fbpx

focaccia de tomate e manjericão

ter um marido que ama fazer pães é tão maravilhoso. mas o que acho mais incrível é ver como ele entende a química das misturas, o timing do fermento e o jeito certo de fazer a massa crescer! e isso fez com que essa focaccia ficasse no mínimo perfeita <3

essa é daquelas receitas que ficarão para a vida, e já até serviu para entradinha de um almoço em família. e nunca sobra nem uma migalha pra contar história.

foccacia

a receita foi inspirada em uma do Olivier Anquier e uma super dica é fuxicar o site dele para conferir as receitas de pães, que sempre são incríveis. claro que como sempre, fizemos algumas modificações e temos certeza que vocês vão começar a se apaixonar por essa delícia no momento que o cheirinho dela assando invadir a casa.

e a textura? fofinha, a massa levemente adocicada com o salgadinho do sal moído grosseiramente por cima… já deu vontade de comer de novo…

foccacia3

então anota aí a receita:

comece separando 3/4 de xícara de açúcar e 2 xícaras + 3/4 de farinha de trigo. o primeiro passo vai ser acordar o fermento, que você vai fazer misturando 3/4 de xícara de leite morno com 1 colher de sopa de açúcar, 1 de farinha e 2 colheres de chá de fermento biológico (usamos o seco, aquele granuladinho) aí é deixar essa mistura crescer até dobrar de volume.

e chega a hora de colocar a mão na massa. adicione essa mistura de fermento a 1 colher de sopa de manteiga e ao restante do açúcar e farinha e sove bem até formar uma massa homogênea.  se você tem uma batedeira boa, é só misturar e bater em velocidade baixa por aproximadamente 5min. por último você vai adicionar 1/3 de colher de chá de sal e bater beeemmm (na batedeira é só aumentar a velocidade e bater por 10min). a ideia é você conseguir ativar o fermento, deixar a massa mais elástica e esbraquiçada, mas sem grudar na mão.

deixe a sua massa crescer por 1h em um lugar bem protegido do vento. aqui geralmente deixamos dentro do forno ;-)

o próximo passo é abrir a sua massa em um tabuleiro untado com bastante azeite, e com as pontas dos dedos fazer furos na massa. regue a massa com mais azeite, adicione manjericão e tomatinhos cereja (sem as sementes) e as cebolas cortadas bem fininhas e deixe crescer por mais 30min.

depois desse tempo, aqueça o forno, salpique sal moído por cima e leve sua focaccia ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 40min. é legal fazer com o forno menos quente para a massa assar, mas sem fazer com a casquinha em volta fique muito grosseira. se você achar que depois desse tempo a massa não está douradinha, aumente um pouquinho o forno, passe seu refratário para a prateleira de cima de deixe por mais 5 a 10 min.

o ideal é deixar ela esfriar um pouquinho antes de servir, para a massa ficar bem firme, mas quem disse que eu consigo??? isso quentinho é um abuso de bom!

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 Comments
  • Aline
    setembro 17, 2015

    Oi, td bem?? Forno baixo é 150 graus? Ou 180?? Obrigada!

  • Lise
    novembro 8, 2015

    Infelizmente essa receita nao ficou boa para mim e minha familia. A quantidade de açúcar nao condiz com uma massa salgada. Sugiro usar apenas uma colher, como é o padrao em massas de pizza. Uma pena.

    • Rejane
      abril 30, 2016

      Concordo com voce. A receita está completamente equivocada. 3/4 de acucar alem de ficar super doce, impossibilita que o fermento cresça.
      Realmente nao facam esta receita.

      Rejane

  • Nathalia Oliveira
    abril 16, 2016

    Adora as receitas daqui e sempre faço várias, mas essa não me agradou :( Ficou muito doce! Mas mesmo assim a massa é ótima, talvez se eu reduzir o açucar fica melhor. Obrigada e vou continuar tentando bjs

  • Rejane
    abril 30, 2016

    Pessoal,

    Segui a risca esta receita mas esta receita deve ser revista antes de ser publicada.
    3/4 de xicara de açúcar além de deixar a massa extremamente doce nao ajuda o fermento a agir.
    A quantidade de trigo é demais, qdo voce joga o fermento com o leite na mistura falta liquido.
    Ou seja, um tremendo desastre.

    Rejane

  • Talita Carvalho
    janeiro 23, 2017

    “acordar o fermento, que você vai fazer misturando 3/4 de xícara de leite morno com 1 colher de sopa de açúcar, 1 de farinha e 2 colheres de chá de fermento biológico”
    Ela disse para usar somente 1 colher de sopa de açúcar… depois agrega o restante do açúcar na massa.

Anterior
Cheesecake de chocolate branco
focaccia de tomate e manjericão