Pão de alho no forno

Sem dúvida, esse pão de alho no forno é uma receita que você precisa testar. Isso porque além de delicioso, é fácil de fazer.

E, certamente, se você preferir, pode fazer tanto no forno como na churrasqueira. A única certeza que te dou é que você vai adorar.

Pão de alho no forno
Delicioso e fácil de fazer, você precisa testar esse pão de alho no forno

Pão de alho caseiro

Que não ama um bom pão de alho? Sem dúvida, essa é uma das minhas comidinhas favoritas em um churrasco. Principalmente quando é bem feito.

Mas quem disse que a gente só pode comer pão de alho no churrasco? Essa delícia serve como uma deliciosa entrada ou aperitivo para um encontro com os amigos.

Para essa receita, além de incluirmos o queijo, que vai fazer toda a diferença, também vamos assar o alho, que vai trazer um sabor ainda mais especial ao seu preparo.

Alho assado

Como falei, sem dúvida um dos grandes segredos dessa receita é que você vai assar o alho antes de preparar a mistura que vai rechear o seu pão.

Para isso, você vai misturar os dentes de alho com azeite o suficiente para cobrir os mesmos e vai assar até que estejam macios.

Para esse preparo, algumas dicas podem te ajudar:

  • Escolha um pote pequeno, do tamanho suficiente para a quantidade de dentes de alho que quer assar, dessa maneira, você não vai precisar de azeite demais;
  • Você pode adicionar um pouco de sal antes de assar seus alhos, dessa maneira, eles ficarão ainda mais saborosos;
  • Cubra seu pote com papel alumínio para o preparo ser mais rápido;
  • Você pode levar ao forno ou então a fritadeira sem óleo. Eu usei a última opção e em 10 minutos meu alho estava super macio;
  • Não descarte o azeite onde irá cozinhar seu alho. Ele fica delicioso e pode ser usado em refogados.

Qual pão escolher

A verdade é que é possível fazer essa receita usando qualquer pão. Desde o francês até mesmo o brioche. Porém, minha indicação é dar preferencia para pães com a casca mais fina, já que você precisará gratinar e dessa forma, seu pão ficará mais torrado.

Além disso, caso vá escolher pães mais macios (que geralmente levam manteiga ou leite na massa, como é o caso do brioche), lembre que esse tipo de pão acaba torrando mais rápido e dessa maneira, pode ser melhor usar menos recheio.

Outra dica importante é que esse corte como fizemos, ele é mais indicado para os pães de casca fina e com massa mais básica, já que poderão ficar mais tempo no forno. Dessa forma, para servir da mesma maneira que nós, opte pelo pão francês, baguete ou até mesmo pães italianos.

Para outros pães, minha indicação é cortar em rodelas e adicionar o creme por cima.

Como fazer pão de alho no forno

Pão de alho no forno
Yield: 2 baguetes médias

Pão de alho no forno

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 30 minutes

Delicioso e super fácil de fazer esse pão de alho no forno é a receita perfeita pra você testar agora.

Ingredients

  • 50 g de manteiga com sal;
  • 1/2 xícara de queijo muçarela;
  • 5 dentes de alho grande - ver notas;
  • azeite;
  • 1 colher de sopa de salsa fresca;
  • sal a gosto.

Instructions

  1. Para começar, distribua seus dentes de alho em um pote do tamanho suficiente para espalha-los e cubra com azeite. Cubra seu pote com papel alumínio e leve para assar em temperatura de no máximo 200° até que fique bem macio;
  2. Em seguida, misture seu alho (amassado) os demais indiedientes até formar uma massa mais uniforme;
  3. Leve sua pasta à geladeira para que fique um pouco mais firme, mas ainda assim cremosa;
  4. Então, adicione o recheio ao pão e leve o mesmo para assar em temperatura alta até que fique dourado e o queijo tenha derretido;
  5. Sirva bem quente.

Notes

Você pode adicionar mais alho dependendo do tamanho dos seus dentes, assim como se preferir uma versão com sabor ainda mais presente. Sem dúvida, é possível dobrar essa quantidade sem erros.

Mais receitas para quem ama alho

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Pão de alho no forno

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

1 comment on “Pão de alho no forno”

Bom diiia!
Ao prazer em cumprimentá-los, registro minha satisfação em receber orientações de como preparar o saboroso “Pão de alho” e concomitantemente! pode fazer torrada, cujo consumo,………….. ( seria em seu entendimento conveniente preparar tão somente p/ ora, posso fazer pu p/semana?).
Outrossim! pergunto existências, se há, efeitos colaterais pelo uso de ALHO.
Aproveitando o ensejo, gostaria de receber tbém receita de “doce de leite de micro-ondas.
Diante desta cordialidade, fico literalmente grato pelo profissionalismo e elegância desta conceituada Empresa, solicito….. -custos financeiros -….. valores pela oportunidade de degustar seus sabores.
Cordialmente,

Mendonça.

Cordialmente, grato pela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *