Guten Appetit!
A culinária alemã é muito vasta e peculiar. No entanto, cada região oferece as suas diferenças e particularidades. Por exemplo, a região de Baden-Württemberg, que fica ao sul – e tem como sua principal cidade Stuttgart – recebe muita influência das culinárias austríaca e suíça. Já na capital, Berlim, por causa da grande imigração é fácil encontrar todos os tipos de especialidades, entre elas, as mais notadas: árabe, indiana, chinesa, tailandesa e grega. Mas, voltando às especialidades alemãs, as carnes de porco e de aves são a principal base da alimentação germânica. A partir delas são feitos inúmeros pratos conhecidos e as famosas salsichas.
Pausa para a curiosidade: Sabia que na Alemanha existem mais de 1.500 tipos de salsichas? A variação mais facilmente encontrada nas banquinhas de lanches é a Currywurst mit pommes frites, que nada mais é do que uma salsicha coberta por um delicioso molho curry acompanhada de batatas fritas. Não tem como ficar ruim, né? Você também pode encontrar a Bratwurst no pãozinho. Ah, vale salientar que aqui a mostarda é a rainha, portanto, sempre terá uma Senf (mostarda) à mão.
Falando em pãozinho, alemão leva a sério comer o alimento mais básico do mundo. Tudo o que você imaginar pode ser acompanhado de um delicioso pão. As padarias (Bäckerei) daqui são coisa de louco. Lindas, organizadas, perfumadas e convidativas. Não tem como passar perto de uma e não dar uma olhadinha sequer. Na Alemanha você encontrará cerca de 18.000 padarias que fabricam mais ou menos 1.200 tipos de pães. O pão mais famoso por aqui é o Bretzel. A relação do alemão com o pão é tão forte que eles têm até um museu sobre a iguaria. Vai gostar de pão assim lá na Alemanha!
Batatas e aspargos também não faltam para complementar a refeição e, por vezes, eles são até a estrela principal da mesa. Aqui na Alemanha é possível encontrar todas as variações de batata: frita, cozida, assada, purê, salada, sopa e o que mais você puder imaginar. Já em algumas cidades eles montam verdadeiros festivais. Lembro que, passando por Baden-Baden no ano passado, tudo o que se via eram anúncios do Festival de Aspargos. E a partir daí, você imagina os mil e um pratos que eles apresentaram para os visitantes. Também vale falar do Spätzle, uma massa tipicamente alemã, parecida com o nhoque, advinda do sul do país, mas já consumida em toda a Alemanha.
E não para por aí! Toda refeição que se preze tem sobremesa, certo? Os doces (nem tão doces, mas lindos de se ver) alemães também são famosos. O apfelstrudel (torta de maçã), de origem austríaca é bem comum de se encontrar por aqui. Já as fofinhas balinhas de goma em formato de ursinho, Haribo, são genuinamente alemãs, produzidas desde 1920. É um pecado vir até aqui e não provar uns Gummibärchen.
Ufa! Essas são as principais comidas alemãs. Acho que se fossemos parar para listar todas mesmo seria preciso muitas colunas! Ah, não preciso nem dizer que o alemão sabe muito bem como harmonizar toda essa comilança com uma bela de uma cerveja, né? Mas isso é assunto para a próxima coluna…
Tschüss!
Dicas, críticas ou sugestões: rapha@raphanomundo.com
7 comments on “comidinhas da alemanha”
Bom dia! Adorei o post! Freqüentei muito tempo o restaurante de um alemão em Santa Catarina, e ele fazia algumas dessas delícias, e nos contava lindas histórias daí, com os olhos rasos dágua! Mas a Balinha de urso ele nunca falou. Se tinha… Guardou só pra ele! Rsrs. Parabéns! To adorando! Bjs a todos.
Olá Beta, que bom que você gostou desse nosso cantinho na “casa” da Cami. Realmente, acho que o alemão guardou o segredo do Haribo só pra ele, hein? hahahahaha
Beijo grande e volte sempre!
Nossa me deu água na boca…. estive na Alemanha alguns meses atrás e fiquei apaixonada pelo tempero do currywurst…teve um dia que pedi um extra plus apimentado, acho que nunca tomei tanta coca-cola de uma só vez em toda minha vida…rs!!! E os gummybears, fofos mas com gosto de nada e como eles são viciados nisso né? Na cidade que eu estava eles gostam muito também do flammkuchen (uma pizza de massa bem fininha)…
Enfim, Amei o post…
Ai, Micheli! Nem me fale, o currywurst é realmente muito bom. Também estou com água na boca olhando a foto hahahah…
Fico feliz que você tenha gostado do post! :)
Oi. Sou fã de sua coluna.
Gostaria de receber a receita de “chucrute” e também do “asbain” não sei se é assim que se escreve. É o joelho de porco defumado. Pode ser?
Desde já agradeço
Esse tal de joelho de porco, não é brincadeira não, costumo faze lo grelhado e depois assa lo para ter uma pururuca sob o couro, é de comer ajoelhado, parabéns por tantas guloseimas maravilhosas, comer bem ainda é a maior Vingança.
:-)