Uma mistura gostosa e nutritiva
Dizem por aí que comer arroz com lentilha dá sorte, principalmente na virada do ano! A sorte eu não posso garantir, mas que essa receita é maravilhosa e de fato dá vontade de fazer ela o ano todo!
Uma mistura nutritiva
Já refiz essa receita inúmeras vezes e é provável que muitas vezes tenha comido ele assim, puro de tão gostoso que é!
Ao mesmo tempo, para quem não sabe, a lentilha é riquíssima em fibras e proteínas. Certamente é um super grão para ser incluído na alimentação do dia a dia. Por isso, por aqui, também fazemos a versão com arroz integral.
E quando você pensa que já se convenceu e vai fazer essa delicinha, tenho mais uma informação: essa receita rende super bem, e dessa forma, é perfeita para servir em encontros com a família!
Confira a receita do arroz com lentilha
- 250g de lentilha
- 1 xícara e meia de arroz
- 1 cebola pequena e 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- ¼ xícara de azeite
- 1l de caldo de legumes
- Sal a gosto
- Óleo para fritar o quanto baste
- Comece cozinhando a lentilha no caldo de legumes e sal a gosto. Em fogo baixo e mexendo de vez, deixe o grão cozinhar bem, mas sem desmanchar. Quando estiver cozida, escorra e reserve.
- Enquanto isso, faça um refogado com a metade do azeite e a cebola pequena cortada em pedaços pequenos. Adicione o arroz crú, deixe “fritar” um pouquinho. Adicione 3 xícaras de água, sal a gosto e deixe o arroz cozinhar em fogo baixo.
- Logo após, corte a cebola grande em rodelas finas e frite por imersão em óleo bem quente, deixando escorrer em papel toalha quando sair da panela.
- Em uma panela refogue o alho amassado junto com o restante do óleo até o mesmo ficar levemente dourado. Adicione da lentilha, misture bem. Retire do fogo e misture então o arroz e as cebolas fritas, deixando uma quantidade para colocar por cima.
Super dica
Quer fazer a versão mais saudável dessa receita? Experimente caramelizar a cebola, refogando ela calmamente, de tal forma que você não vai precisar adicionar açúcar, somente um pouco de óleo.
O que você acha?