Como fazer molho branco

Aprenda a fazer o tradicional molho bechamel

Também conhecido como molho branco, é provável que seja uma das receitas mais tradicionais e básicas da culinária. Isso porque serve de base para inúmeros preparos e é super fácil de fazer.

Qual a origem do molho bechamel?

Originário da culinária francesa o molho bechamel (ou molho branco como conhecemos no Brasil) é usado como base de diversas receitas.

A textura deve ficar cremosa, porém sem ser muito grossa. Além disso, não deve possuir nenhuma coloração, assim como deve ficar bem liso, sem grumos de farinha.

O sabor, certamente é mais neutro, justamente para possibilitar os mais diversos usos, porém o uso de noz moscada é essencial para trazer o sabor tão característico desse molho.

Porém, como dito que é um molho de base, ele pode ganhar outros sabores conforme a receita que você está preparando. Ou seja, você poderá adicionar queijos, outros temperos e até mesmo verduras como espinafre e com toda a certeza vai ficar uma delícia.

molho branco - naminhapanela.com

Como fazer o roux?

A base do molho é uma técnica chamada roux, que é a responsável por trazer a textura de creme.

O roux nada mais é do que a mistura de manteiga e farinha de trigo que serve como um espessante para os mais diversos preparos culinários. Além de servir de base para o molho branco, ele pode engrossar também, molhos, caldos e até mesmo massas como a choux (aprenda aqui como fazer a massa choux).

Para fazer o seu roux, basta misturar manteiga e farinha na mesma proporção. E você pode cozinhá-los em 3 pontos:

  • Claro: o que usamos no molho branco. Após diluir a farinha na manteiga você irá cozinhar por aproximadamente 2 minutos para manter a coloração mais esbranquiçada;
  • Dourado: você cozinhará a mistura cozinhar por aproximadamente 5 minutos e dessa maneira seu roux ficará levemente dourado;
  • Escuro: caso deixe cozinhando por aproximadamente 10 minutos sua base ficará mais escura e com mais sabor. Perfeito para molhos mais fortes, como com carnes, por exemplo.

Dicas para o molho branco perfeito

Sem dúvida, essa receita além de clássica é fácil de fazer. E para te ajudar a não errar de jeito nenhum, temos algumas dicas para fazer o molho perfeito:

  • Nada de fogo alto. Isso porque, esse é um molho delicado. Por isso, paciência e fogo baixo;
  • Mexa sempre. Eu sempre prefiro ficar por perto para estar sempre mexendo meu molho, dessa forma, não tem perigo do molho começar a queimar e grudar na panela;
  • Vá experimentando. Dessa maneira você irá ajustar os sabores de sal e noz moscada à seu gosto;
  • Se empelotar, calma tem jeito. Confesso que isso aconteceu comigo em alguns momentos. Mas relaxa, se isso acontecer basta passar seu molho no liquidificador ou usar um mixer para deixá-lo bem liso;
  • Use um fouet para misturar seu molho. Para o roux você pode usar uma colher normal, porém, na hora de fazer o molho, usar um fouet pode te ajudar a deixar seu molho mais lisinho;
  • Ficou grosso demais? Se você seguir as medidas certinhas, isso provavelmente não acontecerá, mas se você achar que seu molho está grosso demais, basta adicionar um pouco mais de leite.

Receita molho branco

molho branco - naminhapanela.com
Yield: 4 porções

Como fazer molho branco

Cook Time: 10 minutes
Total Time: 10 minutes

Delicioso, fácil e super versátil, o molho branco é uma receita super tradicional que você precisa aprender a fazer.

Ingredients

  • 500 ml de leite integral em temperatura ambiente;
  • 1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga;
  • noz moscada e sal a gosto.

Instructions

  1. Comece derretendo a manteiga em fogo baixo e logo após adicione a farinha de trigo;
  2. Misture bem até formar um creme bem grosso;
  3. Em seguida, adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar;
  4. Adicione então a noz moscada (de preferência moída na hora) e o sal;
  5. Por fim, em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe cozinhar de 8 a 10 min até formar um creme mais espesso e liso.

Itens que podem ajudar a fazer seu molho branco 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Boas panelas: Não só pra fazer molho branco, mas pra fazer qualquer coisa na cozinha, é essencial ter boas panelas. Eu sempre indico as de inox ou cerâmica;
  2. Fouet: Um acessório simples, mas super importante no dia a dia na cozinha.

Mais molhos clássicos para você testar

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

molho branco - naminhapanela.com

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “Como fazer molho branco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *