Creme de chocolate com caramelo salgado

Uma receita de sobremesa perfeita para quem ama sabores intensos

É provável que os sabores intensos desse creme de chocolate com caramelo salgado não te deixem parar de comer. Uma receita super simples e com o resultado divino.

Um toque salgado na sua sobremesa

Se você ainda não experimentou dar um toque de sal na sua sobremesa você não imagina o que está perdendo. É provável que você, como eu, comece a repensar quais sobremesas ficariam ainda mais perfeitas com um sabor levemente salgado.

Esse meu vício começou depois de uma viagem onde experimentei um chocolate com flor de sal e fiquei maravilhada com a explosão de sabores. Desde então, me permito experimentar ainda mais essa mistura.

E um super clássico na confeitaria é o caramelo salgado, usado nessa receita. E clicando aqui você confere a receita detalhada.

Você vai precisar usar creme de leite fresco

E minha indicação é não abrir mão desse ingrediente, já que ele será a principal base dessa receita.

Isso porque, em 2 momentos da produção da sua receita ele será essencial.

Para começar, você vai precisar esquentá-lo para poder derreter o chocolate e se você ainda não sabe, o creme de leite fresco é o único que pode ser aquecido sem problemas.

Além disso, você vai precisar bater o creme até ele ficar firme, quase um chantilly. O ponto é esse aí embaixo. E isso só é possível com a versão fresca, já que o mesmo tem uma maior concentração de gordura.

Chocolate amargo

Inegavelmente essa receita é mais adocicada, principalmente por causa do caramelo salgado, que tem basicamente açúcar em sua base. Assim sendo, meu conselho é escolher um bom chocolate para essa receita.

Minha indicação é buscar opções acima de 70%, para dessa forma você conseguir saborear essa delícia sem precisar de um copo de água do lado.

Infelizmente a maioria dos chocolates amargos mais baratos que existem no mercado, só possuem 40% de cacau e são extremamente adocicados. Ou seja, fique atento ao rótulo.

Mas claro, se você curte sabores extremamente doces, se arrisque por conta e risco :-)

Receita de creme de chocolate com caramelo salgado

Creme de chocolate com caramelo salgado

Creme de chocolate com caramelo salgado
Yield: 6 porções

Creme de chocolate com caramelo salgado

Prep Time: 2 hours
Cook Time: 5 minutes
Total Time: 2 hours 5 minutes

Uma sobremesa super fácil de fazer e muito deliciosa

Ingredients

Instructions

  1. Comece derretendo o chocolate junto com 50 ml do creme de leite, misture bem até formar um creme uniforme;
  2. Logo após, enquanto o chocolate esfria um pouco, bata o restante de creme de leite até formar um creme fofo - ver ponto na foto acima;
  3. Em seguida, com a ajuda de fouet (para manter o ar), comece a misturar o creme de leite batido ao ganache de chocolate, misturando delicadamente;
  4. Despeje o creme na travessa ou pote onde irá servir e leve a geladeira por pelo menos 1h;
  5. Em seguida, com o creme mais firme adicione uma camada fina de caramelo salgado, que deve estar em temperatura ambiente. Deixe gelar por mais alguns minutos;
  6. Caso deseje, finalize com uma pitada de flor de sal.

Mais receitas com combinação de doce e salgado


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *