Lombo de porco com laranja e alecrim

Certamente essa é uma dessas receitas super fáceis e com resultado incrível. Depois de experimentar esse lombo de porco com laranja e alecrim, você vai querer repetir a receita em todas as ocasiões especiais.

Uma receita fácil e deliciosa para variar no cardápio! E o melhor, rende super bem, sendo uma ótima opção para um almoço em família ou até mesmo para congelar.

Lombo de porco com laranja
Yield: 8 porções

Lombo de porco com laranja e alecrim

Prep Time: 12 hours
Cook Time: 1 hour
Additional Time: 30 minutes
Total Time: 13 hours 30 minutes

Uma receita deliciosa para variar no dia a dia.

Ingredients

  • 1 xícara de suco de laranja;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • ½ cabeça de alho;
  • ½ xícara de alecrim fresco;
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
  • Corte de lombo de porco de aproximadamente 2kg.

Instructions

  1. Comece processando o suco de laranja, com o mel, azeite, o alho e sal e pimenta do reino moída na hora a gosto até formar uma pasta;
  2. Adicione a essa mistura o alecrim fresco;
  3. Logo após, faça alguns furos na carne, passe a pasta que se formou com os temperos e deixe na geladeira de um dia para o outro;
  4. Para assar, leve ao forno em temperatura alta e pré-aquecido durante 1h com o tabuleiro coberto com papel alumínio. Depois desse tempo, retire o papel e deixe ficar ficar bem dourado, virando a carne para não ficar branquela por baixo. É importante que você vá adicionando água quente ao tabuleiro caso ele vá secando e que abra o forno de vez em quando para regar a carne;
  5. Se você quiser tirar a dúvida do ponto da sua carne e não tiver por aí um termômetro culinário, a minha dica é fazer um corte bem no meio do pedaço de carne, assim você já vê como está o seu assado e ainda consegue cortar bem em fatias.

Carne porco: uma opção para o dia a dia

Se você ainda tem preconceitos com a carne de porco, certamente tá na hora de rever seus conceitos.

Isso porque, além de possuírem cortes quase sem gordura, como o lombo e o filé mignon, esse tipo de carne é extremamente saboroso, versátil, e com toda a certeza, mais barata do que a maioria das opções de proteínas.

É uma ótima opção para festas em família e ocasiões especiais.

Laranja, alecrim e mel

Na minha família, temos o costume de comer carne de porco eventualmente. Minha mãe tem um pé em Minas onde, de fato,  esse tipo de carne tem protagonismo.

O lombo é um corte quase sem gordura e que, inegavelmente, fica uma delícia com as mais variadas combinações. Desde a versão mais simples, temperada com limão, da mesma maneira como nessa versão que mistura laranja, alecrim e mel.

A laranja e o alecrim trazem um toque refrescante ao assado, enquanto o mel, além trazer um toque adocicado no preparo, ainda ajuda a deixar essa camada dourada por fora.

Lombo de porco com laranja e alecrim - naminhapanela

Mais receitas para quem ama carne de porco

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *