Creme de abóbora e cenoura

Uma opção deliciosa para um jantar levinho

Com toda a certeza, esse creme de abóbora e cenoura com um toque de curry vai te fazer perceber que o simples pode ser delicioso.

Isso porque, além de ser uma receita super fácil de fazer, a combinação de sabores é surpreendente.

Creme de abóbora e cenoura - naminhapanela.com

Um creme super nutritivo

Tanto a abóbora como a cenoura não são só deliciosos como também acessíveis e fáceis de encontrar, além de super nutritivos.

Além disso, nessa receita não utilizei nenhum ingrediente processado, sendo uma incrível opção para quem está buscando uma alimentação mais saudável sem deixar de ser gostosa.

Na verdade, se você está buscando uma alimentação mais equilibrada, não se esqueça que comida saudável não é comida sem gosto, ok?

Possíveis variações

De fato eu amo a versão mais simples desse creme. Mesmo com pouquíssimos ingredientes o resultado é cremoso, delicioso e com o sabor intenso.

A versão que você verá aqui é sem nenhum ingrediente de origem animal, sendo uma ótima opção para veganos e vegetarianos. Mas caso prefira, use essa receita como base e ficará uma delícia se você adicionar:

  • Creme de leite: 2 colheres de sopa já deixarão seu creme ainda mais aveludado e cremoso;
  • Queijo:  adicione um bom queijo antes de servir ou até mesmo, leve seu creme para gratinar alguns minutos.
  • Sementes e nuts: uma opção deliciosa e saudável para finalizar seu creme. Aqui usamos sementes de abóbora, mas você pode usar também gergelim, amêndoas torradas ou até mesmo pedacinhos de tofu defumado que fica incrível.

Como fazer o creme de abóbora e cenoura

Creme de abóbora e cenoura - naminhapanela.com

Creme de abóbora e cenoura
Yield: 2 porções

Creme de abóbora e cenoura

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 15 minutes

Ingredients

  • 300 g de abóbora (usei a japonesa);
  • 1 cenoura média;
  • 1 cebola média;
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de curry;
  • sal e pimenta do reino a gosto.

Instructions

  1. Comece refogando a cebola no azeite até ela ficar macia. Adicione então a abóbora e a cenoura cortada em cubos, deixe refogar por alguns minutos e então cubra de água para cozinhar. Não é necessário adicionar muita água, ok?
  2. Quando os legumes estiverem bem macios, separe-os do caldo que vai formar e com a ajuda de um mixer ou do liquidificador processe até formar um creme. Use a água do cozimento para deixar seu creme na textura que preferir.
  3. Em seguida, volte seu creme para a panela, adicione o curry, o sal e pimenta a gosto, deixe ferver por alguns minutos e tá pronto.

Dicas saudáveis

  1. Você pode cozinhar seus legumes com casca e processar tudo junto. Isso vai deixar seu creme ainda mais nutritivo. Só não esqueça de higienizar bem antes de cozinhar;
  2. Você pode variar o tempero como preferir. Trocar o curry pelo gengibre por exemplo, também fica uma delícia.
  3. Caso sobre um pouco do caldo do cozimento, não jogue fora! Você pode usar para outros preparos como pra fazer o arroz por exemplo.

Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto sobre comida saudável e nutritiva? Nos canais do Quero Comida de Verdade você encontra conteúdo exclusivo pensado para te ajudar no dia a dia.
Você pode fazer parte através dos canais:

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Creme de abóbora e cenoura”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *