baião de dois

lá se vão quase 6 anos morando em Recife. e é impossível estar numa cidade tão rica em sabores como esta e não incluir alguns pratos no seu dia a dia…

cuscuz com manteiga e ovo, bolo de rolo, tapioca, macaxeira com carne de sol, com certeza estão entre os meus preferidos! mas então, fomos nos arriscar no tal do baião de dois, que nada mais é do que arroz com feijão um tantinho diferente e posso dizer, além de ser uma daqueles pratos que se transformam em comida para batalhão, fica uma delícia! comidinha de casa, ou como dizem por aqui, comida de panela, rs…

e é tão fácil de fazer, que tenho certeza que vocês, nos lugares mais diferentes desse país, vão querer se arriscar a preparar essa delicinha.

e o primeiro passo é começar cozinhando 250g de feijão verde deixando ele bem firme (se você não conseguir achar esse feijão na sua cidade, você pode substituir pelo macassa). você pode temperar o seu feijão como quiser, por aqui só usei um pouquinho de sal. o segundo passo (e último, prometo, rs) é começar refogando 1 linguiça calabresa grande cortada em cubinhos e quando ela estiver bem fritinha, vai adicionar 1 cebola grande cortada em cubos, 3 dentes de alho bem amassados e 2 colheres de sopa de manteiga. quando a cebola estiver bem macia, adicione 2 xíc. de arroz (crú ainda), depois só os grãos do feijão já cozido e sal à gosto. aí é cobrir essa mistura com 4 xíc. de água e em fogo médio e mexendo de vez em quando, deixar a água secar e o arroz cozinhar… antes de servir, ainda salpiquei umas cebolinhas por cima e quem quiser, ainda pode colocar uns pedacinhos de queijo coalho…

comidinha simples mas gostosa sabe? família e amigos do RJ, se preparem, porque quando eu tiver por aí, vai rolar um baião de dois, rs…

ps: pode ser que esta não seja a receita original, porque na verdade, foi meio que uma adaptação do que comemos por aí, mas foi feita com carinho e resultou em comida gostosa!


Olha isso aqui...