Trufa de café

É provável que essa trufa de café se sua receita favorita. Isso porque é super fácil de fazer, fica uma delícia e o melhor, ainda é uma ótima opção para presentear.

Sem dúvidas eu vou repetir essa receita mais e mais vezes por aqui.

Trufa de café
Yield: 30 trufas pequenas

Trufa de café

Prep Time: 15 minutes
Additional Time: 4 hours
Total Time: 4 hours 15 minutes

A combinação de chocolate com café trazem um sabor inigualável para essa trufa. E o melhor, é super fácil de fazer!

Ingredients

  • 350 g de chocolate ao leite
  • 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1 e 1/2 colher de sopa de café solúvel
  • 1 colher de chá de água quente

Instructions

  1. Comece esquentando o seu creme de leite até ele começar a formar pequenas bolhas;
  2. Em seguida, retire do fogo e adicione o seu chocolate picado, mexendo até formar um creme liso, uniforme e brilhante;
  3. Então, misture o café com a água e deixe dissolver até formar uma calda bem grossinha.
  4. Finalize misturando a calda ao creme de chocolate;
  5. leve seu creme a geladeira por no mínimo 4h ou até que consiga fazer bolinhas com facilidade;
  6. Por fim, passe suas trufas no cacau em pó ou na cobertura que desejar.

Notes

Trocar o chocolate ao leite pela versão meio amargo e amargo podem deixar os sabores mais intensos, o que muitas vezes pode não agradar a todos os paladares. Mas se esse não for o seu caso, certamente é uma boa opção.

Além disso, você pode adicionar um pouco de whisky ou até mesmo um licor de café.

Chocolate com café

Mesmo que você não seja muito fã de café, é possível que você vá se apaixonar por essa mistura. O adocicado do chocolate casa perfeitamente com o amargor da bebida trazendo um sabor delicioso e viciante.

Por mais que eu sempre prefira utilizar o chocolate meio amargo ou até mesmo o amargo na maioria das minhas receitas, quando faço essa mistura com o café sempre priorizo a versão ao leite. Isso porque, a combinação de sabores fica mais agradável sendo mais aceita por um número maior de pessoas.

Caso você não tenha problemas com sabores amargos, sem dúvida aconselho experimentar a versão que combina chocolate 70% com café. Mas se não quer errar ou pretende fazer essa receita para presentear pessoas especiais, aposta na versão mais adocicada e não erre!

Trufa de café

Trufas de chocolate

De fato fazer trufa é super fácil. Esse doce tem como base a mistura de chocolate com uma gordura (no caso aqui, o creme de leite) e é servido como pequenos bombons, geralmente envolvidos em cacau.

Mas, certamente, há inúmeras receitas e versões que você pode adaptar ao seu gosto. Aqui vou passar a versão mais simplificada e que certamente você vai amar.

Dicas de como fazer trufas

Mesmo sendo extremamente simples, sem dúvida, algumas perguntas podem surgir na hora de preparar suas trufas, como por exemplo:

  • Qual é o tipo de chocolate para fazer trufa? Sem dúvidas o critério de escolha é se você comeria o chocolate escolhido puro e acharia gostoso. Isso porque esse é o ingrediente base da receita e por isso, influencia totalmente no sabor. De qualquer maneira, independente do chocolate, nunca utilize o tipo fracionado, que não possui um sabor agradável para esse tipo de preparo.
  • Posso deixar minhas trufas fora da geladeira? Desde que a sua cidade não seja muito quente (já que o chocolate derrete em altas temperaturas) ou a umidade não esteja tão alta, pode sim. Como não é o meu caso, prefiro manter nas prateleiras menos frias da geladeira e textura continua super cremosa.
  • Preciso mesmo envolver no cacau em pó? Inegavelmente essa é a forma mais tradicional de servir a trufa, ainda assim, você pode variar nas coberturas, como por exemplo: pode envolver em confeitos de chocolate de qualidade ou quem sabe, envolver com nuts moídas, da mesma forma que você pode mergulhar suas trufas em chocolate derretido para formar uma casquinha crocante.
  • O creme de leite realmente precisa ser o fresco? Possivelmente sua receita irá dar certo independente do creme de leite que você escolher. Porém, a versão fresca, por ter mais gordura traz mais estabilidade para o preparo. Além disso é a versão com menos aditivos que temos no mercado.

Como fazer calda de café

Sem dúvidas esse é um dos passos mais importantes dessa receita. Claro que você sempre pode usar uma dose de café bem forte ou de expresso, mas confesso que fico receosa que a quantidade de líquido (mesmo que pequena) interfira demais na estrutura do meu doce.

Por isso, eu super indico que você faça a calda de café com a versão instantânea da bebida. Isso porque você consegue fazer um concentrado de sabor utilizando pouquíssima água e dessa forma, o sabor estará bastante presente, sem adição de tanto líquido na mistura.

Clique aqui e confira um mini vídeo de como preparar a calda.

Receita trufa de café

Mais receitas de trufas

Quer mais receitas de trufas de chocolate para presentear aquela pessoa especial?

Clique aqui e confira agora mesmo!

Outras receitas com café

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *