Categorias
Dicas de cozinha Massas

Como fazer lasanha

Dicas para arrasar na hora de fazer a sua massa

Nesse post eu vou te ensinar como fazer lasanha sem erros. Com toda a certeza, depois de ler essas dicas você vai fazer a melhor lasanha que já comeu na vida.

O macarrão certo

Pra começar, é importante escolher a massa para a sua lasanha. Inegavelmente, a opção de usar massa fresca será sempre a melhor escolha. Mas atenção, se for fazer a sua massa em casa (e aqui a gente te explica como fazer) não deixe as camadas muito finas, para que você possa manter a estrutura do seu prato.

Caso opte por uma versão industrializada, dê preferência a marcas que utilizem o mínimo de ingredientes possíveis. O ideal é utilizar as que possuem somente farinha/sêmola e água ou ovos em sua composição.

Além disso, hoje em dia, a maioria das massas industrializadas tem a indicação de poder ir direto ao forno sem necessidade de ser cozida previamente. E certamente, isso além de facilitar, ajuda a deixar sua massa na consistência certa.

Ponto certo do molho

É provável que esse seja o ponto de maior atenção na hora de preparar uma lasanha. Isso porque, o seu molho além de rechear também tem o papel de cozinhar a sua massa.

Ao mesmo tempo que você não pode fazer um molho extremamente líquido e ralo, o que deixará sua lasanha sem forma, um molho muito grosso também pode fazer com que a sua massa não cozinhe.

Um truque super interessante é adicionar algum espessante sempre que você usar um molho de tomate como base. Geralmente, esse molho tende a criar um líquido que se separa do molho e o amido de milho ou farinha de trigo pode ajudar bastante a evitar isso.

Por aqui, a minha escolha, geralmente, é por esse molho a bolonhesa perfeito. E para essa quantidade, geralmente uso 1/2 colher de sopa de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água.

A ordem das camadas

Segundo as regras italianas, a lasanha perfeita deve ter pelo menos 5 camadas. Mas claro, que nem sempre conseguimos seguir a risca essa regra. Mas certamente, quanto mais camadas, mais interessante fica o resultado final.

Separamos algumas dicas que vão ajudar você a montar a lasanha perfeita:

  • Comece sempre com uma fina camada de molho. Dessa maneira, a sua massa não gruda no tabuleiro, e será mais fácil desenformar;
  • Não exagere nas camadas de molho. O ideal é que cada camada de recheio não ultrapasse 1 dedo de altura aproximadamente;
  • Camadas de queijo alternadas. Se você vai usar queijo, meu conselho é alternar uma camada sim e outra não;
  • Não esqueça do parmesão. Com toda a certeza a muçarela é o queijo mais utilizado para a montagem das camadas. Mas o parmesão vai trazer ainda mais sabor para o seu prato. Além disso, colocando o mesmo na última camada, você terá um gratinado ainda mais bonito.

Como assar e gratinar

Pra começar é essencial que você pré-aqueça bem o seu forno. E para que isso aconteça, é importante que ele esteja ligado a pelo menos 30 min em temperatura máxima (no caso de fornos à gás).

Na hora de assar sua lasanha, você pode fazer de 2 formas:

  • Com papel alumínio. 15 a 20 minutos de forno em temperatura média, serão suficientes para deixar sua massa cozida. Após esse tempo, retire o papel e deixe gratinar bem
  • Sem papel alumínio. Como você não irá concentrar o calor, possivelmente precisará de 30 a 40 min para a sua lasanha estar cozida e gratinada perfeitamente. Nessa opção você também pode começar com o forno em temperatura média e aumentar a temperatura nos minutos finais.

Para mais dicas confira os posts

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.