76gde fermento líquidoo de garrafa ou 1,5g de fermento biológico + 75g de água
1/2colher de chá de sal
Massa pão
226gde farinha integral
113gde farinha branca
todo o Pâte Fermentée
14gde mel
100gdo fermento líquido ou 35g do fermento biológico +135g de água
1colher de chá de sal
Instrucões
Pâte Fermentée
Misture a farinha branca, o fermento líquido ou a mistura de fermento biológico dissolvido na água e o sal até formar uma massa homogênea. Cubra com um pano de prato e guarde em um local protegido de luz, vento e mudanças bruscas de temperatura por 12h.
Pão
Na batedeira, comece misturando a farinha integral, a de farinha branca, todo o Pâte Fermentée, o mel, o fermento líquido ou o fermento biológico dissolvido em água até formar uma massa uniforme e bem elástica.
Em seguida, deixe descansar por 10 min, esse tempo é importante para deixar a farinha absorver todo o líquido e sua massa ficar mais estável.
Logo após, é hora de sovar bem! E aos pouquinhos, ir adicionando o sal. E então, deixe a massa crescer por 4h, protegida de luz e vento.
Durante essas 4h você vai incorporar ar a sua massa 2 vezes, nos primeiros 50 min, e quando faltar 50 min para acabar o tempo. Para fazer isso, você vai fazer dobras na massa, esticando a mesma um pouquinho e dobrando 4 vezes, uma para cada lado. Tudo isso no bowl que a massa está crescendo.
Passado esse tempo, coloque seu pão já no formato que você quer e deixe crescer por 2h ou até que dobre de tamanho. Você pode usar um banneton para essa fase ou pode usar uma panela de ferro ou até mesmo uma assadeira de vidro ou cerâmica. O importante é enfarinhar bem antes de colocar seu pão para não grudar.
Asse seu pão em forno pré aquecido em temperatura aproximada de 230° por 30 min ou até que a casquinha fique bem morena.
Só corte seu pãozinho depois dele descansar uns 30 a 40 min.
Notas
Se você optar pela fermentação natural saiba que esses tempos podem mudar bastante. De tal forma que quanto mais frio, mais sua massa vai ficar preguiçosa, assim sendo, não se prenda tanto aos tempos.
Aliás quer um pão com casquinha crocante? Borrife um pouco no seu pão antes dele assar e nas paredes do forno assim que você colocar seu pão para assar.
Guarde seu pão enrolado num papel manteiga num pote bem fechado ou até mesmo dentro do forno... de fato ele irá durar mais tempo dessa forma. Da mesma forma, que na hora de comer é só esquentar ele um pouquinho na torradeira, sanduicheira ou forno.