Bolo de banana caramelada

Buscando um bolo de banana caramelada incrível? É provável que esse seja a sua melhor escolha.

Você vai fazer a massa no liquidificador e o maior trabalho que vai ter é organizar suas bananas na forma para ele ficar bem lindão.

Bolo de banana caramelada - naminhapanela.com

Uma receita de bolo super fofinho

Eu to apaixonada por esse bolo, já que ele é uma ótima opção para aproveitar as bananas super maduras e é super prático de fazer.

A massa além de levar açúcar mascavo, que traz um sabor super diferente e que harmoniza perfeitamente com a banana, é feito no liquidificador.

O resultado é um bolo leve, fofo, muito gostoso e super perfumado. Certamente a companhia perfeita para um café bem quente.

Como fazer bolo no liquidificador

É provável que você já tenha visto várias receitas de bolo feitas no liquidificador. Aqui no blog mesmo temos algumas, como por exemplo:

Mas é importante sempre se atentar para 2 detalhes na hora de fazer um bolo de liquidificador: sempre comece com os ingredientes líquidos e se possível, misture a farinha e fermento na mão. Porém, caso queira fazer tudo no liquidificador e não sujar mais nada, misture a farinha e o fermento só o suficiente para homogeneizar a massa.

Bolo de banana caramelada - naminhapanela.com

Dicas para fazer o melhor bolo de banana caramelada

De fato esse é um bolo super fácil, porém ele tem alguns segredos para ficar perfeito!

  1. Eu gosto de fazer a calda direto na forma que vou assar meu bolo, principalmente pela praticidade. Mas nem sempre é possível (já que funciona mais na forma com furo no meio). Então, caso prepare sua calda em uma panela separada, lembre de transferir para a forma assim que ficar pronta. Isso porque, você precisa espalhar bem a calda em todo o tabuleiro para que consiga formar uma camada para o seu bolo não grudar;
  2. Você pode optar por fazer como eu e forrar toda a forma com banana ou então colocar somente no fundo. Inegavelmente forrar integralmente dá um pouco mais de trabalho, mas o bolo fica mais bananudo!
  3. Cuidado com a calda, ela não pode ficar muito líquida e nem em excesso, pois isso irá interferir na textura da sua massa.

Receita bolo de banana caramelada

Bolo-de-banana-caramelada
Yield: 6 porções

Bolo de banana caramelada

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 1 hour

Inegavelmente o bolo de banana caramelada mais fofinho que você já comeu na vida.

Ingredients

Para cobertura

  • 1 xícara de açúcar;
  • ¼ de xícara de água;
  • Bananas bem maduras - ver notas.

Massa do bolo

  • 2 ovos inteiros;
  • ¾ de xícara de açúcar mascavo;
  • 1 colher e meia de sopa de leite em pó;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • ½ xícara de água morna;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento para bolo.

Instructions

Para Cobertura

  1. Comece adicionando apenas o açúcar e quando começar a caramelizar, mexa de vez em quando para não queimar. Quando estiver bem dourado, adicione a água (com cuidado) e deixe a calda ficar uniforme e mais grossinha;
  2. Unte toda a sua forma com a calda e adicione suas bananas.

Para o bolo

  1. Comece batendo os ovos, o açúcar o leite em pó, a manteiga e água no liquidificador até formar uma massa uniforme;
  2. Logo após, adicione a farinha e o fermento e bata só o suficiente para misturar os ingredientes na massa.
  3. Em seguida, transfira a massa para o tabuleiro coberto com a calda e bananas e leve para assar em forno pré aquecido e em temperatura média, por aproximadamente 40 min ou até que ao espetar o palito o mesmo volte limpo.

Notes

  • A quantidade de bananas pode variar de acordo com a forma e o tipo, mas geralmente uso 3 a 4 bananas do tipo prata;
  • Quanto mais madura suas bananas, mais gostoso fica seu bolo;
  • A quantidade de calda pode variar um pouco de acordo com o tamanho da tabuleiro, caso perceba que tem calda demais, retire o excesso.

Itens que podem ajudar a fazer bolo

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Air Fryer: Sem dúvida, ter uma fritadeira sem óleo facilita muito os preparos no dia a dia. Além disso, é uma ótima opção para diminuir a quantidade de fritura por imersão;
  2. Louças: Nas fotos que ilustram essa receita usamos as louças da Oxford Porcelanas.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Bolo de banana caramelada

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

90 comments on “Bolo de banana caramelada”

O bolo ficou muito bom, acho que eu nunca comi um bolo de banana tão bom é fácil de fazer e não fica muito doce, simplesmente maravilhoso.

Funciona se, além disso, eu colocar uma camada de bananas após despejar metade da massa e depois cobrir com q outra metade da massa? Fica tipo um recheio de banana..
Alguém já fez assim?

Nunca fiz Letícia. Mas acho que possivelmente a banana vai descer e não ficar no meio como você quer. Além disso, caso teste dessa maneira, não esqueça de untar a forma, já que a calda em contato direto com a massa, pode alterar a textura da mesma ;-)

Bom dia ,por favor surgiu uma dúvida sobre a calda o bolo sai fofo mas cola uma parte na forma a minha dúvida é quando faço o caramelo e ja estiver no pontocoloco imediatamente as bananas?acho que tenho falhado neste ponto deixo esfriar e depois coloco ,da outra vez untei

Acho que vocês já sabem, mas de qualquer forma, vou dar uma dica: quando forem fazer pudim, bolo caramelado, ou outro doce que use açucar caramelizado, quando o caramelo estiver quase pronto, coloque umas gotinhas de oleo de cozinha, qualquer um. O doce solta mais fácil da forma e não fica com gosto de oleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *