Bolinho de bacalhau

Certamente você ama bolinho de bacalhau e já pensou em fazer em casa. Mas, provavelmente pensou que daria tanto trabalho que era melhor comprar pronto. Pois depois de conferir a nossa receita você vai perceber que estava errado.

Eu tenho certeza que você vai amar o resultado dessa receita. Vem conferir.

Receita fácil de bolinho de bacalhau

Antes de fazer bolinho de bacalhau pela primeira vez eu tinha certeza que iria dar tanto trabalho que justificaria sempre preferir comprar pronto.

Mas eu estava enganada. A massa desse bolinho é bem fácil de fazer, além ser ótima de trabalhar. E o melhor, como você escolhe os ingredientes que vai usar, tem a certeza de garantir um salgado delicioso e com a quantidade certa de peixe.

Bolinho de bacalhau

Qual bacalhau escolher para fazer meu bolinho?

De fato você não precisa de um corte nobre de bacalhau para fazer bolinho. Porém, é essencial buscar uma peixe de boa qualidade.

Para economizar, você pode comprar as lascas salgadas, que geralmente é a opção mais barata que você encontra.

De qualquer forma, é essencial que você se atente para não comprar peixes tipo bacalhau. Não se engane, parece, mas não é igual.

Para conferir mais dicas de como escolher e preparar bacalhau, basta clicar aqui e conferir super dicas que preparamos para você.

Como fritar meu bolinho?

Antes de mais nada, você pode me perguntar: é possível assar ou preparar meus bolinhos em uma air fryer? E minha resposta será: sim, mas não fica a mesma coisa.

Eu testei essa receita preparando na fritura por imersão e na fritadeira sem óleo, e certamente o melhor resultado foi na fritura tradicional.

Bolinho de bacalhau

Isso porque você chega no ponto mais rápido e dessa maneira garante uma casquinha dourada e ligeiramente crocante e por dentro, um recheio bem cremoso. Na fritadeira sem óleo, ele não vai ficar tão dourado e fica um pouco mais seco, mas fica bom também.

Na verdade, uma super dica que dou é: deixe seus bolinhos todos fritos e na hora de servir esquente por alguns minutos na air fryer, certamente a combinação dos 2 preparos foi a que trouxe o resultado mais gostoso viu?

Dicas para não errar nunca

Mesmo sendo super fácil, algumas dicas vão deixar o preparo dessa receita ainda mais simples, como por exemplo:

  • Utilize a batata e o bacalhau já frios: utilizar, principalmente, a batata já fria vai te ajudar a chegar no ponto da massa com mais facilidade;
  • Desfie bem seu bacalhau: quanto menor os pedaços, mais fácil será formar uma massa uniforme, sem contar que vai ficar muito mais agradável de comer;
  • Deixe seus bolinhos na geladeira antes de fritar: Nessa receita eu uso o mínimo de farinha, buscando um molinho mais macio e cremoso. Por isso, a massa fica um pouco mais mole. Dessa forma, alguns minutos na geladeira, deixarão sua massa mais firme e diminui a probabilidade do seu bolinho desmanchar enquanto frita;
  • Adicione mais farinhas para uma massa mais firme: Como falei anteriormente, minha ideia era fazer um bolinho cremoso. Mas se você prefere deixar ele mais firme pode dobrar a quantidade da farinha de rosca indicada na receita;
  • Se atente a temperatura do seu óleo: O ideal é que seu óleo fique com a temperatura entre 170 a 200°, abaixo disso, seus bolinhos podem desmanchar.

Receita de bolinho de bacalhau

Bolinho de bacalhau
Yield: 60 bolinhos

Bolinho de Bacalhau

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 10 minutes
Additional Time: 30 minutes
Total Time: 1 hour

Ingredients

  • 600 g de bacalhau desfiado e dessalgado;
  • 1 kg de purê de batata;
  • 1 ovo;
  • 1/2 xícara de farinha de rosca;
  • 1/2 xícara de salsa fresca;
  • Sal a gosto.

Instructions

  1. Com o purê de batata já frio, misture o ovo, o bacalhau e a salsa, até formar uma massa mais uniforme;
  2. Em seguida, vá adicionando a farinha enquanto mistura (ver notas sobre a quantidade de farinha), até formar uma massa mais firme;
  3. Acerte o sal se necessário;
  4. Faça pequenas bolas com a sua massa, tentando deixá-las do mesmo tamanho e distribua em uma travessa ou tábua e leve a geladeira por pelo menos 20 min;
  5. Enquanto isso, esquente seu óleo até que esteja a 170, 180°;
  6. Frite seus bolinhos até que fiquem bem dourados e sirva bem quente.

Notes

Essa receita rende bolinhos mais cremosos, caso deseje sua massa um pouco mais firme, o que facilita até mesmo para moldar e fritar, basta dobrar a quantidade de farinha de rosca.

Mais receitas deliciosas com bacalhau

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Bolinho de bacalhau

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *