fbpx

Receitas de Natal – confira um cardápio mais saudável

Quero Comida de Verdade

Uma seleção de receitas mais saudáveis para deixar seu natal mais gostoso

Buscando uma forma de manter uma alimentação mais saudável nas ceias de final de ano? Vem conferir essas receitas de natal e ano novo que selecionamentos para você!

Mas antes de começar, uma coisa é importante dizer: sim, você pode buscar opções mais saudáveis, mas lembre que você pode comer de tudo e ser feliz! Sem paranoias! Com toda a certeza isso muda, se por questões de saúde você precisa dar uma segurada.

Portanto, aqui, não me preocupei em colocar nenhuma receita extremamente restritiva e sim, comida de verdade, mas sem radicalismos. Espero que curtam.

Entradas para a ceia de natal!

Para acompanhar essas receitas, opte por um pão de fermentação natural (veja aqui uma receita incrível) ou chips de legumes (veja essa versão de batata doce).

Antepasto de berinjela e abobrinha

Fácil de fazer, rende super bem, serve como entrada assim como acompanha um prato principal. E o melhor, se você fizer no dia anterior ao dia que vai servir, vai ficar ainda mais gostoso.



Homus de grão de bico

Essa pastinha de grão de bico é certamente uma delícia! Perfeita para ser servida antes da ceia!

homus de grão de bico

Tapenade

Feita basicamente de azeitona e alguns temperos é uma pastinha perfeita para comer antes do jantar ou almoço de final de ano.

Pratos principais e acompanhamentos

Dá pra comer peru, chester e afins… Até mesmo a carne de porco, se ela estiver menos gordurosa. Mas separamos algumas opções deliciosamente saudáveis que vai agradar até quem faz cara feia pra esse tipo de comida!

Bacalhau com legumes

Esse bacalhau além de ser super fácil de fazer fica simplesmente delicioso. Enquanto assa, perfuma a casa todinha e é impossível não se apaixonar na primeira garfada.

bacalhau

Arroz com lentilha

Lentilha além de trazer sorte (pelo menos é o que dizem) é mega saudável. Quer deixar esse preparo mais saudável ainda? Que tal substituir o arroz branco por integral e só caramelizar as cebolas? E fique sabendo que para caramelizar as cebolas você não precisa de açúcar, por si só a cebola fica caramelizada, só é preciso paciência.

Nuvem de cenoura

Você pode fazer de cenoura, abóbora, chuchu, batata doce ou até quem sabe, fazer um mix de legumes. Fica levinho, levinho.


Coleslaw com molho cítrico

Geralmente temos dias quentes tanto no Natal como no ano novo, portanto, uma salada até que cai bem não é mesmo? E essa é certamente a sua melhor opção. As folhas aguentam horas fora da geladeira sem perder a crocância.

Risoto de camarão com arroz integral e abóbora

Risoto é definitivamente uma comida com cara de festa! Mas para quem quer se manter mais saudável, que tal se deliciar com essa versão feita com arroz integral e creme de abóbora?

Sobremesas

Definitivamente essa é a parte mais polêmica de uma ceia mais saudável. Mas lembre-se, comendo com moderação, porque não? Aqui tem algumas opções onde cabem substituições para deixa-las ainda mais leves.

Creme de manga com toque de hortelã

Levinho e refrescante essa sobremesa é inegavelmente perfeita para as noites quentes de dezembro. Além disso, cai super bem depois da comilança do jantar/almoço de Natal.

Sorvete de banana

Sorvete é certamente a sobremesa que mais combina com calor né? Esse é feito só de banana, e nessa versão ganhou um toque de doce de leite, mas você pode substituir por nuts ou até pasta de amendoim.

Torta de chocolate levíssima

Ok, ela não é sem açúcar. Mas que tal subsituir o chocolate meio amargo por um 70% e omitir o açúcar da receita? Te garanto, suas ceias acabarão muito mais felizes!

 


E já conferiu a nova coluna do naminhapanela? Lá a nutricionista Joice Amaro explica de uma forma mega legal sobre alimentação saudável e equilíbrio nessa época do ano. Vem ver aqui!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário para essa receita. Seja o primeiro :)

Anterior
Alimentação saudável
Receitas de Natal – confira um cardápio mais saudável