Batata gratinada com molho branco

Sem dúvida, essa receita de batata gratinada com molho branco vai surpreender você pela facilidade na hora do preparo, e, principalmente, por ser muito gostosa.

Com toda a certeza foi uma das receitas mais práticas e gostosas de acompanhamento que testei nos últimos tempos.

Batata gratinada com molho branco

Batata gratinada fácil

Como falei, essa receita é realmente fácil. Afinal, é praticamente montar e assar.

Certamente, se você fizer seu molho branco com antecedência (veja aqui a receita), de fato o preparo vai ficar mais rápido ainda.

Por isso, é a receita perfeita para servir como acompanhamento de qualquer refeição. E, principalmente, para aqueles dias em que você já tá fazendo tanta coisa na cozinha, que quer ter o mínimo de trabalho possível.

Ideias para incrementar a sua batata gratinada

Sem dúvida, por aqui preparamos uma versão mais simples que pode servir como base para você dar o seu toque pessoal.

Por exemplo, com toda a certeza, essa receita ficaria uma delícia adicionando alguns pedaços de bacon bem crocantes. Da mesma maneira, você pode trocar a batata inglesa por batata doce ou até mesmo chuchu (porém, se essa for a sua escolha, o ideal é deixar seu molho branco mais firme).

Além disso, se você acha que queijo nunca é demais, que tal acrescentar algumas fatias de queijo entre as rodelas de batata? Ou até mesmo no seu molho branco. Fico imaginando o quanto ficaria delicioso com um toque de gorgonzola…

Qual queijo escolher para gratinar?

Particularmente, eu gosto muito de fazer uma combinação de queijos para finalizar meus gratinados. Isso porque, nem sempre 1 tipo só me traz aquele efeito de puxa ao mesmo tempo que traz essa cor dourada.

Por isso, geralmente eu faço uma mistura de 3/4 da quantidade total de muçarela e 1/4 de parmesão. A muçarela geralmente derrete bem, formando aquele efeito puxa enquanto o parmesão, além de dourar com mais facilidade traz mais sabor.

Receita de batata gratinada com molho branco

Batata gratinada com molho branco
Yield: 4 porções

Batata gratinada com molho branco

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 50 minutes
Total Time: 55 minutes

Uma receita deliciosa de batata gratinada com molho branco, perfeita para servir de acompanhamento para qualquer refeição.

Ingredients

  • 500 ml de molho branco;
  • 3 batatas médias;
  • 1 cebola grande;
  • 200 g de queijo ralado (150 g de muçarela e 50 g de parmesão);
  • manteiga para untar a forma.

Instructions

  1. Comece untando uma travessa, aqui usamos uma 26 x 18 cm, com manteiga;
  2. Corte suas batatas em rodelas não muito finas, assim como a sua cebola;
  3. Em seguida organize suas batatas de forma que elas não fiquem totalmente umas sobre as outras;
  4. Então, adicione as rodelas de cebola de forma intercalada, distribuindo entre toda a travessa;
  5. Finalizando adicionando o molho branco por toda a travessa até que cubra as batatas;
  6. Cubra a sua travessa com um papel alumínio e leve ao forno, pré aquecido e em temperatura média, por aproximadamente 40 min ou até que suas batatas estejam bem macias;
  7. Por fim, distribua o queijo ralado por cima e volte ao forno (sem o papel alumínio), em fogo alto por mais 10 min ou até que fique bem dourado;
  8. Espere alguns minutos antes de servir.

Com que receita essa batata combina?

Sem dúvidas, esse é um acompanhamento bastante versátil, que pode acompanhar desde peixes a carne vermelha. Por isso, selecionei algumas opções bem diferentes para você se inspirar:

Itens que podem ajudar a fazer sua batata gratinada 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Travessa refratária: Sem dúvida, ter uma boa travessa que possa ir do forno à mesa facilita bastante nosso dia a dia na cozinha. Por aqui, temos usado as da Oxford Porcelanas, inclusive essa da foto é da marca;
  2. Forno elétrico: Sim, essa receita dá certo sendo feita no forno normal, mas sem dúvidas, um forno elétrico é um super aliado do gratinado perfeito. E calma, não precisa trocar seu forno, existem opções mais compactas super versáteis.

Guarde essa receita no seu Pinterest

Batata gratinada com molho branco

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *