Pipoca doce com chocolate

Certamente essa pipoca doce com chocolate é uma das receitas que mais tenho feito nos últimos tempos. Sem dúvida porque amo pipoca doce e além disso, porque essa receita é impossível de errar.

Eu tenho certeza que você vai se apaixonar como eu!

Pipoca doce com chocolate
Deliciosa, crocante e fácil de fazer!

Pipoca doce fácil e rápida

É provável que você já tenha encontrado receitas de pipoca onde você primeiro estoura os grãos para depois misturar com algum tipo de calda. Porém, confesso que nunca testei. A ideia de ter que fazer uma simples pipoca doce em 2 passos, sempre me fez resistir a esse tipo de receita.

Por isso, quando testei essa versão, onde você só precisa de 1 panela eu me apaixonei e comecei a testar variações.

Como resultado cheguei nessa receita super prática, onde você rapidamente tem um pipoca doce com toque achocolatado para comer sem conseguir parar.

Pipoca de chocolate

Se você chocolate, inegavelmente vai amar esse receita. Porém, eu tenho uma super dica para você: utilize o cacau no seu preparo.

Em primeiro lugar, é possível sim utilizar o chocolate em pó, porém, como você já utiliza um boa quantidade de açúcar, utilizar o cacau vai trazer o sabor do chocolate no ponto perfeito de doçura.

Na verdade, é possível utilizar até mesmo achocolatado, mas realmente o resultado final poderá ficar extremamente doce.

Pipoca doce mais saudável

Antes de mais nada é importante você saber que não existe milagre da pipoca doce fit. Pelo menos não que eu saiba, rs…

Mas, sem dúvida, essa opção é uma versão com ingredientes menos industrializados. Isso porque, aqui usamos o açúcar demerara (minimamente processado) ao invés do refinado (processado e geralmente com inclusão de aditivos). Além disso, optamos pelo cacau puro para trazer o sabor de chocolate ao invés de adicionar mais um ingrediente com açúcar em sua composição (caso dos chocolates em pó e achocolatado).

Receita de pipoca doce com chocolate

Pipoca doce com chocolate
Yield: 4 porções

Pipoca doce com chocolate

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 15 minutes
Total Time: 20 minutes

Receita deliciosa e super prática de pipoca doce com chocolate para você se deliciar.

Ingredients

  • 3/4 xícara de milho
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1/4 xícara de água
  • 1 colher de sopa de cacau

Instructions

  1. Comece misturando o milho, o açúcar, a água e o óleo e leve para cozinhar em fogo alto;
  2. Quando começar o açúcar começar a formar uma calda bem grossa (esse etapa demora um pouco), adicione o cacau e misture bem;
  3. Misturando de vez em quando, deixe os primeiros milhos estourarem para só então tampar a panela;
  4. Mexa sem parar até que os milhos estourem;
  5. Cuidado ao abrir a panela;
  6. Transfira sua pipoca para um tabuleiro, espalhando bem, e deixe esfriar por alguns poucos minutos;
  7. Solte caso tenha alguns blocos grudados e delicie.

Notes

  • Confira nas nossas observações como fazer sua pipoca na panela normal.
  • Para ela ficar crocante por mais tempo, adicione 1 colher de chá de vinagre junto com os demais ingredientes. E não se preocupe, não ficará com sabor de vinagre.

Como fazer pipoca doce sem erros

Se você é um viciado em pipoca (como eu) eu aconselho bastante comprar uma panela do tipo pipoqueira. Isso porque, sem dúvida, é a forma mais fácil de fazer pipoca sem errar. Como ela possui a manivela, é possível mexer seus grãos durante todo o processo aumentando a probabilidade de todos os grãos estourarem.

Mas independente da panela, algumas dicas são importantes para fazer a pipoca doce perfeita, como por exemplo:

  • Prepare sua pipoca em fogo alto. Seus grãos precisam de alta temperatura para estourarem e acredita em mim, fazendo dessa forma, é mais provável que você consiga estourar mais milho sem queimar sua pipoca;
  • Só adicione o cacau depois que o açúcar formar uma calda. Isso porque o cacau é bem sensível e pode queimar com facilidade. Com isso, você evita o gosto de queimado;
  • Misture sempre. Depois de adicionar o cacau você pode continuar misturando até que os primeiros grãos estourem (não se preocupe eles não vão voar em você). Quando isso acontecer, tampe a panela e continue mexendo até o final;
  • Na panela normal, agite sem parar. A manivela da pipoqueira permite com que os grãos estourados subam e os milhos fiquem em contato com a superfície quente da panela. Mas, se você for fazer na panela normal, precisará agitar a mesa com frequência para reproduzir esse processo manualmente;
  • Saiba a hora de tirar do fogo. Quando o intervalo entre um estouro e outro se tornar maior do que 2 segundos, retire a panela do fogo, aguarde um pouco até que realmente os grãos parem de estourar e só então abra a panela
  • Deixe esfriar. Sem dúvida a dica mais importante. Transfira sua pipoca para um tabuleiro, deixe esfriar por alguns minutos, separe um pouco as que ficarem grudadas e tá pronta.

Itens que podem ajudar a fazer a pipoca doce perfeita 🛍️

Comprando através dos links abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome dos itens.

  1. Pipoqueira: Sem dúvida fazer essa pipoca em uma panela própria é a forma mais prática de preparar essa receita. Isso porque, além dela ser no formato perfeito, tem a manivela que ajuda a misturar os grãos para que eles estourem perfeitamente;
  2. Xícaras medidoras: Se você quer seguir essa receita exatamente como compartilhamos, certamente você precisa de xícaras medidoras (um acessório que você vai utilizar BASTANTE no seu dia a dia);
  3. Tigela em inox: Assim que saí do fogo, a pipoca estará extremamente quente, por causa da caramelização do açúcar. Por isso, eu evitaria servir em tigelas de plásticos. Opte por uma de inox ou vidro.

Mais receitas de pipoca

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Pipoca doce com chocolate

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Pipoca doce com chocolate”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *