Tomates assados com alecrim

Aprenda como fazer tomates assados deliciosos

Sem dúvida esses tomates assados com alecrim é uma das receitas que mais gosto de fazer por aqui. Primeiro porque é super prático e, da mesma forma, é delicioso demais!

É uma ótima opção para acompanhar um pão ou uma torradinha. Mas é provável que você também queira usar para adicionar as suas saladas ou proteínas no dia a dia.

Tomates assados ou confit de tomate

Antes de mais nada é importante eu explicar a diferença. Aqui, estamos assando os tomates, com pouca gordura para justamente garantir uma caramelização que dá um toque adocicado delicioso à sua receita.

Por outro lado, a técnica de confitar consiste em assar em imersão de gordura em temperatura baixa. Se você também quiser testar essa forma de fazer, vem conferir aqui a receita.

Tomates assados com alecrim

No dia a dia, admito que os tomates assados se tornam uma opção mais rápida, prática e econômica.

Temperos para seus tomates assados

Como eu falei, essa é uma receita simples e, certamente, os temperos fazem toda a diferença. Confesso que já fiz diversas versões desses tomates, até mesmo só adicionando azeite, sal e pimenta.

Mas sem dúvida, adicionando alguns ingredientes o sabor fica ainda melhor, como por exemplo:

  • Vinagre balsâmico: vai por mim, adicionar o balsâmico irá trazer uma acidez deliciosa para o seu preparo. Mas, como falei antes, é possível sim fazer essa receita sem esse ingrediente e continua uma delícia;
  • Temperos: ervas frescas como alecrim, tomilho e orégano frescos aguentam temperaturas altas e combinam deliciosamente com tomate. Caso queira adicionar manjericão (outra combinação clássica), salsa ou cebolinha, minha dica é misturar depois de tirar seu preparo do forno;
  • Alho ou até mesmo, cebola: Nessa receita, adicionamos o alho para trazer mais sabor ao nosso preparo. Mas já fizemos também com cebola e fica uma delícia.
Tomates assados com alecrim

Como servir seus tomates assados

Como toda a certeza, eu amo fazer esses tomates assados para acompanhar um bom pão caseiro. Confira abaixo 3 receitas que amamos fazer por aqui:

Mas claro, que essa delícia não combina só com pão. Pode servir para dar mais sabor a sua salada ou até mesmo para temperar uma massa. Além disso, pode acompanhar uma tábua de queijos e ser servido com torradas.

Além disso, confesso que já usei até mesmo para dar um toque especial em caldos e para fazer um parmegiana mais sofisticado.

Receita de tomates assados com alecrim

Tomates assados com alecrim
Yield: 4 porções

Tomates assados com alecrim

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 45 minutes

Sem dúvida, esses tomates assados com alecrim são deliciosos e super fácil de fazer. Vem conferir todas as nossas dicas.

Ingredients

  • 500g de tomate cereja;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico;
  • 1 dente de alho picado;
  • sal, pimenta do reino e alecrim fresco a gosto.

Instructions

  1. Em uma travessa, misture todos os ingredientes, temperando como desejar;
  2. Leve para assar em forno pré aquecido e em temperatura alta, por 30 a 40 min mexendo de vez em quando;
  3. Estará pronto quando o tomate estiver bem macio e levemente caramelizado.

Guarde essa receita no seu Pinterest para fazer depois

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *