Categorias
Café da manhã Lanches Pães

Pão de aveia e mel

Uma receita de pão deliciosa e cheia de sabor

Sem dúvida esse pão de aveia e mel é uma dessas receitas que te fazem sorrir na primeira mordida. Fazer pão já é uma delícia, mas fazer um pão com tantos sabores assim, é ainda melhor.

Certamente você vai querer ter sempre essa delícia pronta para um café da manhã perfeito.

Receita de pão semi integral

Antes de mais nada é importante dizer que é possível sim fazer um pão caseiro 100% integral, mas confesso que é necessário utilizar algumas técnicas para que o resultado não seja um pão duro e ressecado.

Se você já produz pão há algum tempo, pode testar essa receita alterando a farinha branca pela integral, porém é essencial que aumente a hidratação da sua massa.

Caso esse não seja o seu caso, eu aconselho a começar com receitas que mesclam os 2 tipos de farinha, dessa forma você irá garantir um pão fofinho e ainda assim conseguirá os benefícios da farinha integral.

Quais são os benefícios do pão de aveia?

Sem dúvidas, um dos diferenciais desse pão é a adição de aveia. Com a inclusão do ingrediente, sua receita ganha uma dose extra de fibras e sabor.

Além disso, o ingrediente deixa seu pão de mais fácil digestão e com uma menor quantidade de ingestão, vai te deixar bem saciado.

Ou seja, é uma ótima opção para incluir no dia a dia e substituir pães industrializados.

Dicas para fazer o pão perfeito

Antes de mais nada é importante você saber que para fazer pão em casa é essencial comprar uma balança! Até existem alguns pães onde as medidas conseguem ser passadas em xícaras, mas, sem dúvida, a precisão das medidas te trará resultados ainda melhores.

Para isso, sempre indicamos esse modelo super simples e barato, mas que funciona perfeitamente.

Outro acessório que facilita bastante a vida de quem fazer pães em casa é ter uma batedeira planetária. Nós usamos um modelo igual a esse, mas já é possível encontrar alguns modelos no mercado mais baratos, como essa.

Dito isso, vamos a algumas dicas importantes:

  • Para começar, é essencial que você hidrate a aveia. Isso fará com que ela se incorpore melhor a massa e evita que sua massa fique quebradiça e com grãos duros;
  • O tempo de crescimento do seu pão pode variar de acordo do clima onde você está. No clima quente, o fermento tende a trabalhar mais rápido. Locais frios e úmidos geralmente deixam o fermento mais preguiçoso;
  • Na hora de assar, nós optamos por moldar em um banneton e depois assar em um tabuleiro, mas você pode preparar esse pão em uma forma de bolo inglês (retangular) ou até mesmo assá-lo em uma panela (de ferro ou cerâmica de preferência).

Receita de pão de aveia e mel

Yield: 1 pão médio

Pão de aveia e mel

Prep Time: 30 minutes
Cook Time: 40 minutes
Additional Time: 3 hours 30 minutes
Total Time: 4 hours 40 minutes

Delicioso e rico em sabores, esse pão de aveia e mel é uma opção perfeita para deixar o seu dia a dia ainda mais gostoso.

Ingredients

  • 340 g de farinha de trigo branca;
  • 110 g de farinha de trigo integral;
  • 75 g de aveia em flocos finos;
  • 278 g de água morna;
  • 50 g de leite integral;
  • 30 g de mel;
  • 30 g de azeite;
  • 10 g de sal;
  • 2,5 g de fermento seco para pão.

Instructions

  1. Comece misturando a aveia com a água e deixe descansar por 20 min ou até que fiquem bem macias;
  2. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes e bata em velocidade baixa até que todos os ingredientes estejam bem incorporados - cerca de 3 minutos;
  3. Em seguida, aumente a velocidade e bata por mais 3 minutos e meio para ativar bem o glúten da massa;
  4. Deixe a massa descansar por 2 horas longe da luz e corrente de vento. Na metade desse tempo, faça dobras nela mesma (nesse vídeo você pode conferir como fazer);
  5. Após esse tempo transfira sua massa para o banneton ou para o local onde vai assar o seu pão e deixe crescer por 1 a 1h e meia ou até que dobre de tamanho;
  6. Para assar, é essencial que o seu forno esteja pré aquecido em temperatura alta por pelo menos 30 min;
  7. Leve seu pão para assar em temperatura máxima por 15 min. Após esse tempo, diminua a temperatura para 180° e deixe assar por mais 15 a 20 min até que fique bem dourado;
  8. Espere esfriar bem antes de cortar.

Notes

  • Para fazer a camada de aveia, no banneton, basta povilhar os flocos junto com a farinha antes de adicionar a massa. Caso você vá assar em uma forma ou panela, pode borrifar um pouco de água e, em seguida, polvilhar os flocos de aveia;
  • O leite, o mel e o azeite vão ajudar a deixar sua massa bem douradinha.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Mais receitas de pão

  • Esse pão de abóbora fica fofinho, delicioso e ainda é super fácil de fazer!
  • Da mesma maneira, esse pão de batata é super diferente e incrível. Tenho certeza que você vai se apaixonar como eu;
  • Agora, se você está buscando uma receita de fermentação natural, esse pão rústico é sem dúvida umas das receitas que mais amamos por aqui.

Guarde essa receita no seu Pinterest e não perca essa dica!

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to Recipe
Sair da versão mobile