Frango gratinado com cebola caramelizada

Uma opção deliciosamente fácil para o dia a dia

É provável que depois de experimentar esse frango gratinado com cebola caramelizada você tenha vontade de repetir essa receita toda essa semana. Isso porque além de fácil, é uma forma de variar nos sabores e servir a proteína de uma forma bem diferente.

Ideia para almoço em família

Sabe aquele almoço em família que você fica sem saber o que servir? Ao mesmo tempo, pensa que seria legal surpreender e servir uma comidinha diferente. Porém, também não quer ficar horas na cozinha…

Se você concordou com a 3 frases acima, essa receita certamente é para você.

A cebola caramelizada pode ser feita com antecedência, e, possivelmente é o passo que leva mais tempo. Depois disso é temperar seu frango, juntar tudo e assar.

Vai até sobrar mais tempo para caprichar nos acompanhamentos!

Frango gratinado com cebola caramelizada

O que servir de acompanhamento para o frango?

Certamente a minha 1ª resposta para essa pergunta é: creme de milho. Isso porque, para mim, não existe combinação mais perfeita. Além disso, sempre que sirvo essa combinação é certeza de sucesso.

Mas se você quer mais ideias, que tal essas opções:

Como temperar o frango

Provavelmente temperar o frango é um dos passos mais importantes dessa receita. Dessa maneira, nunca pule o processo de marinada. Aqui, eu dou uma sugestão que tem como base o suco de laranja, mas você pode usar o tempero que já tem costume de fazer.

De qualquer forma, eu gosto bastante de usar um elemento ácido para temperar esse tipo de carne. A laranja traz um sabor mais neutro, mas no dia a dia alterno entre o suco de limão e o vinagre de maçã.

Além disso, você pode adicionar os sabores de sua preferência. Aqui minha base foi sal, pimenta, cúrcuma e alecrim. 

Como fazer cebola caramelizada

Antes de mais nada tenha paciência. Primeiro porque você vai precisar de uma boa quantidade de cebola para conseguir um volume razoável, assim como você vai precisar de mais uns bons minutos para deixar caramelizar.

Sim, é possível adicionar açúcar e dessa forma, agilizar a caramelização. Mas sem dúvidas você não precisa disso. Isso porque, conforme a cebola cozinha ela vai liberando glucose o que vai trazendo não só o sabor mais adocicado como também a coloração mais caramelo.

Porém, para isso, você precisa de fogo baixo, assim como vai ter que mexer na sua panela o tempo todo, para evitar que suas cebolas queimem.

Receita de frango gratinado com cebola caramelizada

Frango gratinado com cebola caramelizada
Yield: 6 porções

Frango gratinado com cebola caramelizada

Prep Time: 1 hour
Cook Time: 1 hour
Total Time: 2 hours

Uma opção deliciosa e fácil de fazer para deixar o almoço de família ainda mais gostoso.

Ingredients

  • 6 cebolas grandes
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol
  • 6 filés de peito de frango
  • 1 xícara de suco de laranja
  • 1/2 colher de sopa de cúrcuma
  • 1 colher de chá de alecrim
  • 1/2 xícara de manteiga derretida;
  • 100 g de queijo muçarela
  • 100 g de queijo parmesão
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Instructions

  1. Comece cortando suas cebolas em fatias bem finas. Em seguida, em uma panela grande, misture-as com um pouco de óleo e em fogo baixo, e mexendo sempre deixa ela caramelizar;
  2. Vá adicionando o óleo aos poucos para não deixar as cebolas grudarem na panela;
  3. Para marinar o frango, misture o suco de laranja, a manteiga, a cúrcuma, o alecrim, sal e pimenta a gosto. Então, regue seu frango com esse caldo e deixe marinando na geladeira por, no mínimo, 1 hora;
  4. Logo após, pré aqueça seu forno até que esteja bem quente. Transfira então o peito de frango para uma travessa untada com um pouco de manteiga, cubra com papel alumínio e leve ao forno, em temperatura média, por 30 minutos. Após esse tempo, retire o papel alumínio e regue bem o frango com o líquido do cozimento;
  5. Em seguida, aumente a temperatura do forno e leve seu frango para dourar levemente. 15 minutos deve ser o suficiente;
  6. Por fim, adicione a cebola caramelizada e o queijo por cima dos seus filés e volte ao forno para gratinar.

Notes

Uma boa proporção de sal para temperar aves é adicionar 15 g a cada 1 kg de carne.


 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Frango gratinado com cebola caramelizada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *