Onde comer no sul da Bahia

As melhores dicas de onde comer em Arraial da Ajuda, Trancoso e região

Se você está pensando em curtir as praias baianas, eu tenho certeza que vai amar as nossas dicas de onde comer no sul da Bahia.

Durante 1 semana percorremos as praias mais conhecidas em busca de comidinhas deliciosas e vamos compartilhar algumas dicas com vocês!

Dica: Para conferir as últimas avalições dos locais indicados, basta clicar no nome do mesmo nas descrições abaixo.

Onde comer em Trancoso

Começamos nossa viagem na vila de Trancoso. E nossas dicas de restaurante começam bem no famoso quadrado.

Antes de mais nada é importante dizer que Trancoso é um lugar mais caro. Possivelmente isso acontece pelos inúmeros resorts e hotéis de luxo da região. Mas, mesmo assim, é possível encontrar algumas opções mais acessíveis.

Rabanete

O restaurante tem unidades também em Arraial. Em Trancoso, você pode comer em mesas externas com vista para o quadrado. O esquema por lá é self service, que confesso, não é dos meus favoritos. Mas a comida é uma delícia e o preço bem ok.

Capim Santo

Há alguns anos atrás eu já tinha experimentado a comida da chef Morena Leite quando o restaurante tinha uma unidade no RJ. A casa propõe servir pratos saudáveis com ingredientes tipicamente brasileiros e realmente é tudo fresco e delicioso.

Santo Café

Se na sua estadia, não há café incluso, sem dúvida essa é uma ótima opção para começar o dia. Com pães de fermentação natural e cafés especiais, não só oferece comidinhas deliciosas, como o ambiente é super agrádavel.

Restaurante Bem-te-vi

Num dia de chuva, acabamos parando nesse restaurante que estava super cheio. E foi uma grata surpresa. Tanto a pizza como a carne estava deliciosa.

Acarajé da chica

Um pouco mais distante do centro histórico, esse lugar combina comida gostosa com preço justo. Possivelmente o melhor acarajé que já comi.

Para comer na praia: Barraca do Jonas

Possivelmente na alta temporada e nos dias mais quentes, arrumar um mesa no bar pode ser uma missão quase impossível. Mas tirando os valores um pouco alto demais, o atendimento foi ótimo e a comida estava bem gostosa.

Onde comer no sul da Bahia

Mais dicas em Trancoso

Abaixo deixo algumas dicas de locais que acabamos não conseguindo ir, mas que nas nossas pesquisas vimos muitas pessoas elogiando:

Onde comer em Caraíva

Sem dúvida, é uma região que abriga surpresas deliciosas. Mas, antes de mais nada, é importante estar ciente que por ser uma região de difícil acesso, você possivelmente vai ter um gasto maior nos restaurantes. Dito isso, bora pras nossas recomendações.

Calá e Divino

Localizado na praia do espelho (inclua no seu roteiro indo ou voltando de Caraíva), o restaurante do hotel, também é aberto para visitantes. Pra começar, você começa a ser servido ainda em bangalôs na praia e em seguida, almoça nas dependências do hotel.

A comida estava deliciosa e a porção, que eles dizem ser para 1 pessoa, alimentou 2 super bem.

Onde comer no sul da Bahia

Boteco do Pará

Conhecido pelos seus pasteis, esse bar com vista pro rio é uma ótima pedida pra um almoço tardio pós praia ou um petisco no pôr do sol.

Tapiocaria da Paty

Ir para o Nordeste e não comer uma tapioca é quase um crime. Certamente não existe nada mais gostoso que uma tapioca fresquinha. Só que aqui, além de tapiocas super recheadas, você também vai experimentar deliciosos acarajés. Tem que ir!

Dêze Restaurante

Em busca de uma experiência gastronômica? Sem dúvida, esse é o lugar. Certamente não será muito barato, mas a comida e o ambiente farão valer a pena.

Mais dicas de onde comer em Caraíva

Onde comer em Arraial d’Ajuda

É provável que tenha sido nosso lugar favorito da viagem. Principalmente pela grande variedade de lugares para comer. Além disso, Arraial tem uma estrutura de cidade mais organizada do que Trancoso e Caraíva, mas ao mesmo tempo não é caótica como Porto Seguro.

Confira onde nós adoramos comer:

Restaurante Alecrim Dourado

O local tava super bem avaliado no Tripadvisor e decidimos que valia a pena experimentar. E não nos arrependemos, adoramos a comida e o atendimento. Destaco a casquinha de siri simplesmente deliciosa.

Onde comer no sul da Bahia

Boteco Santo Porco

Não é a toa que o lugar é tão bem avaliado. Foi o único lugar em toda a viagem onde não priorizamos frutos do mar e valeu super a pena. Por lá, eles servem as carnes curadas por eles mesmos. E o atendimento é primoroso.

Paulo Pescador

Como não amar um bom PF. Esse, certamente, está no meu ranking de favoritos da vida. Os pratos são super bem servidos (eu pedi a 1/2 porção e foi no tamanho certo) e super frescos. Além disso, o preço é honesto e o atendimento impecável.

Para comer na praia: La Plage Beach Club e Barraca do Faria

O La Plage fica na praia do Mucugê, bem pertinho do centro histórico. Por lá, é aquele esquema de day use. Como fomos fora da alta temporada, não tinha nem consumação mínima. A estrutura é ótima para relaxar em uma praia que não tem muita faixa de areia. E tudo que provamos de comida estava bem gostoso.

Já na Barraca do Faria, a proposta é comer bem. O local vende pratos diferenciados que são muito gostosos e até mesmo surpreendentes. O destaque é para o pastel, mas que sinceramente, não foi meu preferido não.

Onde comer no sul da Bahia

Outros restaurantes em Arraial d’Ajuda

Onde comer em Porto Seguro

Possivelmente, se você vai de avião essa é a cidade onde você vai chegar. Confesso, que a cidade não me surpreendeu muito. Possivelmente por não termos ido para praias mais distantes do centro.

Por isso, acabamos indo a poucos lugares para comer, entre eles:

Gallo Deck

Se você ama caranguejo, certamente esse é o seu lugar. O atendimento é ótimo, o preço é honesto e, certamente, se conseguir, arrume uma mesa junto aos barquinhos. É simplesmente uma delícia ficar por ali.

Sorveteria coelhinho

Também possui unidade em Arraial. O local tem sabores que variam de acordo com o dia e, principalmente, tem sabores típicos nordestinos. Uma ótima opção para experimentar um sorvete artesanal de qualidade.

Dicas para economizar em sua viagem para a praia

Sem dúvida, o litoral sul da Bahia reúne praia lindíssimas que atraem um enorme número de turistas. Por isso, é normal encontrar opções mais caras para se alimentar.

Na alta temporada, os quiosques na praia podem cobrar não só consumação mínima, como também uma taxa de day use.

Mesmo a gente não tendo ido nessa época, uma das coisas que fizemos foi investir em uma boa bolsa térmica. Dessa forma, conseguimos passar no mercado e garantir bebidinhas geladas para aproveitar as praias sem gastar tanto.

Como escolher um restaurante enquanto estou viajando

Por aqui, nós amamos viajar. E principalmente, nós adoramos conhecer a culinária local. Seja os restaurantes famosos, como também aqueles mais frequentados por locais, o que a gente curte é comer bem.

Para isso, antes de qualquer viagem nós listamos os lugares que queremos conhecer, com base em pesquisas pela internet, seja em sites ou até mesmo no Pinterest.

Para entrar na nossa lista ele precisa atender a alguns critérios:

  • Ter uma boa avaliação no Tripadisor e no Google;
  • Além disso, as últimas avaliações precisam ser, em sua maioria, positivas.

Outro fator que sempre tentamos dar uma olhada é se achamos os cardápios online, dessa forma conseguimos confirmar se ele se encaixa no nosso orçamento de viagem.

Seguindo esses passos a probabilidade de errar é muito menor, eu te garanto.

Mais dicas para a sua viagem

  • Confira a previsão do tempo antes de comprar sua passagem: Sem dúvida você não vai conseguir saber exatamente como estará o tempo nos dias da sua viagem, mas é importante conferir se o período é chuvoso ou não, já que você quer aproveitar as praias;
  • Alugar um carro pode ser uma boa opção: Dessa forma você poderá combinar várias praias em um espaço de tempo menor. Mas importante: em Caraíva carro não entra e para chegar lá a estrada é bem ruim;
  • Para Caraiva, leve dinheiro: Nem todos os restaurantes aceitam cartão. Por isso, antes de chegar lá saque dinheiro vivo;
  • Cuidado com os temperos: A comida nordestina é bem forte, na Bahia, o dendê, coentro e pimenta fazem parte da maioria dos pratos. Por isso, se você não está acostumado, vá com calma.

Dicas de hospedagem na Bahia

Reservando seus hotéis através dos links abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome de cada local.

  1. Trancoso: A pousada que ficamos, mesmo simples, era super confortável. Além disso, tinha uma pequena estrutura de cozinha e piscina para o pós praia. Em Trancoso ficamos na Pousada Samambaia que fica bem pertinho do Quadrado.
  2. Caraíva: A hospedagem por lá não é muito barata. Por isso, optamos por um hostel, mas com toda a estrutura privativa que a gente dá preferência. Se quiser dar uma olhada na Ondas Caraiva é só clicar aqui;
  3. Arraial d’Ajuda: Arraial tem várias opções de hospedagem. Nós optamos por ficar em um local com toda a estrutura de cozinha para economizar em algumas refeições. Mesmo sendo simples, a Ouro Sobre Azul tem apartamentos super espaçosos e uma estrutura deliciosa de frente pra praia. Além de piscina.

Quer mais dicas de viagem?

Guarde essas dicas no seu Pinterest

Onde comer no sul da Bahia

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *