Como fazer maionese de batata

Nesse artigo eu vou te ensinar várias dicas de como fazer maionese de batata sem erros. Na verdade, arrisco a dizer, que depois de conferir nossas sugestões você nunca mais fará essa receita sem garantir um resultado simplesmente delicioso.

Como fazer maionese de batata
Aprenda como fazer a mais deliciosa maionese de batata que você já comeu!

Maionese de batata perfeita

Sempre que faço maionese de batata aqui em casa é um super sucesso. Isso porque, ao longo dos anos, fui elaborando uma forma de deixar esse preparo ainda mais gostoso.

Por isso, aqui, eu não te darei receitas e nem pedidas. Na verdade, vou compartilhar algumas dicas para deixar a sua maionese ainda mais gostosa, deixando você à vontade para ir adaptando aos sabores que mais gostar.

Posso fazer a maionese de batata de um dia para o outro?

Sem dúvida a minha resposta é SIM. Na verdade, particularmente, eu prefiro a maionese de batata de um dia para o outro, isso porque, dessa maneira, dá tempo de todos os sabores ficarem mais intensos.

Porém, é essencial que para fazer isso, você armazene sua maionese na geladeira em pote bem vedado, principalmente se estiver usando maionese.

Dicas para de como fazer maionese de batata, a melhor que você já comeu!

Dê mais sabor a sua batata

Sem dúvida, adicionar mais sabor no momento do cozimento da batata, vai deixar a sua maionese ainda mais gostosa. Além de sal, gosto muito de adicionar alguns dentes de alho à água.

Você pode adicionar também: folhas de louro, aipo, cebola e até mesmo usar um caldo de legumes no lugar da água.

Não deixe a batata cozinhar demais

Para cozinhar a sua batata, o ideal é que você adicione a mesma enquanto a água ainda estiver fria, cobrindo todos os pedaços. O tempo de cozimento, certamente vai mudar de acordo com o tamanho do corte, por isso, tentar manter um padrão de tamanho é essencial para garantir um resultado mais uniforme.

Minha sugestão é que você deixe a batata cozida, certamente, mas mais firme. Dessa maneira, ao misturar os demais ingredientes não tem perigo dela se desfazer.

Deixe sua batata esfriar um pouco

É provável que a maioria das receitas que preparamos na cozinha, quando feitas com mais calma, tenham um resultado ainda melhor.

Deixando sua batata esfriando por alguns minutos, ela vai ficar um pouco mais firme, o que ajudará a manter sua forma ao fazer a mistura com os demais ingredientes.

Combine com maionese caseira

Com toda a certeza, usar uma maionese caseira vai garantir que sua receita fique ainda mais gostosa. Por aqui ensinamos não só uma receita bastante tradicional, como também uma versão de maionese de leite que é menos sensível à temperaturas altas.

Porém, é possível fazer essa maionese usando outras bases também. Como por exemplo: esse creme de ricota, iogurte, creme de leite (de preferência o fresco) e até mesmo, para uma versão vegana, creme de tofu.

Adicione cebola refogada

Possivelmente um dos maiores segredos da minha maionese de batata é que gosto de adicionar textura a ela. Para isso, gosto de refogar cebola (mas pode ser alho poró ou até mesmo alho) e adiciono à mistura.

Além de trazer mais um toque de sabor, traz uma textura levemente crocante.

Se você gosta de cebola crua, também pode ser uma ótima opção.

Use ervas frescas para finalizar

Com toda a certeza, tudo fica mais gostoso com o sabor fresco das ervas. E com essa receita não seria diferente. Por isso, não deixe de incluir esse ingrediente na sua mistura.

Além das clássicas cebolinha e salsa, o coentro também é uma ótima opção. E se quiser variar mais ainda no sabor, que tal adicionar manjericão?

Outras dicas para arrasar na cozinha

  • Que tal aprender picles em casa? Numa versão rápida e deliciosa! Se bobear, até combina com a sua maionese hein…
  • Como te falei, cozinhar sua batata em caldo de legumes vai trazer ainda mais sabor, por isso, te indico esse caldo super econômico e delicioso;
  • E, vamos combinar? Essa receita combina perfeitamente com uma farofinha não é mesmo? Clique aqui e confira todas as dicas para fazer a farofa mais que perfeita!

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Como fazer maionese de batata

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *