pão caseiro super versátil

depois da nossa super trip pela europa, nos acostumamos a comer pãos caseiros e desde lá, sem extremismos, temos feito bastante pão em casa. digo sem extremismo, porque além de não gostar de ser radical em nada, nem sempre temos uns minutinhos sobrando (ou ingredientes na despensa, rs…) para produzir nossos pãezinhos.

mas compramos uma máquina de pão e ó, por aqui ela tem sido bastante usada! tem nos ajudado até a fazer pães 100% integrais (até já passamos a receitinha no nosso instagram). 

só que dessa vez, o rafa, o padeiro oficial dessa casa, decidiu usar suas habilidades e fazer uma mistura da sua cabeça e conseguiu uma pão mais do que delicioso e mega, ultra versátil.

pão versátil2

essa massa já serviu para fazer pão de hambúrguer, pão de forma, baguete para cachorro quente e claro, pãozinho pra tomar café da manhã com manteiga derretendo!

se você não tem a máquina, relaxa, só vai ter um tiquinho mais de trabalho para sovar, mas nada demais. só tem que ficar bem atento a todos os detalhes e se prepare para um resultado incrível!

você vai misturar 200ml de leite morno com 1 ovo inteiro, 3 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de chá de sal e  5g de fermento biológico em pó. se você estiver fazendo na máquina, pode colocar tudo de uma vez e escolher o programa que só prepara a massa. se você for sovar à mão, pode começar misturando o leite, o fermento e o açúcar e deixando essa mistura crescer um tiquinho e só então incorporar os demais ingredientes.

o objetivo é conseguir uma massa bem macia e úmida e você deve deixá-la assim, o ideal é trabalhar sempre com a mão enfarinhada, assim você não coloca mais farinha na massa. deixe crescer por 1h a 1h30 (na máquina esse tempo já é padrão)

depois desse tempo, coloque seus pãezinhos no formato que você achar melhor, e deixe crescer por mais 1h. e então pincele-os com um pouquinho de gema e se preferir salpique gergelim, papoula, queijo ou o que a sua imaginação mandar!!

aí é levar ao forno pré aquecido por aproximadamente 20min. aahhh e tem o trucão! deixe o forno pré aquecer, e quando colocar o pão, borrife água nas paredes do forno, esse vapor ajuda a deixar a casquinha do pão bem fininha!

eu geralmente guardo meus pães na geladeira durante uns 5 dias e esquento no grill quando quero comer e fica perfeito <3

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

19 comments on “pão caseiro super versátil”

O que é melhorador de farinha para pães e onde se compra?
Por à caso não é bicarbonato de sódio?
Aguardo uma resposta
Obrigada Maria Y Yoshikawa

Olá! Parabéns pelo blog! Em relação ao pão, eu confesso que não vejo sentido em fazer pão caseiro e colocar um monte de aditivos químicos nele (basta entrar no site indicado e ler a lista de ingredientes do tal melhorador) . Basta usar ingredientes de qualidade, preferencialmente orgânicos (principalmente farinha), que o seu pão vai dar certo! Bjs

Boa tarde, Cami!

Feliz demais com as novidades que vem postando!
Amei esta receita e gostaria de prepará-la na máquina de pão. Contudo, preciso saber a quantidade/peso do pão (450, 600 ou 900 gramas) para ajustar o ciclo na máquina.
Por favor, me diga quais são os ajustes na máquina de pão.
Obrigada!
Bj!

Quero parabenizar à todos pela receita maravilhosa dos Biscoitos de Maizena,muito fácil de fazer e uma Delícia!!!
Obrigado!!! Bjxs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *