Como fazer arroz integral

Aprenda como fazer arroz integral com dicas simples para facilitar o seu dia a dia.

Como fazer arroz integral

Arroz, um queridinho dos brasileiros

Com toda a certeza, nós, brasileiros, temos o costume de incluir o arroz na maioria das refeições.

Certamente ele é uma ótima base para as mais variadas receitas assim como um ótimo acompanhamento. E a versão integral não só é muito saborosa, como também é super nutritiva. Isso porque o arroz integral é rico em fibras, além de outros nutrientes como magnésio, cobre, selênio e potássio.

Há quem diga que fazer arroz integral é complicado ou então que ele é sem graça. Mas certamente, depois de ler esse post, você vai perceber que nada disso é verdade.

Tipos de arroz integral

  • Cateto integral – Ele é mais curto e é uma ótima opção para preparos que precisam de mais tempo de cocção em caldo. Ótimo para uma versão integral de risoto;
  • Agulhinha integral – Mais alongado é uma ótima opção para o dia a dia e fica pronto mais rápido do que as outras versões;
  • Vermelho ou Negro – Embora não seja tão comum e nem tão baratos, são ótimos para variar nos sabores.
Como fazer arroz integral

Cuidados na hora de preparar o arroz integral

Assim como os grãos, é extremamente importante deixar seu arroz de molho por algumas horas. Isso porque o arroz integral possui uma camada externa de antinutrientes que dificultam a digestão e inibem a absorção da maior parte dos nutrientes.

O ideal é que você deixe seu grão de molho de 6h a 8h em água filtrada e antes de preparar lave bem o seu arroz para eliminar qualquer resíduo.

Essa dica além de fazer com que você possa aproveitar os benefícios de forma integral, irá te ajudar a diminuir o tempo de cozimento.

Como fazer arroz integral

Preparamos algumas dicas para você fazer o seu arroz integral sem erros:

  • Primeiro, deixe de molho e enxágue o arroz. Isso vai ajudar a deixar seu grão mais nutritivo e irá eliminar o excesso de amido;
  • Use a proporção adequada de água para arroz. A proporção de 2 xícaras de água para cada xícara de arroz é base que gosto de usar. Mas confesso que muitas vezes, começo o cozimento com um pouco menos de água, principalmente se o tempo de molho do arroz for maior. Dessa maneira, consigo ir adicionando água caso seja necessário, mas não corro o risco de colocar água demais.
  • Cozinhe em fogo baixo. Leve para cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada por aproximadamente 35 min, ou até que o arroz esteja macio e tenha absorvido a água;
  • Deixe descansar antes de servir. Deixe a panela descansar, tampada, por 10 minutos antes de retirar a tampa e com a ajuda de um garfo, soltar seu arroz.

Como fazer arroz multigrãos

Arroz multigrãos

Eu realmente amo arroz integral, confesso que é a versão que mais gosto do grão.

E para deixar o meu dia a dia mais prático, gosto de fazer uma mistura incluindo outros grãos que trazem como resultado uma base super nutritiva para o dia a dia.

Anota aí os ingredientes para você deixar sua mistura pronta:

  • 150 g de lentilha;
  • 100 g de semente de abóbora sem casca;
  • 100 g de semente de girassol sem casca;
  • 200 g de arroz vermelho;
  • 800 g de arroz integral;
  • 200 g de quinoa.

Arroz integral na panela de pressão

como fazer arroz integral
Yield: 4 porções

Como fazer arroz integral

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 15 minutes
Total Time: 20 minutes

Aprenda as melhores dicas de como fazer arroz integral com cenoura. Delicioso e super nutritivo.

Ingredients

  • 1 cebola pequena;
  • 1 cenoura média;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 xícara de arroz (que ficará de molho por no mínimo 6h);
  • ½ colher de chá de sal;
  • 2 xícaras e meia de água.

Instructions

  1. Comece refogando rapidamente a cenoura ralada com a cebola em cubos junto com o azeite;
  2. Em seguida, adicione então o arroz (escorrido), a água e o sal;
  3. Tampe e conte 15 min depois que der pressão.

Dicas para fazer o arroz na panela de pressão

  • Se você não tiver muita prática com a sua panela de pressão, abra depois de 10 min, para conferir. Caso esteja seco e o arroz firme demais, adicione mais 1/2 xícara de água. Pode ser que na segunda tentativa você já saiba o tempo que ficará pronto na sua panela;
  • Essa sugestão de tempo é para o arroz que ficou de molho;
  • O sal é à gosto, assim como a cenoura é opcional, mas eu acho que dá um sabor e cor incrível.

Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

18 comments on “Como fazer arroz integral”

Queria saber se mesmo na panela de pressão, a proporção de água 2/1 é a mesma. E são 2 xícaras de água pra uma de arroz medido antes ou depois de demolhado? Fazia na pressão, mas sempre passava do ponto, meio papa, aí na panela normal acho que demora demais…E lá vai gás, né!

Olá… Fiquei em dúvida sobre o arroz multigrãos… deixo esse mix de molhos por 6 horas? A dúvida é o que fazer se o tempo de cozimento de cada grão é diferente? Grata pela atenção.

Você seguiu a dica de deixar de molho? Sobre o sabor, aí não tem muito o que fazer… minha dica é misturar com legumes e temperos, como cenoura, espinafre e cúrcuma, por exemplo ;-)

Hoje, fiz o arroz integral, exatamente, como orienta aqui no Blog/ receita e cozinhei em panela comum. Observei que, depois de ficar de molho, ele cozinha em menor tempo; não tendo necessidade de panela de pressão. Ficou excelente, soltinho, macio, saboroso e bonito aos olhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *