Bolo de chocolate

Para quem quer uma receita de Bolo de chocolate perfeito!

Bolo de chocolate nunca foi o meu favorito (pronto falei), mas esse receita conquistou seriamente meu coração. Deve ser porque além de fofinho e molhadinho, ele tem um gosto denso, menos açucarado e isso agrada bem mais o meu paladar.

Definitivamente é e sempre será o MEU BOLO DE CHOCOLATE!

bolo de chocolate fofinho e molhadinho

Como fazer o bolo de chocolate ficar molhadinho?

Muitas vezes o resultado de um bolo de chocolate é meio seco. Isso acontece porque o  chocolate/cacau muitas vezes “suga” a umidade da massa. No entanto, isso não acontece nessa receita.

Esse bolo é riquíssima em sabor e umidade e isso acontece porque é uma massa mais rica em gordura e com uma preparação um pouco diferente do habitual.

Por isso, eu preciso dizer que sim, você vai ter um pouquinho mais de trabalho do que teria com uma receita de liquidificador por exemplo (que por acaso eu adoro), mas vai valer a pena. Que tal tirar uma tarde para ir pra cozinha e se deliciar cozinhando para as pessoas que você ama?

Já quer a receita?

Eu imagino que se você ainda não está convencida pelo que eu disse, pelo menos as fotos vão fazer esse trabalho de convencimento. Minha dica pra você é: FAÇA, porque vai valer muito a pena!

4.5 from 2 reviews
Bolo de chocolate
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
O melhor e mais fofinho bolo de chocolate de todos os tempos!
Autor:
Ingredientes
  • 1 xícara água
  • 1+ ¾ xícara farinha de trigo
  • 150 gr manteiga sem sal
  • ½ xícara cacau em pó
  • 1+1/2 xícara açúcar
  • 1 colher de sopa fermento para bolo
  • 4 ovos
  • 1 lata creme de leite sem soro
Modo de Preparo
  1. Em uma panela leve para derreter a manteiga juntamente com a água e o cacau em pó. Misture bem para formar um líquido uniforme. Reserve para esfriar levemente.
  2. Na batedeira (mas se preferir pode fazer na mão), bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo e mais esbranquiçado. Adicione a mistura da manteiga, o creme de leite e por último a farinha e o fermento peneirados.
  3. Unte sua forma com manteiga, salpique com o cacau e só então adicione sua massa. Asse em forno em temperatura média por aproximadamente 45 min, ou até passar no teste do palitinho.
  4. Para cobertura, você pode fazer um brigadeiro mole ou como eu, fazer um ganache de chocolate. Como eu curto chocolate menos doce eu derreti 250g de chocolate meio amargo, misturei a 200ml de creme de leite e fui generosa na cobertura, rs...
Porção
Serve: 10 porções

ps: comi esse bolo de chocolate depois de uns 3 dias e ele continuava fofinho, maravilhoso e molhadinho! A dificuldade vai ser ele durar esse tempo todo, rs…

Ama bolo e quer mais receitas?

Porque um bolinho sempre deixa o dia muito melhor!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

21 comments on “Bolo de chocolate”

Ola! Fiquei com 2 duvidas:
1 – quanto a mistura de manteiga precisa esfriar?! Tem q estar mais pra frio ou mais pra quente?!
2 – depois de bater os ovos com açucar, o acrescimo dos demais ingredientes é na batedeira?! Ou a partir desse ponto tem q misturar na mão?

Vou ter q fazer porque eu sempre fico decepcionada com bolos de chocolate secos e esfarelados. A manteiga precisa ser sem sal? Eu costumo sempre ter com sal em casa.

Poxa Joana :/ Esse bolo é feito com frequência por aqui, que pena q não deu certo.
Não desiste não, verifica se o fermento está na validade e armazenado corretamente, e se as medidas estão bem certinhas dos ingredientes, bolo é ciência exata, rsrsrs. Qualquer coisa estamos aqui! Abs

Obrigada por essa receita. É a melhor receita de bolo de chocolate que já fiz. Apenas adaptei alguns itens: coloquei apenas uma colher de sopa de manteiga sem sal (acho que o creme de leite tem a “gordura” que faltaria) 1 xícara rasa de Nescau (que já tem açúcar) e 1 xícara açúcar, fica menos doce e menos “gordo”. A grande dica é deixar morna ou temp. ambiente a mistura que foi pro fogo (água, manteiga, Nescau), pra não atrapalhar a ação do fermento. Eu misturo todos os líquidos primeiro (creme de leite, ovos+açúcar batidos em batedeira “fofos” e misturinha morna). Coloco a farinha delicadamente peneirada, batendo com fuet a mão (não bata na batedeira, pode embatumar). Por último, coloco o fermento por cima da massa, adiciono gotas de água, quando ele começa a “ferver”, misturo de dentro pra fora para entrar na massa junto com o ar, isso é importante para o bolo crescer por igual e o fermento agir perfeitamente. Imediatamente coloco na forma untada e no forno 180 graus C. Não abra mais o forno. Aguarde uns 15-20 mins que deve ser suficiente, palito saiu limpo? Só tirar. Não tem erro. Fica incrível. Obrigada Cami e equipe naminhapanela

Posso substituir a farinha de trigo por outra farinha? ( intolerância a glúten) . E qual farinha vc indica ? para que o bolo fique bom.

Marcia,
Infelizmente nunca testei essa receita com outro tipo de farinha, sei que existem mix de farinhas sem glúten, e eu imagino que possa ser a melhor opção para uma substituição.

Acabei de bater o bolo e coloquei pra assar rs, mas confesso que fiquei meio com o pé atrás com a massa, pois a consistência dela ficou muito líquida, e normal?!

Amei suas dicas p/ o bolo de chocolate eu nunca acertei fazer eles sempre ficam solados
Agora vou seguir suas dicas e espero acertar .
Um abraço e muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam: