Tortillas mexicanas

Comida mexicana é uma delícia!

Se você também acha comida mexicana apaixonante, você vai amar essa receita de tortillas mexicanas.

Há tempos queria trazer um material assim bem completo, que envolvesse todo o conjunto dessa cozinha que eu tanto amo. sou dessas que está em berlim, num frio de rachar, e não resiste a entrar numa birosquinha fofa pra comer burrito só porque tinha um chipotle de chocolate <3

A ideia é que você faça a tortilla e o recheio, sem complicações, com ingredientes mega simples e que o resultado seja bem assim, fresco, colorido e delicioso.

E vamos organizar para você produzir essas delicinhas no timing certo! primeiro quem precisa de mais tempo de maturação, rs… vamos começar de salsa e sour cream de siracha.

Para o sour cream misture 150g de creme de ricota com o suco de 1 limão (aproximadamente 1/4 de xícara) e 1 colher de sopa de siracha (que você pode substituir por chipotle tbm viu?). misture bem e deixe na geladeira.

Aí bora começar com a salsa…. eu sempre faço a mais porque gosto de complementar a tortilla com nachos e essa salsa fica perfeita pra isso. o grande segredo é cortar tudo bem miudinho. e você vai misturar 1 cebola roxa pequena cortadinha, com 4 tomates médios picadinhos, o suco de 1/2 limão (que vai quebrar o croc de cebola crua), pimenta e sal à gosto e 1/2 xícara de salsinha fresca.

tortillas mexicanas
tortillas mexicanas
tortillas mexicanas
tortillas mexicanas

Bora fazer esse franguinho delícia? comece refogando 2 dentes de alho em um fio de azeite, e então adicione 1/2 xícara de molho de tomate, 1 colher de chá de chilli em pó, 1/2 colher de páprica picante (pode ser a doce se você não curte comida muito apimentada), 250g de peito de frango cozido e desfiado e sal a gosto. a ideia é não ficar molho sobrando não tá? é só envolver o frango.

E aí que você já tá com quase tudo pronto e vem a parte mais incrível! bora fazer a sua própria tortilla??? <3

Eu acho legal você deixar a massa pronta, mas só finalizar pertinho da hora de servir… assim você vai ter a massinha bem quentinha e isso sim, faz toda a diferença! então é só misturar 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de café de sal,  1/3 de xíc. de azeite e 3/4 xíc de água (que você vai colocando aos pouquinhos até dar o ponto).

Separe em bolinhas e aí vem 2 segredinhos: o primeiro é abrir um disco de massa beemmm fininho. e o segundo é levar para “assar” na frigideira em fogo bem, mas bem baixinho… e deixar ela ficar só com pontinhos levemente marrons… assim a massa fica na textura perfeita.

Já falei que eu amo comida colorida? e vamos combinar, comida colorida = comida alegre né não?

Obs: essas quantidades aí renderam 8 tortillas que servimos assim como tacos :-)

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

14 comments on “Tortillas mexicanas”

Receitas sumples de fazer.
Parabéns meninas.
Assim não tem desculpas pra quem não sabe cozinhar …muito fácil de fazer e deliciosas.!

Bom dia!

Vocês são só MARAVILHOSOS!!!!

Conheci o blog ontem e fiz esta receita, SUCESSO TOTAL…Meu namorada pediu para fazer hoje de novo.

Receitas fáceis, rápidas e acessíveis!

Obrigada.

Bom dia!

Vocês são só MARAVILHOSOS!!!!

Conheci o blog ontem e fiz esta receita, SUCESSO TOTAL…Meu namorado pediu para fazer hoje de novo.

Receitas fáceis, rápidas e acessíveis!

Obrigada.

Não sei quem disse que a tortilla mexicana pode ser feita com farinha de trigo. O nome dessa receita deveria ser tortillas brasileiras, isso sim, porque a tortilla mexicana é feita de harina de maiz, ou seja, farinha de milho branco e para dar a textura adequada e poder ser chamada realmente de tortilla mexcicana, deve levar cal. Isso mesmo, esse “cal” que nós conhecemos com que se faz reboco de paredes e água.
Originalmente nem sal se coloca nas tortillas mexicanas.

Fora disso chame-as de tortilla quem assim o desejar, mas nunca serão como as mexicanas.

Chamar essas tortillas feitas com farinha de trigo de tortilla mexicanas é o mesmo que fazer pastel de nata no Brasil e chamar de PASTEL DE BELÉM, a tradicional iguaria portuguesa que leva este nome que, no início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. … Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por “Pastéis de Belém”. Que são os únicos que podem ser assim camados.
Fora desse local, ele deve levar o nome de PASTEL DE NATAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *