Nhoque de batata

A melhor receita de nhoque que você já experimentou

É provável que você já tenha experimentado algum nhoque de batata com a massa pesada e um sabor de farinha bem forte. Mas depois desse post você vai descobrir como fazer o melhor nhoque que você já comeu.

nhoque de batata

Se existe comida com mais gosto de almoço de domingo com a família eu desconheço. Além disso, todo o processo que envolve a produção desse prato pode ser feito em conjunto: preparar a massa, cortar, cozinhar, preparar um molho gostoso para acompanhar…

Dicas para fazer um nhoque perfeito

E claro, com algumas dicas você vai deixar seu nhoque perfeito, por exemplo:

  • Asse suas batatas. É provável que essa seja a dica mais importante, pois dessa maneira você deixará a batata mais seca precisando de uma quantidade menor de farinha para dar ponto na massa;
  • Vá limpando sua mão durante o processo. Pode parecer uma dica simples, mas isso vai te ajudar a dar ponto na massa sem precisar adicionar muita farinha.
  • Acerte a quantidade de farinha quando for cortar a massa. Ou seja, espalhe farinha na sua mesa de trabalho e também na massa, isso já deve ser suficiente para ela chegar no ponto. Mas claro, se sua massa estiver molenga demais, pode ser necessário sim adicionar mais farinha.
  • Deixe sua massa descansar. Após fazer o corte, deixe seus nhoques descansarem por aproximadamente 30 min, dessa maneira eles criarão uma camada mais sequinha por fora.
  • Para dar um toque especial, doure seus nhoques. Depois de cozidos, esquente uma frigideira antiaderente com azeite e quando estiver bem quente, passe seus nhoques  para eles criarem uma casquinha dourada.

Nhoque de batata

Com que molho servir meu nhoque?

Certamente a minha primeira opção é o molho bolonhesa (clique aqui para ver a receita), porque, para mim, é o molho perfeito para acompanhar uma massa com gostinho de comida de família.

Outro molho que com toda a certeza é delicioso é o clássico marinara, e você pode ver a receita clicando aqui.

Se você prefere uma opção sem tomate, o amanteigado molho alfredo certamente vai te agradar. Vem ver a receita aqui.

Confira a receita do nhoque de batata

nhoque de batata
Yield: 6 porções

Nhoque de batata

Prep Time: 40 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 50 minutes

A melhor e mais leve receita de nhoque de batata que você já experimentou.

Ingredients

  • 1 kg de batata;
  • 200 g de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 50 de queijo parmesão ralado;
  • 2 colheres de chá de sal;
  • pimenta do reino moída na hora a gosto.

Instructions

  1. Comece assando suas batatas (com a casca). Você pode envolve-las em papel alumínio ou assar direto em um tabuleiro em temperatura mais baixa para não queimar suas batatas antes que elas amaciem;
  2. Logo após, retire as cascas da batata e amasse bem até formar um creme uniforme;
  3. Adicione então os demais ingredientes misturando bem até formar uma massa uniforme;
  4. Como os ovos podem variar de tamanho, pode ser necessário usar um pouco mais de farinha de trigo, mas siga as dicas do post para não enfarinhar demais;
  5. Em uma superfície enfarinhada faça rolinhos com a sua massa e corte seus nhoques;
  6. Cozinhe-os em uma panela com bastante água fervente e retire assim que começar a boiar.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *