Uma receita com cara de comida afetiva mas super nutritiva
Com toda a certeza essas almôndegas saudáveis vão deixar seu dia a dia mais gostoso. E ainda é uma ótima opção para incluir no cardápio da sua família.
Comida afetiva pode ser saudável
Uma das coisas que mais amo fazer é mostrar para as pessoas como comida saudável pode ser afetiva e gostosa. E dessa maneira, desmistificar que ter uma alimentação mais nutritiva precisa ser restritiva, sem graça e principalmente difícil.
E justamente para falar desse assunto com mais profundidade criamos o projeto Quero Comida de Verdade, onde eu divido dicas para deixar o seu dia a dia mais saudável com simplicidade e muito sabor.
Receita perfeita para marmita
Com toda a certeza, essa receita é uma ótima escolha para incluir na sua marmita.
Claro que ela pode ser servida nas refeições do dia a dia, em casa. Mas inegavelmente a gente fica sempre atrás de opções que fiquem boas para levar na marmita, e eu te garanto, pode apostar nessa delícia.
Sim, ela pode ser congelada, mas eu indicocomer ela fresca, ou seja, deixe na geladeira e consuma até 4 dias após prepará-la.
Outra opção é congelar as almôndegas ainda cruas e deixar para finalizar com o molho próximo ao dia que você irá consumir.
O amaranto e suas substituições
O amaranto é um super grão que gosto muito de usar no meu dia a dia. Isso porque ele tem um sabor mais neutro, traz uma textura super interessante aos preparos, assim como é super nutritivo.
Mas, caso você não encontre o ingrediente com facilidade você pode substituir por outros ingredientes, como a quinoa em flocos e até mesmo a aveia (essa eu usaria metade da quantidade indicada na receita).
Ideias de acompanhamento
Inegavelmente essas almôndegas ficam uma delícia com uma grande variedade de acompanhamentos, como por exemplo:
- O arroz integral é um acompanhamento delicioso;
- Certamente fica perfeito com macarrão e essa opção com espinafre é uma delícia;
- Legumes assados são certamente uma escolha perfeita de acompanhamento;
- Assim como uma salada crocante;
- E por fim, como servido aqui, com uma salada de feijão de feijão fradinho.
Como fazer salada de feijão fradinho
Antes de mais nada, você pode fazer esse preparo com o grão de sua preferência, como por exemplo: grão de bico, lentilha e até mesmo outros tipos de feijão.
Porém, eu amo o sabor do feijão fradinho e não deixo faltar aqui em casa. Lembre que é importante sempre deixar de molho suas leguminosas antes de prepará-las. Confira nesse texto o porque de seguir esse passo.
Salada de feijão fradinho
- 1/2 xícara de feijão fradinho;
- 2 dentes de alho;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 xícara de tomate cereja;
- Salsa fresca, pimenta e sal a gosto.
Deixe seu feijão de molho por no mínimo 12h. Após esse tempo, descarte a água e cozinhe o feijão até o mesmo ficar cozido, porém firme.
Refogue o alho amassado junto com o azeite. Adicione o feijão, o tomate e a salsa, pimenta e sal a gosto.
Receita almôndegas saudáveis
- 250 g de carne moída (dê preferência a pedaços de carne magros);
- 1 colher de chá de páprica picante;
- 1 colher de chá de cebola em pó;
- ½ xícara de amaranto em flocos;
- 2 xícaras de passata de tomate;
- 1 colher de sopa de azeite;
- ¼ de xícara de manjericão fresco;
- ▪ Sal e pimenta a gosto.
- Comece misturando a carne moída, a páprica, a cebola e o amaranto, adicionando sal e pimenta do reino a gosto, até formar uma massa uniforme;
- Em seguida, faça bolas de carne, e em uma panela bem quente (de preferência antiaderente), adicione o azeite e suas almôndegas para selar as mesmas.
- Logo após, finalize adicionando a passata e o manjericão e em fogo baixo deixe cozinhar bem. Se necessário acerte o sal e a pimenta do molho.
Qual carne escolher para minhas almôndegas?
Como disse na receita, dê preferência a cortes mais magros de carne. Dessa maneira você conseguirá uma almôndega mais leve e nutritiva.
Minha primeira opção geralmente é pelo patinho. Porém o acém, assim como a alcatra são também ótimas alternativas.
Mais receita para a marmita
Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest
O que você acha?