Pão caseiro sem sovar

É provável que você queira fazer esse pão caseiro sem sovar toda semana depois de experimentar essa delícia. Além de muito fácil de fazer, ele fica crocante por fora, macio por dentro e muito gostoso.

Sem dúvida você vai se apaixonar por essa receita super simples.

Pão caseiro sem sovar
Yield: 1 pão grande

Pão caseiro sem sovar

Prep Time: 4 hours
Cook Time: 50 minutes
Additional Time: 15 minutes
Total Time: 5 hours 5 minutes

Aprenda como preparar esse delicioso pão caseiro sem sovar. Receita super simples e deliciosa

Ingredients

  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 colheres de chá de fermento para pão;
  • 1 1/2 xícara de água morna;
  • 2 colheres de chá de sal;

Instructions

  1. Comece misturando a farinha, com o fermento e a água até formar uma massa bem uniforme;
  2. Em seguida, adicione o sal e misture mais um pouco para incorporar o ingrediente a massa;
  3. Logo após, leve a massa para descansar durante 1 hora, depois desse tempo, dobre sua massa sobre si mesma 4 vezes. Repita esse processo depois de 2h e por fim, depois de 3 horas, dê o formato a sua massa e leve para assar em uma panela;
  4. O forno deverá estar pré aquecido (por no mínimo 30 min) e em temperatura máxima. Asse com a panela fechada por 30 min;
  5. Após esse tempo retire a tampa da panela, deixe o forno em temperatura média, e asse por 20 min ou até que seu pão fique bem dourado;
  6. Deixe esfriar bem antes de cortar seu pão.

Notes

Confira nossas dicas para fazer o pão perfeito sem erros clicando aqui.

Pão simples sem sovar

Sim é possível fazer pão em casa e não precisar de força nos braços para trabalhar a massa e muito menos de uma batedeira planetária.

Como uma boa apreciadora de pães, confesso que fiquei com receio de testar uma receita sem sova e dessa forma, trazer para o pão aquele sabor acentuado de fermento. Ou até mesmo uma textura pesada demais.

Mas acredite quando eu falo que essa receita é incrível!

Quais os benefícios do pão caseiro?

Antes de mais nada, fazer seu próprio pão traz uma sensação muito gostosa. Arrisco em dizer, que fazer pão é diferente de fazer aquela receita mais complexa. Possivelmente isso acontece porque pães geralmente tem receitas simples, que precisam de tempo e cuidado.

Além disso, sem dúvida fazer o seu próprio pão te permite saber exatamente os ingredientes da composição. Com isso, você elimina aditivos e ingredientes muitas vezes usados intensificar o aroma e sabor dos pães industrializado, assim como aumentar a sua durabilidade.

Pão caseiro sem sovar

Quanto tempo dura o pão caseiro?

Possivelmente esse possa ser um dos principais questionamentos de quem começa a fazer pão em casa. E sem dúvida, diferente dos pães industrializados, o tempo de validade é realmente menor.

Como falei, sem os aditivos, é provável que seu pão dure entre 2 a 3 sem perder tanto do sabor e textura. Mas certamente isso pode mudar dependendo do tempo, umidade e forma de armazenamento.

Uma dica que sempre dou para aumentar o tempo para consumo é cortar seu pão em fatias e levar a geladeira. Dessa forma, seu pão pode durar até 5 dias tranquilamente. No congelador, indico consumir em até 10 dias para manter o sabor.

Na hora de consumir, é só esquentar na sanduicheira ou no forno e aproveitar.

Como fazer um pão sem sova

Mas afinal, qual a diferença de sovar ou não sua massa.

Como falei, eu sou fã não somente de pães com muita sova, como também com os de longa fermentação e principalmente os de fermentação natural. Mas nem sempre no dia a dia dá tempo de organizar para prepará-los.

Mas afinal para que serve a sova? A sova permite a ativação do glúten através de força mecânica, seja manual ou com uma batedeira. Com o glúten ativado, a massa fica mais leve e elástica. Por esse motivo, pães com a sova bem feita, formam mais alvéolos (aqueles buracos na massa).

Mas e o pão sem sova? Não é tão bom?

Claro que não, mas aqui o fermento tem um papel ainda mais importante para a textura da sua massa. Por isso, muitas vezes pães sem sova precisam de uma quantidade maior de fermento. Além disso, com as dobras da massa, será possível você fazer uma ativação de glúten de forma extremante simples.

Dicas para fazer o pão perfeito

Como falei essa receita é extremamente simples, mas algumas dicas podem ajudar você a fazer o pão perfeito, como por exemplo:

  • Nós preparamos a massa sem batedeira, porque queríamos testar a forma mais simples de fazer essa receita, mas se desejar, você pode usar sem problemas;
  • O sal deve entrar depois que a farinha, a água e o fermento estiver bem misturado, dessa forma, ele não irá prejudicar a ação do fermento;
  • As dobras da massa são essenciais para deixar o seu pão fofinho, para isso basta puxar as pontas e fazer uma dobra em cima da própria massa. Clique aqui para conferir uma imagem que pode ajudar você a entender o processo
  • Nós indicamos utilizar a panela (cerâmica, ferro ou vidro) porque dessa maneira, a casca fica bem fininha e crocante. Mas, caso não tenha uma panela que possa ir ao forno, você pode borrifar bastante água nas paredes do seu forno imediatamente antes de colocar seu pão para assar. Isso aumentará a umidade, ajudando a deixar a casquinha perfeita;
  • Segure a ansiedade e deixe seu pão descansar depois que sair do forno. Isso porque ele continua cozinhando por mais alguns minutos enquanto esfria. Se você cortar ele assim que ficar pronto, provavelmente a massa estará úmida demais.

Mais receitas de pães

  • É provável que depois de experimentar esse pão de batata, você dificilmente vá querer fazer outra receita. É delicioso e muito fofinho;
  • Da mesma forma, esse pão de cenoura é simplesmente incrível;
  • Quem prefere um pão mais rústico, mas ao mesmo tempo fácil de fazer, vai gostar desse pão com iogurte.

Receitas de pão

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

10 comments on “Pão caseiro sem sovar”

Adorei e vou fazer, com certeza!!!
Só fiquei na dúvida qto ao fermento que vc usou.
Era seco ou fresco? E sabe dizer a qtde em gr???
Obrigada, adoro as receitas que vc posta. Sempre dão certo, são deliciosas!!!

– depois de misturar tudo 1 hora para crescer
– depois da 1ª dobra de massa + 1h
– depois da 2ª dobra de massa + 1h
– depois da 3ª dobra de massa e transferência para a panela + 1h
– aproximadamente 1h para assar

Poder pode, mas a ideia da panela é que a camada grossa que ela possui permite que o pão asse sem dourar num primeiro momento (por isso precisa estar tampado).
Mas você pode fazer sem panela sim, a casquinha só fica mais grossa ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *