Receitas sem glúten

Preparamos uma seleção de receitas sem glúten que, com toda a certeza, vai fazer você se deliciar. Entre receitas doces e salgadas, certamente você vai encontrar várias opções para incluir no seu dia a dia.

O que é glúten?

O glúten é um tipo de proteína presente em alguns alimentos, principalmente cereais. Mesmo tendo origem natural, já que faz parte da composição de diversos alimentos, existem pessoas que desenvolvem alergias e intolerâncias graves, fazendo com que a digestão da proteína desenvolva distúrbios, principalmente, intestinais.

Como fazer receitas sem glúten?

Antes de mais nada é importante você saber que o glúten está presente principalmente em cerais como trigo, centeio, malte e cevada.

Porém, existem alguns alimentos que originalmente não possuem glúten, mas geralmente possuem contaminação cruzada, como é o caso da aveia. Embora esse cereal não contenha glúten, a maioria das opções vendidas no Brasil contém traços de glúten.

Além disso, há diversos alimentos industrializados que possuem a proteína.

Dessa forma, para fazer receitas sem glúten é importante não apenas eliminar os cereais ricos na proteína, como também estar atento aos rótulos de todos os alimentos que você compra para produzir suas receitas.

Dicas importantes

  • Inegavelmente, quando for comprar um ingrediente, é essencial olhar atentamente o rótulo. Geralmente a informação que aquele produto é livre de glúten é estampada de forma bem visível;
  • Ainda assim, se você tem uma intolerância ou alergia grave, precisa ficar atento a contaminação cruzada. Ou seja, seja no armazenamento como na produção, o alimento sem glúten não pode ter contato com alimentos com glúten, pois podem trazer traços de contaminação;
  • Inegavelmente, hoje em dia, já é possível encontrar substitutos sem glúten para praticamente todos os preparos de forma acessível e diversa;
  • Sem dúvida, é possível incluir a aveia como mais uma opção de ingrediente, mas busque uma opção que deixe explicito ser livre de glúten;
  • Com toda a certeza, é super possível ter uma alimentação variada e gostosa com substituições simples.

Receitas sem glúten

Selecionamos aqui receitas que tradicionalmente possuiriam algum traço de glúten para você conferir como é possível não apenas variar nos preparos, como também preparar verdadeiras delicias no seu dia a dia.

Para conferir as receitas clique no título ou na foto

As melhores receitas sem glúten

Bolo de fubá com leite de coco

Sem dúvida uma das minhas receitas favoritas. Além de super molhadinha, é fácil de fazer e com toda a certeza vai fazer você se apaixonar.

Torta de chocolate sem farinha

Inegavelmente a melhor torta de chocolate que já provei. E o melhor, não leva nada de farinha de trigo! Mas é importante escolher bem o chocolate que vai utilizar ok?

Pizza deliciosa

Essa massa de pizza não só é sem glúten como também é deliciosa e muito fácil de fazer. Além disso, tem uma mistura nutritiva, cheia de fibras. Você precisa testar!!!

Biscoito de fubá

Certamente essa receita vai te surpreender. Assim sendo, esse biscoito é daqueles que você come sem parar até acabar.

Pão de queijo super fácil

Aliás pão de queijo é a alegria de quem não consome glúten, já que o polvilho não possui a proteína. E essa versão é inegavelmente super fácil de fazer.

Pão de queijo fácil

Massa de panqueca sem glúten

Não só super fácil de fazer, como também minha receita de massa de panqueca favorita. Além disso, é super versátil.

Pão de forma sem glúten super fofinho

Você vai se surpreender com a textura desse pão delicioso. E o melhor, vai poder preparar a massa no liquidificador! Perfeito né?

Kibe de quinoa

Ama kibe mas o trigo utilizado tradicionalmente nessa receita te impede de comer essa delícia? Nós vamos te ajudar. Essa versão de kibe com quinoa não fica devendo em nada a versão clássica, na verdade, fica ainda mais nutritiva!

Quibe de carne e quinoa

Nhoque de cenoura

De fato você nem vai sentir falta da farinha de trigo na hora de preparar essa receita. Super leve e deliciosa.

Nhoque de cenoura sem glúten 3

Peixe empanado com fubá

De fato a maioria dos empanados leva a farinha de trigo ou de pão como base. Mas, sem dúvidas, depois de provar essa opção com fubá você não vai querer fazer de outro jeito.

Biscoito de queijo super crocante

Você vai se apaixonar por esse biscoito de queijo crocante. Adaptamos uma receita super famosa entre nossos leitores para uma versão sem glúten e nutritiva!

Bolo de banana sem glúten

Além de ser super fácil de fazer, ele fica fofinho, delicioso e certamente vai ser uma opção deliciosa para o café da manhã.

Bolo de banana sem glúten

Panqueca de cacau e banana

Não apenas uma versão sem glúten, como também super nutritiva para você adoçar o seu dia a dia.

Panqueca de banana e chocolate

Torta de maçã

É provável que você já tenha visto várias opções de torta de maçã com massas a base de farinha. Mas essa aqui além de fácil, tem uma massa cremosa e sem nada de glúten.

Muffin de chocolate super fofinho

É provável que essa receita de bolo de chocolate seja a minha favorita da vida. Isso porque fica super fofinho e delicioso. E o melhor, além de não levar farinha, também pode ser feito sem açúcar.

Confira outras seleções de receitas deliciosas

  • Se você não come carne ou até mesmo está tentando diminuir o consumo de proteína animal, sem dúvida essa seleção de receitas é para você;
  • Entretanto, se você está só buscando ter uma alimentação mais saudável e quer incluir mais saladas no seu dia a dia, essa seleção é perfeita.

Salve essa seleção de receitas no seu Pinterest e não perca esse conteúdo!

Receitas sem glúten

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

4 comments on “Receitas sem glúten”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *