geleia de hortelã

há um tempo atrás cismei de fazer geleia de pimenta e me deparei com uma das minhas receitas preferidas desde que comecei o blog. e então matutei, matutei e decidi fazer uma versão de hortelã, que ficou tão gostosa quanto!

o rafa queria fazer carne de cordeiro (chique ele) e ia comprar a geleia de hortelã para acompanhar, quando eu tive a ideia de testar a base da receita da de pimenta para fazer a versão de hortelã… algumas adaptações, uma ajustada aqui e outra ali e lá estava pronta minha geleia…

antes que você comece a se perguntar o porquê dela não estar tão verdinha como aquela que compramos no mercado, eu vou dizer, para mim, pareceu impossível acontecer sem um corante, mas quem tiver alguma outra ideia, tô aceitando!!

e então comecei cortando 5 maçãs em cubos, sem casca, mas com os caroços, adicionei 3/4 de 1 maço de hortelã (só as folhas) e 2 xíc. de água. em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixei a água reduzir e as maçãs ficarem beemm macias… aí é hora de tirar do fogo e passar essa mistura por uma peneira de malha fina (as massas ficam parecendo uma papinha e vai render um caldo bem grossinho depois de passar pela peneira.)… depois de coado você deve ter 1 xíc. de líquido. volte para o fogo, adicione 1/2 xíc. de açúcar e em fogo baixo deixe engrossar bem… quando vc achar que já está bem grossinho adicione o restante do hortelã. aí é deixar esfriar um tantinho e guardar num pote bem fechadinho na geladeira…

essa geleia super combina com carne vermelha, principalmente com carne de porco e cordeiro… mas eu acho super válido comer com uma torradinha também, não vou mentir…

e imagina que mimo você fazer essa geleia e a de pimenta, colocar em mini potinhos e dar de presente? quem ganhar vai te amar para sempre, certeza!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

23 comments on “geleia de hortelã”

Gente fiz a geléia e ficou simplismente divina, tanto com carnes como com torrada.
Muito obrigada pela receita, agora não vejo a hora de comprar pimenta pra fazer a geléia de pimenta tambem ;)

Eu venho pesquisando muitas formas de fazer geleia e tenho observado que se usa sempre algo ácido pra dar mais consistência a geleia, vi que nessa de hortelã vc não usou e na de pimenta vc usou. Pq? Existe alguma ração especial. Estou muito na bronca pq das 2 últimas vezes que fiz deu errado a de pimenta!rs

Adorei a receita da Geléia de Hortelã.

Acabo de ganhar um maço enorme de hortelã , com as folhas grandes e frescas.
Vou fazer esta receita que deve ser uma delícia.

Olá, obrigado pela receita.
Eu estou pensando em fazê-la com pasta de biomassa de banana verde no lugar das maçãs por questões de durabilidade e conservação. E tbm usar clorofila verde q vende em lojas naturais em pó para deixar bem verde a geleia/creme.
Vc acha q pode dá certo a biomassa? Qual proporção seria dela?
Meu objetivo é usar como recheio interno de brigadeiro.

Grato dsd já!

boa noite,
pode processar a hortela antes com um pouco de cachaça ou alcool de cereais, ela vai entao soltar a clorofila.. e durante o preparo todo o alcool evapora…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *