q achocolatdo serve…

Olá, adoro as suas receitas e gosto muito do jeito que vc as escreve, sempre alegre, brincalhona, e se sabe, que assim, dá mais vontade de ir pra cozinha, rs! abraços a todas!!! Daniela

Acabei de tirar da geladeira a minha primeira mousse de chocolate. Não tinha chocolate meio amargo e fiz com um hidrogenado (boa marca), em vez de rum ou baunilha coloquei um licor cubano, quer dizer fiz uma cambiarra, mas é que a vontade de comer mousse era tanta que não pude evitar! rs Ficou comível, mas acho que o chocolate meio amargo faz toda a diferença! Ah, para quebrar um pouco o gosto do hidrogenado acabei de jogar um pouco de Baileys (ô coisa boa!)kk

Na próxima ficará melhor!!

Abraços!

Sempre faço mousse, mas confesso que tenho um pouco de receio, pois tenho medo da salmonela. Mas pesquisando descobri que tem ovos pasteurizado. Dizem que é 100% seguro. Vc já usou esses ovos?

A textura ficou linda, igualzinha a da sua foto! Já o gosto não deu muito certo, não passou a minha vontade de chocolate. rs Hidrogenado não serve para esses tipos de receita, eu já sabia, mas quis teimar. Na próxima eu acerto! ah, a dica do ovo é muito boa! Peineirar faz a diferença…

Oii! Fiz esse mousse e ficou perfeito mesmo, maravilhosoooo! Todos adoram, mas achei q ficou muito consistente. Será q se eu colocar uma caixinha de creme de leite não fica bom? O q vc acha? Bjo e parabéns pelo blog!

Oi Cami, eu queria fazer essa receita pra umas 50 pessoas. Qual a quantidade de igrediente eu uso? Faço a sobremesa no dia do evento ou posso fazer um dia antes?
Beijooooos e obrigada

Putz Ana, para 50 pessoas é gente pra caramba, rs… essa receita rende bem mais que a do mousse mega rápido… vai depender do tamanho das porções que vc vai fazer. posso te dar uma dica? testa antes do evento e coloca no pote q vc vai servir deixa uma na geladeira de um dia pro outro e outro vc come no dia, acho q é a melhor forma… desculpa a mesmo não poder ajudar mais…

fiz essa receita, e fiquei com uma dúvida: é receita pra uma porção, né?! rendeu tão pouquinho que tive que correr e improvisar um mousse de maracujá pra servir!

Acabei de fazer a mousse, ainda não provei, mas pela carinha, o cheirinho e a consistência… com certeza ficou uma miséria de comer rezando!
Só que acrescentei ao chocolate meio-amargo mais uma “metadezinha” de outra barra de chocolate ao leite! É que prefiro a mousse mais durinha, mas essa sua receita é tudo de bom! Adoro seu blog. Beijocas.

Olá essa é a primeira vez que entro em seu blog, sua receita me parece muito boa. Asssim como a colega acima eu também enho um evento pra mais ou menos 50 pessoas e gostaria de saber, essa sua receita rende mais ou menos quantos poinhos de 150 g mais ou menos??aguardo tua resposta, muito obrigada!

ai erika, sou péssima para dizer quanto rende assim em gramas, rs…
mas sabe aquele potinho branco que você serve patê? rendeu uns 6 daqueles…

Olá Cami, faz pouco tempo que acompanho teu blog, mas estou amando cada receita. E as com chocolate, então…. hummmm…

Olha só, não sei se vc sabe, mas o que contribui para o cheiro de ovo é a massa embrionária que originaria o pintinho. Geralmente aparece como uma massinha branca, grudada à película que envolve a gema. Se vc tirar essa porção, sua receita não fica com cheiro de ovo. Algumas pessoas preferem tirar também a própria película da gema, mas não é sempre q eu estou com essa paciência toda. Então, tenta fazer isso (tirar a massinha e a película) nas próximas receitas que levarem ovo cru e vê se dá certo, ok?

^^

ai jamile, arrasou comigo com a sua explicação… como olhar agora pro ovo e não lembrar do pintinho??? ain… e eu gosto tanto de ovo…

Peeerfeita mesmo!

Fiz sexta e fez sucesso… Só foi pouco pro bando de chocólatras que estavam esperando! hehehe

Fiquei com medo pq no feriado só achei chocolate ao leite, mas mesmo assim ficou muuuito bom. Na próxima faço com o certo! hehe

Obrigada pelas receitas MARAVILHOSAS!

NOSSA QUERIDÍSSIMA MESTRE CUCA!

VOCÊ É UMA BÊNÇÃO DE DEUS! SEMPRE TRAZENDO UM POUCO DO SEU CÉU, PARA NÓS……MANJAR DOS ANJOS!

fiquei completamente apaixonada pelo seu site parabéns!
descobri o prazer pela cozinha recentemente e a facilidade que vc demonstra nas receitas me faz querer correr pra tentar tb..
abraços mari!

Bom dia Cami! Após muitos dias namorando a foto do seu mousse, resolvi fazer… Mas surgiram dúvidas… Derreto o chocolate com a manteiga em banho maria e após derreter, tiro do banho maria? O meu chocolate após derreter ficou sobre a panela com agua (mas desligada) e ficou parecendo que tinha areia… Após adicionar as gemas, tem que voltar ao banho maria? Para adicionar as claras em neve ao creme de chocolate, tem que deixar esfriar bem? Tive a impressão que as claras ficaram muito líquidas e virou um creme bem mole… Não sei se ficará com consistência de mousse…

Oi Cami! Que maravilha este seu blog! Parabéns! Fora seu bom humor que é contagiante! Quero servir este seu mousse como recheio de casquinhas feitas com massa tipo biju. Quanto tempo o mousse pode ficar fora da geladeira, será que derrete? Pergunto isso pois diferente de algumas receitas que vi, não vai gelatina nele. De repente ele possa durar algumas horas fora da geladeira. Beijo grande e fique com Deus.

Adorei! Até que enfim uma receita de sobremesa sem leite condensado ou creme de leite. Parabéns! A receita é quase igual à receita francesa original. A textura e o sabor praticamente os mesmos. Não daria pra notar a diferença. Sei porque eu faço o mousse original que aprendi com um francês e resolvi fazer à sua maneira. Muito bom!

Sou leiga na cozinha, e sempre que vejo receitas tão deliciosas como essas, fico me pergintando, “pq botar gema de ovo no meio disso?” Enfim, sempre tive essa dúvida, e tbm se sem a gema, alteraria alguma coisa.

Esta mousse de chocolate fica ainda mais incrível com chocolate derretido no creme de leite sem soro! E, de fato, nossa senhora da salmonella que no guarde!!! Mtemcorre por aí que ovos caipira não teem salmonella… quem sabe com eles….

Usei a metade de extrato de baunilha pedida na receita e achei que ainda mesmo assim ficou com gosto forte, parecendo gosto de remédio. Da próxima vez acho que deveria utilizar uma colher de café. Além disso, a consistência do mousse ficou firme, não ficou muito aerado e pouco macio.

Amei a sugestão!!! Quero fazer pra já!!! Uma dúvida, teria problema não colocar o rum ou a baunilha? São ingredientes que não tenho. :/

Oi tudo bem? Então, eu adoro mousse de chocolate, fiz está receita e para completar eu tinha uma calda de frutas vermelhas sem açúcar mas com um pouquinho de conhaque…. Ficou perfeito, mas não deu nem para começar. Fazendo novamente. Abraço e obrigado pela receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *