Quibe de carne e quinoa

Sem dúvida, esse quibe de carne e quinoa, é uma das minhas receitas favoritas para ter sempre no congelador. Sim, ele pode ser congelado!

Além de muito gostoso, é uma opção nutritiva para qualquer refeição e também, perfeito para incrementar a marmita.

Quibe de carne e quinoa

Quibe de quinoa

Tradicionalmente o quibe é feito com um tipo de trigo moído, que por mais que seja delicioso, é um ingrediente nutritivamente pobre, mas nem por isso deixa der uma delícia. Caso queira conferir a receita tradicional, clique aqui.

Na versão que trago aqui, o trigo é substituído pela quinoa, um grão riquíssimo em proteínas e fibras que vão deixar o seu quibe muito nutritivo e gostoso.

Nesta receita, utilizamos a versão tricolor, mas você pode utilizar a quinoa que encontrar com mais facilidade.

Como cozinhar a quinoa

Antes de mais nada é importante saber que a quinoa precisa ser bem lavada antes de ser cozida. Isso porque os grãos possuem um revestimento que dá um sabor amargo ao preparo e que é eliminado após a lavagem.

Além disso, sempre orientamos deixar grãos de molho para diminuir os antinutrientes, para a quinoa, 6 a 12h são suficientes. Quer saber a importância de deixar os grãos de molho? Clique aqui.

Para cozinhar, siga o passo a passo abaixo:

  • Enxague bem os grãos e descarte a água onde deixou de molho;
  • Para cada xícara de quinoa, adicione 1 xícara de água ou caldo;
  • Cozinhe em fogo alto até começar a fever;
  • Em seguida, diminua o fogo, deixe cozinhar por 15 min;
  • Após esse tempo, desligue o fogo tampe a panela e deixe sua quinoa cozinhar por mais 10 min ou até estar bem macia;
  • Finalize soltando os grãos com a ajuda de um garfo.

Para preparar o kibe, gosto de deixar a quinoa esfriar bem, dessa forma, o calor não cozinha a carne antes do tempo. Além disso, depois de frios, os grãos ficam ainda mais soltinhos.

Como assar seu quibe

Como você pode ver, por aqui eu escolhi assar meu quibe em formas de bolinhos. Mas é possível fazer também uma versão de travessa (teste trocar o trigo por quinoa e fazer essa versão com legumes).

Além disso, essa é uma receita que pode ser congelada. E geralmente, nesse formato de bolinhos acaba ocupando menos espaço no congelador.

Para assar, é importante deixar seu quibe em temperatura ambiente antes de levar para o forno. Se você congelar, pode ser interessante deixar ele descongelar na geladeira por algumas horas. Essa dica é importante para que o seu quibe não fique torrado por fora, mas frio por dentro.

Na hora de preparar, você pode assar no forno ou usar uma airfryer. Claro que é possível fritar também, mas certamente você vai preferir seguir opções mais saudáveis não é mesmo?

Receita de quibe de carne e quinoa

Quibe de carne e quinoa
Yield: 25 bolinhos

Quibe de carne e quinoa

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 25 minutes

Super saudável e delicioso, esse quibe de carne e quinoa é uma ótima opção para ter sempre no seu congelador. Além de ficar ótima para deixar sua marmita ainda mais gostosa.

Ingredients

  • 200 g de carne moída - utilizei patinho;
  • 1 xícara de quinoa cozida;
  • 2 colheres de sopa de gergelim (opcional);
  • 1/2 cebola média;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1/2 xícara de hortelã fresco;
  • 1/2 colher de chá de cominho em pó (opcional);
  • sal e pimenta a gosto.

Instructions

  1. Comece processando a cebola, o azeite e o hortelã até formar uma pastinha uniforme;
  2. Em seguida, em uma tigela, mistura todos os ingredientes até ficar bem uniforme;
  3. Dê a forma que desejar para o seu quibe. Caso prefira assar em uma travessa, não esqueça de pincelar uma camada de azeite para untar a mesma antes de adicionar a massa;
  4. Para preparar seus quibes, pré aqueça seu forno até estar bem quente. Adicione então os bolinhos, em uma forma untada e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 min. Em seguida, aumente a temperatura para o máximo e deixe dourar. O tempo pode variar, mas aproximadamente mais 10 min serão suficientes;
  5. Sirva com esse molho de iogurte e hortelã delicioso.

Receita nutritiva e sem glúten

Com a substituição do trigo para o glúten, além de um aumento significante no aporte de proteína, essa receita se torna uma opção para quem possui alguma alergia ou intolerância ao glúten.

Além disso, como você pode ver na receita, adicionamos mais 2 grãos, opcionais, à mistura. Com isso, além de aumentar a quantidade de fibras, trazemos uma dose de cálcio (presente no gergelim) e ômega 3 (presente na linhaça).

Mais receitas super nutritivas

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “Quibe de carne e quinoa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *