moqueca de camarão com banana da terra

um dia lindo, pessoas queridas e aquela vontade de comer uma comidinha gostosa para alimentar a alma e o coração. foi num dia como esses que fomos para a cozinha preparar a melhor moqueca que eu já comi na minha vida! deliciosa, leve e muito fácil de fazer!

eu sou viciada em camarão e amo quando a moqueca ganha o toque adocicado da banana! tá aí uma fruta versátil, uma delícia nas receitinhas doces e perfeita em pratos salgados. e aí que a cada garfada era um hhuuummmmm…. e para completar, rolou essa farofinha de dendê com amêndoas, que ficou um abuso de boa.

moqueca de camarão com banana2

por aqui compramos 2kg de camarão e pedimos para descascar. e o primeiro passo foi cozinhar as cascas para fazer um super caldo. deixe o mesmo o maior tempo possível apurando o gosto. aí, em uma panela grande, bora começar a fazer essa delícia!

comece refogando 1 cebola grande, junto com 3 dentes de alho, 1/2 pimentão vermelho e um fio de azeite. quando a cebola estiver bem macia, adicione 3 xícaras do caldo de camarão, 100ml de azeite de dendê e  1 tomate grande cortados em cubos, deixe ferver um pouquinho. aí é a hora de 200ml de leite de coco, o camarão cru e descascado (os 2kg com casca renderam aproximadamente 1.2kg) e o suco de 1 limão. quando o camarão começar a ficar rosinha, adicione 3 bananas da terra cortada em rodelas não tão finas, coentro à gosto e se necessário sal. por aqui ainda tínhamos uns pedacinhos de palmito que também foram para a panela. deixe cozinhar só o tempo suficiente da banana ficar cozida, assim seu camarão não fica borrachudo.

para a farofa, em uma panela, adicionei 4 colheres de sopa de azeite de dendê, 1/2 xícara de amêndoas laminadas e quando as mesmas estava ficando moreninhas, adicionei 1 xícara de farinha de mandioca e acertei o sal.

a pimenta adicionamos na hora de comer, já que tinham algumas pessoas que não curtiam muito. para acompanhar um arroz branquinho e só <3

juro, essa delicinha é felicidade garantida a cada garfada!


Olha isso aqui...