bolo de chocolate perfeito

Bolo de chocolate nunca foi o meu favorito (pronto falei), mas esse daí conquistou seriamente meu coração. Deve ser porque além de fofinho e molhadinho, ele tem um gosto denso, menos açucarado que agrada bem mais o meu paladar. Definitivamente é e sempre será o MEU BOLO DE CHOCOLATE!

Outra  resistência ao  bolo de chocolate, era porque muitas vezes o resultado era um bolo meio seco, o que aprendi que é tudo culpa do chocolate/cacau que muitas vezes “suga” a umidade da massa. Bem, isso não acontece nessa receita… Que é riquíssima de sabor e umidade e isso se deve a uma massa mais rica em gordura e com uma preparação um tantinho diferente do habitual.

Sim, você vai ter um pouquinho mais de trabalho do que teria com uma receita de liquidificador por exemplo (que por acaso eu adoro), mas vai valer a pena. Que tal tirar uma tarde para ir pra cozinha e se deliciar cozinhando para as pessoas que você ama?

E se nada que eu falei te convenceu ainda a ir correndo pra cozinha, quem sabe essa foto aí embaixo não ajude :-P

Então pode parar de babar na tela e anota essa receita que é garantia de sucesso certo e amor profundo.

Ingredientes
150g de manteiga
1/2 xícara de cacau em pó
1 xícara de água
1 + 3/4 de xícara farinha de trigo
1+ 1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa rasa de fermento para bolo 1
lata de creme de leite (sem soro)

 

Como fazer
Em uma panela leve para derreter a manteiga juntamente com a água e o cacau em pó. Misture bem para formar um líquido uniforme. Reserve para esfriar levemente.

Na batedeira (mas se preferir pode fazer na mão), bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo e mais esbranquiçado. Adicione a mistura da manteiga e por último a farinha e o fermento peneirados.

Unte sua forma com manteiga, salpique com o cacau e só então adicione sua massa. Asse em forno em temperatura média por aproximadamente 45 min, ou até passar no teste do palitinho.

Para cobertura, você pode fazer um brigadeiro mole ou como eu, fazer um ganache de chocolate. Como eu curto chocolate menos doce eu derreti 250g de chocolate meio amargo, misturei a 200ml de creme de leite e fui generosa na cobertura, rs…

 

ps: comi esse bolo depois de uns 3 dias e ele continuava fofo, maravilhoso e molhadinho! A dificuldade vai ser ele durar esse tempo todo, rs…


Olha isso aqui...