Receitas de Natal – confira um cardápio mais saudável

Buscando uma forma de manter uma alimentação mais saudável nas ceias de final de ano? Vem conferir nossa sugestão de Cardápio Saudável Natal com as receitas que selecionamos para você!

Mas antes de começar, uma coisa é importante dizer: sim, você pode buscar opções mais saudáveis, mas lembre que você pode comer de tudo e ser feliz! Sem paranoias! Com toda a certeza isso muda, se por questões de saúde você precisa respeitar algumas restrições.

Portanto, aqui, não me preocupei em colocar nenhuma receita extremamente restritiva e sim, comida de verdade, mas sem radicalismos. Espero que curtam.

Entradas para a ceia de Natal

Para acompanhar essas receitas, opte por um pão de fermentação natural (veja aqui uma receita incrível) ou um biscoito crocante nutritivo (como esse feito com semente de girassol)

Tomates assados

Sem dúvida, é uma das receitas mais fáceis para preparar para servir como entradinha. Além disso, ainda acompanha super bem pratos principais e saladas.

Antepasto de abobrinha e berinjela

Fácil de fazer, rende super bem, serve como entrada assim como acompanha um prato principal. E o melhor, se você fizer no dia anterior ao dia que vai servir, vai ficar ainda mais gostoso.

Antepasto de abobrinha e berinjela

Salsa de manga

Opção deliciosa e super refrescante para servir de entrada para a sua ceia.

Salsa de Manga

Homus de cenoura

Essa pastinha de grão de bico é certamente uma delícia! Perfeita para ser servida antes da ceia! E essa versão com cenoura é ainda mais especial.

Tapenade

Feita basicamente de azeitona e alguns temperos é uma pastinha perfeita para comer antes do jantar ou almoço de final de ano.

tapenade

Pratos principais e acompanhamentos

Dá pra comer peru, chester e afins… Até mesmo a carne de porco, se ela estiver menos gordurosa. Mas separamos algumas opções deliciosamente saudáveis que vai agradar até quem faz cara feia pra esse tipo de comida!

Salada de bacalhau com grãos

Com toda a certeza, bacalhau é uma das primeiras opções que pensamos quando começamos a planejar a ceia. E essa versão com grãos é deliciosa e pode ser servida quente ou fria.

Arroz com lentilha

Lentilha além de trazer sorte (pelo menos é o que dizem) é mega saudável. Quer deixar esse preparo mais saudável ainda? Que tal substituir o arroz branco por integral e só caramelizar as cebolas? E fique sabendo que para caramelizar as cebolas você não precisa de açúcar, por si só a cebola fica caramelizada, só é preciso paciência.

arroz de lentilha

Bacalhau com legumes

Sem dúvida essa receita de bacalhau é incrível. Pra começar, ela é bem fácil de fazer, além disso, não acompanha batata (que nem vai fazer falta) e certamente fica uma delícia.

bacalhau

Salpicão saudável

O clássico salpicão, mas em uma versão mais saudável e que eu simplesmente amo. Tenho certeza que você nem vai sentir falta da versão tradicional.

Cuscuz de legumes assados

Arrisco a dizer que essa é a versão que eu mais adoro. Assar os legumes faz TODA a diferença. Além disso, seus temperos deixam essa delícia como uma opção super leve para os dias quentes de final de ano.

Cuscuz marroquino com legumes assados

Peixe assado amanteigado com limão

Eu tenho certeza que essa receita vai surpreender você. O sabor desse peixe é delicado e apaixonante. Eu amo fazer essa receita em datas especiais e sempre me encanto com a praticidade de preparo dela.

Peixe assado amanteigado - naminhapanela.com

Salada crocante

Vamos combinar? Essa salada já tem as cores de Natal, como não se render a isso?

Salada crocante de folhas

Arroz de cúrcuma

Que tal servir um arroz gostoso, mas ao mesmo tempo nutritivo? Esse receita com cúrcuma pode ser uma ótima opção. E fica lindo não é mesmo?

Salada de batata

Um acompanhamento clássico que ganha uma versão super saudável e leve. Perfeita para o calorão que geralmente faz durante o final do ano.

Sobremesas

Definitivamente essa é a parte mais polêmica de uma ceia mais saudável. Mas lembre-se, comendo com moderação, porque não? Aqui tem algumas opções onde cabem substituições para deixa-las ainda mais leves.

Creme de manga

Levinho e refrescante essa sobremesa é inegavelmente perfeita para as noites quentes de dezembro. Além disso, cai super bem depois da comilança do jantar/almoço de Natal.

Sorvete de banana

Sorvete é certamente a sobremesa que mais combina com calor né? Esse é feito só de banana, e nessa versão ganhou um toque de doce de leite, mas você pode substituir por nuts ou até pasta de amendoim.

sorvete-de-banana-com-doce-de-leite

Torta de chocolate levíssima

Ok, ela não é sem açúcar. Mas que tal substituir o chocolate meio amargo por um 70% e omitir o açúcar da receita? Te garanto, suas ceias acabarão muito mais felizes!

Torta-de-chocolate-sem-farinha

Torta de maçã e canela

Só de preparar essa tortinha, sua casa já vai ficar com cheirinho de Natal. E ela fica uma delícia tanto morninha, como gelada.

Torta de maçã saudável

Itens que vão deixar a sua ceia ainda mais incrível 🎄

Comprando através dos links abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome dos itens.

  1. Louças: Que tal investir em louças bonitas para servir sua ceia de Natal em alto estilo? Por aqui, gostamos muito das louças da Oxford Porcelanas, que geralmente são as utilizadas na maioria das nossas fotos;
  2. Talheres: Imagina preparar uma mesa linda e perceber que tá faltando garfo pra todo mundo!? Você não vai deixar isso acontecer né?
  3. Eletroportáteis: Um bom liquidificador, o micro-ondas e até mesmo uma airfryer podem ajudar muito no preparo das receitas;
  4. Alexa: Não sei vocês, mas quando vou fazer muita comida ter uma música boa tocando é essencial. Além disso, a alexa pode te ajudar na lista de comprar pra você não esquecer nada.

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

O Quero Comida de Verdade é um projeto do naminhapanela para falar sobre alimentação saudável. Não só receitas, como também dicas e informações úteis para uma vida mais equilibrada no dia a dia.
Você acompanhar através dos canais:

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *