coxinha de batata baroa

Quem não gosta de coxinha, bom sujeito não é… e essa aí me conquistou na primeira mordida de tão gostosa que é! Coxinha de batata baroa!

Mas não vou mentir pra vocês: fazer coxinha na mão dá trabalho viu? mas você será recompensado na primeira mordida acompanhada de uma explosão de sabores e textura levinha, levinha…

E o recheio é tão, tão gostoso, que foi difícil me segurar na vontade de comer antes de colocar nas minhas coxinhas amarelinhas fofinhas <3

coxinha de batata baroa
coxinha de batata baroa

pra começar, você vai cozinhar 500g de batata baroa até que fiquem bem macias e você possa fazer um purê com elas. deixa esfriar um tantinho e enquanto isso, em uma panela, misture 1/2 xícara de farinha de trigo, 1 gema, 1/2 xícara de leite e sal a gosto e, em fogo baixo, e mexendo sempre, deixe cozinhar até formar uma bola de massa, deixe esfriar um tantinho também. aí é juntar a massa ao purê até conseguir uma massa fácil de modelar (caso seja necessário, adicione mais um tantinho de farinha).

para o recheio, você vai misturar 1 xícara de peito de frango cozido e desfiado, com 3 colheres de sopa de requeijão e 1 colher de sopa rasa de salsa desidratada.

aí, é montar as coxinhas, tentar colocar o máximo de recheio, e empanar na seguinte ordem: farinha de trigo, ovo (é só bater os ovos, clara e gema) e por último farinha de rosca.

o ideal é fritar por imersão, até que fiquem beemmm douradinhas e se deliciar!

ps1: quanto menores as coxinhas, mas difícil é o trabalho de modelar e rechear!

ps2: você pode deixar a massa na geladeira uns minutinhos para ela ficar bem firme e facilitar (e muito) o seu trabalho.

ps3: essa receitinha faz parte do nosso livro “Delicinhas de Boteco” e você pode fazer o download do e-book de graça, iieeeiii!!! clique aqui e baixe o seu!

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

5 comments on “coxinha de batata baroa”

Ai Camis… Que bom ver receita no blog!!! Adoro seu blog!!! estava sentindo falta!!! E que coxinha é essa. Vou ter que fazer!! Bjussssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *