Aprenda como fazer pão de forma super fácil

Certamente esse pão de forma sem sova vai fazer você querer fazer seu próprio pão. Delicioso e fácil de fazer. Perfeito até mesmo para quem não tem muita experiência em colocar a mão na massa.

Pão de forma caseiro

Eu já falei isso inúmeras vezes por aqui, mas preciso repetir: fazer pão caseiro é uma delícia. Isso porque, misturando simples ingredientes você consegue uma pão que pode ser usada das mais variadas formas.

Essa receita é muito simples, você não precisa sovar, e o resultado será um pãozinho fofinho, leve e muito gostoso.

Pão de forma sem sova

Como armazenar meu pão caseiro

Antes de mais nada é importante você saber que pão caseiro tem durabilidade infinitamente menor do que as versões industrializadas. Ou seja, é praticamente impossível fazer com que dure quase 1 mês depois de produzido.

Porém, existem formas de aumentar o tempo de consumo.

Para isso, é essencial armazenar em potes hermeticamente fechados na geladeira, onde dura uns 5 dias no máximo, ou no congelador, onde pode durar uns 15 dias.

É possível que ele continue ok depois desse tempo? Sim, mas certamente vai perder bastante da sua textura e sabor.

De qualquer forma, sem dúvida a melhor forma de consumir essa delícia é, no máximo, de um dia para o outro.

Como deixar meu pão mais saudável

Eu tenho certeza que assim que você perceber o quanto essa receita é fácil, vai pensar: será que consigo fazer uma versão integral?

A resposta é sim, porém já aviso logo que a massa tende a ficar um pouco menos leve. Principalmente por não possuir sova. Para fazer a versão integral, basta substituir até 20% da quantidade de farinha pela versão integral.

Além disso, você pode adicionar sementes, como gergelim, por exemplo. Para isso, basta pincelar a parte de cima do pão com um pouco de água e jogar suas sementes. Faça isso no momento que modelar na forma, para que o último crescimento já aconteça com as sementes.

Dicas para preparar seu pão de forma

Essa receita é realmente muito fácil de fazer. Certamente, é uma ótima opção para quem está começando a colocar a mão na massa agora.

De qualquer forma, preparamos algumas dicas para você acertar na receita, como por exemplo:

  • Use uma farinha de qualidade. Sem dúvida, essa dica é a mais importante. Priorize marcas que indiquem um percentual de 16 a 20% de proteína em sua composição;
  • Respeite os tempos de crescimento. Sua massa precisa descansar para crescer. Esse tempo pode mudar conforme o clima, ou seja, em dias frios a massa tende a crescer mais devagar. Já em dias mais quentes, pode ser que o tempo de crescimento seja menor;
  • Pode ser necessário ajustar as quantidades de ingredientes. Depois de misturar as quantidades indicadas abaixo, pode ser necessário adicionar mais farinha (caso a massa tenha ficado mole demais) ou um pouco mais de água (caso tenha ficado firme demais) e tá tudo bem;
  • Para quem já tem mais habilidade com pães, deixe sua massa hidratada. Certamente massas mais hidratadas geram pães mais leves, mas, ao mesmo tempo, é mais difícil de manipular. Por isso, se você já tem mais prática em fazer pães, tende deixar sua massa mais hidratada mesmo.

Receita de pão de forma sem sova

Pão de forma sem sova
Yield: 1 pão médio

Pão de forma sem sova

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 45 minutes
Additional Time: 3 hours
Total Time: 3 hours 55 minutes

Você vai se surpreender com a facilidade para fazer esse pão de forma. Sem sova, fofinho e delicioso.

Ingredients

  • 1 e 1/2 colher de chá de açúcar;
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal;
  • 3 xícaras de farinha;
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento para pão;
  • 1 e 1/2 xícara de água morna;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • manteiga para untar.

Instructions

  1. Em uma tigela grande adicione todos os ingredientes e com a ajuda de uma espátula, misture bem até formar uma massa bem uniforme;
  2. Cubra sua tigela e deixe crescer por pelo menos 2h ou até que a massa dobre de tamanho;
  3. Após esse tempo, adicione o azeite para ajudar você a fazer dobras na sua massa e sem seguida, transfira a mesma para uma forma untada com manteiga;
  4. Cubra a forma e deixe crescer por mais 1h;
  5. Após esse tempo, leve para assar em forno pré aquecido, em temperatura média de , por 45 min ou até que fique bem dourado;
  6. Espere esfriar completamente antes de cortar seu pão.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Itens que podem ajudar a fazer seu pão 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Bowls ou Tigelas: O ideal para facilitar seu dia a dia é ter tigelas de todos os tamanhos. Eu prefiro as opções em vidro, cerâmica ou inox, já que são mais versáteis;
  2. Batedeira planetária: Mas se você não quer fazer seu pão na mão, uma batedeira do tipo planetária é tudo que você precisa. E tem opções de todos os tamanhos.

Outras receitas de pão que são fáceis de fazer

Guarde essa receita no seu Pinterest

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nenhum comentário para essa receita. Seja o primeiro :)

Anterior
Rabanada de pão de forma
Pão de forma sem sova

Skip to Recipe Política de Privacidade