Categorias
Carnes e Aves Receitas Receitas para marmita Receitas Salgadas Receitas saudáveis

Kibe de forno recheado

É provável que esse kibe de forno recheado seja uma das minhas receitas favoritas dos últimos tempos. Isso porque além de ser super prático, é delicioso e extremamente versátil.

Isso sem contar que pode ser congelado. Ou seja, ainda é uma ótima opção para facilitar o seu dia a dia.

Kibe de forno: receita prática

Eu amo kibe. Com toda a certeza é uma das receitas que mais repito ao longo dos meses. Primeiro porque rende bastante, depois porque posso variar bastante na combinação de sabores.

Por exemplo, já fiz essa versão sem carne e só com legumes que eu realmente amo.

Mas, sem dúvida, uma das coisas que mais me agradam nessa receita, é o fato poder congelar e ter sempre uma comidinha deliciosa para os dias mais corridos.

Além dessa versão no tabuleiro, em diversos momentos, também congelei meus kibes em forma de bolinhos, se tornando uma ótima alternativa para lanches, petiscos e principalmente, para a marmita!

Outra vantagem dessa receita é que por possuir um mix de carboidrato (trigo) e proteína (carne), é uma ótima opção para uma refeição de prato único, que certamente vai ficar ainda mais completa com uma saladinha ou legumes para acompanhar.

Sugestões de recheios

Sem dúvida, é possível fazer essa receita de kibe sem adicionar o recheio, mas eu te garanto que rechear vai trazer ainda mais sabor para o seu preparo.

Nessa versão recheamos com esse homus delicioso de pimentão assado, que além de sabor, trouxe uma cor super vibrante para o nosso kibe. Mas sem dúvida, também vai ficar uma delícia com a versão tradicional de homus.

Mas, se você quer opções que não incluam o grão de bico, temos mais algumas ideias, como por exemplo:

  • Legumes refogados: já fiz com uma mistura de acelga e cenoura que ficou simplesmente delicioso;
  • Pasta de ricota: você pode fazer esse creme de ricota um pouco mais grossinho e até mesmo adicionar espinafre nele, vai ficar uma delícia;
  • Queijo: confesso que nunca é a minha opção, mas você pode adicionar um queijo que derreta bem, como a muçarela por exemplo.

Uma dica importante é que, caso opte por usar o homus, utilize a pasta sem adição do limão. Deixe para adicioná-lo para finalizar o prato na hora de comer, fica uma delícia.

Dicas para fazer o kibe perfeito

Como eu falei anteriormente, essa é uma receita super prática para o dia a dia. Mas certamente algumas dicas podem te ajudar a fazer o kibe perfeito, como por exemplo:

  • Hidratação do trigo: do ponto de vista nutricional, o ideal é deixar seu trigo de molho por pelo menos 6h (confira esse artigo), porém, ao fazer isso, você poderá ter uma massa um pouco mais úmida. Dessa forma, se você preferir o kibe mais sequinho, esqueça o demolho e foque somente numa boa lavagem;
  • Seque o trigo: é essencial, que após a lavagem dos seus grãos, você passe seu trigo por uma peneira para secá-los bem. Você vai perceber que ele absorve bastante água, e você não vai querer seu kibe aguado, certo?
  • Para congelar: você pode escolher congelar seu kibe cru ou pré assado. Caso opte pela 1ª opção, leve para o freezer assim que acabar de enformar. Caso opte por pré assar, retire do forno ele ainda sem muita cor, espere esfriar um pouco e leve para o congelador;
  • Descongelando: se você optar por fazer bolinhos, é possível tirar do congelador e levar direto para o forno. Porém, não aconselho fazer o mesmo caso faça na travessa, isso porque o meio pode continuar gelado enquanto as bordas assam demais e ficam ressecadas. Deixe descongelar com calma na geladeira por algumas horas.

Receita de kibe de forno recheado

Yield: 6 porções

Kibe de forno recheado

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 50 minutes

Sem dúvida essa receita de kibe de forno recheado vai deixar você com gostinho de quero mais!

Ingredients

  • 200 g de trigo
  • 300 g de carne moída
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 1 xícara de hortelã fresco
  • 1/4 xícara de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de cominho (opcional)
  • pimenta do reino a gosto
  • aproximadamente 1 e 1/2 xícara de homus para o recheio

Instructions

  1. Comece hidratando e secando bem o seu trigo para kibe. Confira nossas dicas clicando aqui
  2. Em seguida, processe a cebola, o alho, o hortelã, o azeite e os temperos até formar uma pasta cremosa
  3. Logo após misture bem a carne com o trigo e a pasta até ficar bem uniforme
  4. Unte uma forma com um pouco de azeite, e espalhe bem uma camada de kibe. Por cima adicione seu recheio. Aqui usamos esse homus de pimentão
  5. Finalize adicionando mais uma camada do kibe, cobrindo bem o recheio
  6. Antes de levar ao forno, gosto de fazer pequenas linhas na massa e finalizar com um fio de azeite
  7. Leve para assar em forno com temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que fique bem dourado

Notes

  • Uma dica para saber se seu kibe está assado, é espetar uma faca no meio da massa. Ela precisa voltar um pouco mais quente e sem pedaços de massa.
  • Para conferir dicas de como congelar seu kibe, clique aqui.

Você fez essa receita?

Deixe um comentário ou poste sua foto

Mais receitas para congelar

  • Esse frango com cebola caramelizado e queijo é uma opção deliciosa para ter pronta no freezer. Deixe para gratinar somente na hora que for servir para ficar ainda mais perfeito;
  • Sem dúvida, lasanha por aqui sempre é feita em dobro, uma pra comer na hora e outra pra congelar! Na que irá congelar, lembre de colocar o molho não muito quente para não cozinhar a massa antes do tempo;
  • E com toda a certeza, são os bolinhos que dominam meu freezer, como por exemplo, esse de batata doce com frango, assim como esse vegano de lentilha.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to Recipe
Sair da versão mobile