uma das enormes vantagens de morar perto da minha mãe é que ela me mima com comidinhas… não só a mim, como também o rafa…e dia desses, com um friozinho gostoso, ela aparece na minha porta com uma super panela de caldo verde! como não amar? como não se deliciar?
o negócio é conseguir parar de comer essa delícia… esse caldo quentinho, regado com azeite e um pão fresquinho para acompanhar…
e eu que sempre achei que era um negócio super difícil me surpreendi e já tô querendo fazer assim que o friozinho voltar!
e vc vai fazer o seguinte (porções generosas para um batalhão, rs…): cozinhe 12 batatas médias e amasse-as. em uma panela grande, refogue 10 dentes de alho em um fio de azeite e quando estiver bem moreninho, adicione 1 cebola grande picadinha e quando ela estiver bem molinha, misture 3 linguiças calabresas (que na versão da mamis, estavam cortadas em cubos) e deixe as mesmas fritarem um tantinho… então, adicione o purê de batatas e aproximadamente 3 litros de água (você pode colocar um pouco menos e ir dosando a textura que você gosta). agora é deixar no fogo para reduzir e engrossar… quando o caldo já estiver bem grossinho, adicione 3 maços de couve cortados em tiras fininhas e deixe cozinhar por mais 15 minutinhos… finalize com um fio generoso de azeite do bom e nham, nham…
felicidade é isso, poder comer comidinha de mãe quando quiser!
24 comments on “caldo verde de mãe”
Own! Ter a mamãe pertinho é tudo. A minha mamis mora longe e ainda assim me mima e abençoa … Aproveite!!!
Só não vou fazer esse caldo verde hj porque vamos viajar… Hummmmm!!!
eu morei durante 6 anos longe, agora tô aproveitando, rs…
E EU QUE TENHO MINHA MÃE MORANDO COMIGO.TENHO Q ME SEGURAR PARA NÃO VIRAR UMA BOLA.É BOM DEMAIS.CADA COMIDINHA HUMMM!!!E ESSE CALDO COM CERTEZA ELA FARÁ.
imagino… rs…
Delícia! Mas ainda prefiro ao invés de batata, aipim.
sério? nunca comi nessa versão!
Olha, vou testar essa receita, mas depois que aprendi o caminho da praticidade, nunca mais voltei, rs! Eu refogo a cebola e a linguiça, retiro, e na mesma panela coloco as batatas para cozinhar. O pulo do gato é que as deixo bem molinhas e BATO NO LIQUIDIFICADOR! Pronto, rs! Depois é só voltar o creme de batatas na panela, misturar a linguiça, uma cebolinha refogada e por último a couve… Amassar batatas no muque nunca foi meu forte (purê aqui em casa é um sacrifício, rsrsr)!
Mas tô doida pra testar a receita nova (e o namorido vai ter que amassar as batatinhas!!!)
aahh super prático, gostei!
Que BENÇÃO ainda poder receber mimo de mãe! A minha, já não me reconhece mais!! Mas a lembrança da minha infância é muito marcante em relação a isso: comidinha caseira e “muuuuuiiiiittttoooo” gostosa!!
Aproveite a cada momento que o Senhor permitir vc compartilhar esses mimos ao lado dela!
Grande abraço!
comida de mãe é o maior luxo que há nessa vida!
Adoro.No friozinho que faz hoje em Sampa cairia muito bem, ainda mais feito pela mãe.Que benção a sua de ter uma mãe carinhosa assim.Que Deus conserve.Bjos e bom final de semana pra vocês.
brigada amore… mamis é amor demais
Não desprezando a beleza do caldo, achei essa panela linda!!!
rs… linda né? ganhei, mas vc acha na tok stok
Uma delicia, adoro caldo !!!
e caldo verde é bom né?
Vamo combiná que não existe nada melhor que comida de mãe, né? Bjkas! :)
não mesmo!!! puro luxo!
Olá, Morar perto de mãe é mesmo uma bênção. Não tem comida melhor do que a de mãe, não é mesmo.Sempre fica uma maravilha.
Um abraço,
Andreia
pode ser arroz com feijão que é delícia!
Cami fica a dica da minha mamãe… Quando for cozinhar as batatas, coloque junto cebola cortada em rodelas. Depois de tudo cozido ela põe no processador. Fica bem delícia.
Bjinhos!!!
hhuuuummmm deve mesmo
Achei as receitas excelentes..parabéns…gostaria receber receitas de vcs…abraços
olá nilton, que bom!
estamos com problemas na nossa ferramenta de envio de email, assim que estiver ok, vamos informar tá?