fbpx

como organizar sua geladeira

não sei vocês, mas tenho a maior dificuldade para manter a geladeira organizada… às vezes por pura preguiça de arrumar, como também pela a correria do dia a dia, ou simplesmente porque nossa diarista acha que isso é a mais pura bobagem, e tem a convicção de que onde tiver espaço é um bom lugar para guardar qualquer coisa.

mas esse blog também traz informações valiosas para seus queridos leitores e olha que dicas bacanas que vão deixar sua geladeira super organizada:

#congelador: devido à baixa temperatura (cerca de 14° negativos) o espaço permite a conservação de alimentos por um longo período. Antes de guardá-los, porém, capriche no acondicionamento: os produtos devem estar vedados para não estragar.

#gaveta superior: algumas geladeiras possuem uma gaveta fechada bem em baixo do congelador. esse espaço tem baixa temperatura. Guarde queijos, frios ou aquele pedaço de carne que você vai usar mais tarde.

#prateleira superior: a temperatura desta área é perfeita para conservar alimentos que são usados no dia a dia e estragam mas facilmente, como, iogurte, leite, requeijão, ovos e maionese.

#prateleira intermediária: o lugar ideal para sobras de alimentos cozidos que serão usados em breve, além daquelas sobremesas que precisam ficar geladinhas.

#prateleira inferior: aqui devem ficar frutas e aqueles doces que não levam leite, tipo em calda, por exemplo…

#gaveta inferior: o excesso de frio pode queimar os legumes e as verduras, por isso guarde os mesmos nesse espaço que fica bem longe do congelador… As verduras devem ser mantidas longe das saídas de ar para que as folhas não queimem e percam as fibras e os nutrientes.

#porta: devido ao constante abre e fecha, a porta deve abrigar apenas alimentos que possam passar por variações de temperatura sem serem prejudicados. Sucos, refrigerantes, molhos e condimentos são ótimos exemplos.

e mais dicas:

# limpe semanalmente a geladeira com pano limpo embebido em uma mistura de água e vinagre ou embebido em solução de duas colheres de sopa de bicarbonato para um um litro d’água. Essas misturas são ótimas porque também ajudam a neutralizar odores.

#utilizar potes de plástico ou vidro quadrados ou retangulares ajudam na arrumação da sua geladeira, uma vez que podem ser organizados mais facilmente.

#muitas geladeiras possuem o espaço para os ovos na porta, mas este não é o espaço correto para eles. a frequente trepidação e as mudanças de temperatura comprometem a qualidade dos mesmos.

#colocar alimentos muito quentes na geladeira não vai fazer ela estragar, mas vai fazer gastar mais energia já que o aparelho irá ter mais trabalho resfriar o espaço com um todo, já que a temperatura tende a aumentar.

#já existem alguns removedores de odores feitas especialmente para geladeira, mas segundo minha sogra uma pedra de carvão ainda é a melhor opção.

para este post pesquisei bastante por aqui, aqui e aqui

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 Comments
  • maria clara brito fernandes paulo
    julho 16, 2011

    Amei as dicas e apesar de já ter aquele conhecimento básico do assunto, como vc falou, com a correria do dia a dia, às vezes, acabamos guardando de qquer jeito. Já vou enviar pras amigas. Obrigada.

  • Adriana Sanchez
    julho 16, 2011

    Adorei a fotinho vintage! Muito bom post! Excelente findi!! Bom descanso! Bjinhos

  • Mauro
    julho 16, 2011

    Gostaria de fazer apenas um comentário sobre guardar alimentos ainda quentes: apesar de gastar mais energia, é mais seguro guardar alimentos ainda quentes, porque assim eles resfriam mais rapidamente.
    Dito isto, eu já deixei arroz em cima do fogão durante a tarde toda e só coloquei na geladeira à noite e mesmo assim ele ainda estava bom uma semana depois. Eu acredito que potes limpos e evitar contaminação cruzada ainda são os meios mais eficientes de manter um alimento bom por mais tempo.

  • ana maria freitas
    julho 16, 2011

    Adorei o post! dicas ultra-mega-hiper-valiosas. ja vou ali dar uma arrumada basica na geladeira. bom final de semana.

  • Dalila
    julho 16, 2011

    Oii!! Tô aqui só pra falar que sempre dou uma espiadinha no blog durante a semana, mas é aos sábados ou domingos que copio e colo (fotos e receitas) o conteúdo daqui e arquivo numa pasta no meu e-mail… Adoro o blog, já recomendei pra várias amigas! Continue assim! Parabéns!

  • Laura
    julho 16, 2011

    Amei essas dicas; aliás, gosto de todas. Sempre que tenho tempo, faço algumas das receitas, ou pelo menos aproveito e adapto.
    Obrigada!

  • Cid@
    julho 16, 2011

    Nossa que dicas maravilhosas…
    Sempre limpo a geladeira com água e bicarbonato e ainda deixo um pouquinho do pó para evitar odor…hehe

    bjuss

  • MARGARIDA
    julho 16, 2011

    ESTE SITE É MUITO BOM.GOSTO DE RECEBER DICAS QUE AJUDEM NO DIA A DIA

  • Nai
    julho 16, 2011

    Para odores, um potinho com pó de café também ajuda bastante!

    Não lembro se faz muito efeito, mas a menina que morava comigo as vezes colocava um limão cortado também… Acho que ajudava, vale tentar. rs

Anterior
pudim de doce de leite do panelaterapia
como organizar sua geladeira